Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Mobilidade ] -- 04/08/2023
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito, Assessoria de Imprensa Scania Brasil / Foto: Scania ]

Ônibus Scania 100% movido a gás chega a Ponta Grossa, no Paraná

Veículo passa a fazer parte da frota municipal de Ponta Grossa (PR) em mais uma ação de demonstração desta solução da Scania por uma mobilidade urbana cada vez mais sustentável.
O ônibus Scania 100% movido a gás natural está ganhando o estado do Paraná! Depois de circular pela Região Metropolitana de Curitiba e na capital do estado, entre março e maio, e na cidade de Londrina durante todo o mês de junho – onde foi abastecido 100% com biometano -, o veículo chega ao município de Ponta Grossa para mais uma ação de demonstração. A iniciativa comprovou a viabilidade da utilização do veículo a gás em linhas complexas e extensas, garantindo a autonomia e a menor emissão de poluição na atmosfera.
“Em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%. Já a emissão de poluentes foi 20% menor. Ou seja, mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano”, explica o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.
A demonstração faz parte do projeto coordenado pela Compagas em parceria com a Scania em prol de uma mobilidade urbana mais sustentável. As ações vêm sendo desenvolvidas nas principais cidades do Paraná e têm por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo e a contribuição para as metas de sustentabilidade.
Estamos comprovando com nossas demonstrações a viabilidade do ônibus a gás como solução para uma mobilidade mais sustentável. Precisamos de outras fontes de energia para não termos mais a matriz 100% a diesel.”
Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil
“Estamos comprovando com nossas demonstrações a viabilidade do ônibus a gás como solução para uma mobilidade mais sustentável. Precisamos de outras fontes de energia para não termos mais a matriz 100% a diesel. Seguimos cumprindo nossa missão de liderar a transição para um sistema de transporte de passageiros mais sustentável. Temos certeza de que em Ponta Grossa teremos sucesso em mostrar todos os benefícios do modelo a gás para esta cidade de tamanho potencial, visão de futuro e desenvolvimento inteligente”, afirmaCelso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.
Ação inédita, viabilidade em prática
Em Ponta Grossa (PR), a ação também conta com o apoio da Prefeitura da cidade. As operações começaram no dia 1º de agosto e o veículo, que passou a integrar o transporte coletivo do município, irá circular pelas ruas do município pelos próximos 30 dias.
“A realização desse teste faz parte dos esforços da Prefeitura para oferecermos um sistema de transporte cada vez melhor para a população. Agradecemos de antemão a Compagas e a Scania, que trouxeram esse ônibus, que pode transportar quase 90 pessoas, tem ar-condicionado e utiliza um combustível mais sustentável, o que é ótimo para o meio ambiente. Tenho certeza de que a população irá gostar muito dessa tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo”, afirmou a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt.
A Casa Scania Cotrasa dará todo o apoio no dia a dia ao cliente escolhido para operar com o ônibus 100% movido a gás natural, a Viação Campos Gerais (VCG). O veículo se somou à frota da empresa e vai circular de segunda a sábado, entre os horários dos ônibus convencionais que passam pelos terminais Nova Rússia, Uvaranas, Central e Oficinas, atendendo a um número maior de pessoas de diferentes perfis nas principais vias de Ponta Grossa. “Ponta Grossa possui o quarto maior PIB do estado. Trazer uma solução como essa para a região dos Campos Gerais fortalece a mobilidade urbana e o compromisso com o meio ambiente”, diz Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333