Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Mobilidade ] -- 19/04/2023
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito, Assessoria de Imprensa Scania Brasil / Fotos: Ricardo Marajó/SMCS ]

Curitiba inicia mais uma demonstração com ônibus Scania movido a GNV

O veículo 100% movido a gás natural veicular vai rodar na linha Cabral/Portão em período de testes por 30 dias, em mais uma parceria com a Compagas
Depois de testar o ônibus a gás da Scania no transporte metropolitano de Curitiba, é chegado o momento de dar início a mais uma demonstração na capital paranaense. Desta vez, quem recebe a solução 100% movida a gás natural é o transporte coletivo de Curitiba, nesta demonstração que tem como parceiras a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), a Urbs, a Scania e a Prefeitura de Curitiba.
Os testes começaram nesta segunda-feira, dia 17 de abril, e fazem parte do projeto ligado à mobilidade urbana sustentável. O objetivo da ação é certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo durante o período de 30 dias.
Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, este é mais um passo rumo a uma mobilidade mais inteligente e mais limpa na cidade. “A ideia é, com esses ônibus a gás, conquistar a eficiência energética, transporte inteligente e seguro com combustíveis renováveis até chegarmos à completa renovação da nossa frota com eletrificação. Essa solução é mais imediata, é feita em casa, pois usa o gás da Compagas. Nós vamos, com isso, avançando, dando um passo de cada vez, até que consigamos o que é o ideal, que é uma cidade inteligente e não poluidora”, definiu o prefeito.
O veículo fará a linha Cabral/Portão. Neste trajeto, são transportadas mais de 10 mil pessoas por dia útil, em uma frota de 12 veículos que percorrem 26 quilômetros de itinerário. O ônibus a gás se somará a essa frota e vai funcionar entre os horários dos ônibus convencionais da linha. “Escolhemos uma linha com grande movimento para esse teste que permitirá que a Urbs verifique indicadores de eficiência do modelo movido a gás natural e a redução de poluentes”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba).
Vale lembrar que o modelo fabricado pela Scania é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4x2 tem propulsor de 280 cavalos de potência, motor Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não éconvertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira, com uma autonomia de 300 km.
Menos poluente
Segundo a Compagas, o gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE). Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir
até 20% menos CO2, já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes) chega a 85%.
“A substituição de veículos movidos a diesel por gás natural contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas”, explicou Rafael Lamastra Jr, presidente da Compagas.Ele também reforçou que o uso do GNV em veículos do transporte coletivo e de cargas é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madri (Espanha), Los Angeles (Estados Unidos) e Bogotá (Colômbia).
Para a Scania, esta nova demonstração do veículo na cidade de Curitiba servirá para comprovar as vantagens da solução a gás. “Temos certeza de que estes resultados serão de interesse comum a todas as empresas que atuam no transporte de passageiros da cidade”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil. “Temos um pacote completo alternativo ao diesel composto por excelente produto, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação. Tudo em uma perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional. Para o usuário do ônibus haverá ainda grande diferença na poluição auditiva, pois o veículo a gás é muito mais silencioso do que o similar a diesel”, completa.
“Realizar mais uma demonstração do ônibus urbano a gás em nossa região é um grande privilégio para reforçar que esta solução, além de sustentável, é extremamente viável. A eletrificação do transporte é um caminho, mas sabemos que ainda não é acessível, por isto podemos explorar e aproveitar outras opções, como o veículo a gás. O Paraná é um Estado marcado pelo compromisso, seriedade, muito trabalho e inovação”, diz Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região.
Quem estará por trás do volante desse modelo também sente os benefícios de um veículo movido a gás no transporte urbano. “O ônibus é muito silencioso e mais confortável tanto para nós motoristas quanto para os passageiros”, afirmou o motorista Juarez Junior Silva Gonçalves, da empresa Auto Viação Redentor. Juarez foi responsável por conduzir o ônibus até a Prefeitura e conta que está empolgado para começar a operar o veículo. “Estou animado em começar a trabalhar. Isso é algo novo, o transporte precisa evoluir para poluir menos”, finaliza.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333