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[ Sustentabilidade ] -- 03/03/2023
[
Texto: Assessoria de Imprensa Scania, 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Divulgação ]
É da Scania o ônibus movido a gás no transporte metropolitano de Curitiba
Em parceria com a Compagas, Scania inicia demonstração com o ônibus movido a GNV no transporte urbano da cidade de Curitiba. O foco da iniciativa está na mobilidade urbana e na contribuição direta com o meio ambiente, com redução nas emissões de poluentes.
Engana-se quem pensa que somente o transporte de cargas está sendo impactado quando se fala na sustentabilidade do
setor de transportes. Para a Scania, essa transformação acontece também quando o assunto é mobilidade urbana. Tanto
que a partir de agora um ônibus da marca 100% movido a gás natural veicular (GNV) passa a integrar o transporte
coletivo urbano da região metropolitana de Curitiba.
Essa é a primeira vez que o ônibus a gás é testado em uma linha metropolitana. Durante a demonstração, que terá
duração de 30 dias, o veículo fará parte da frota da Viação São José. O modelo escolhido é um Scania K 280 com 13,2
metros de comprimento, do tipo padron e com capacidade para 86 passageiros. O itinerário escolhido foi a linha São
José / Guadalupe e o ônibus percorrerá, diariamente, um trajeto de mais de 280 km entre São José dos Pinhais e
Curitiba.
“Temos um pacote completo alternativo ao diesel composto por excelente produto, serviços, eficiência energética,
tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação. Tudo em uma
perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional. Para o usuário do ônibus haverá ainda grande
diferença na poluição auditiva, pois o veículo a gás é muito mais silencioso do que o similar a diesel”, afirma
Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.
“Ter a oportunidade de realizar a demonstração do ônibus urbano a gás em uma linha metropolitana é um grande
privilégio para reforçar que esta solução, além de sustentável, é extremamente viável”, completa Cristiano
Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região.
A expectativa é de que após esse período o ônibus circule por mais 30 dias pela capital paranaense em uma linha
municipal, em ação conjunta com a Prefeitura de Curitiba.O veículo também ficará exposto no Smart City Expo World
Congress, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, que acontece em Curitiba entre os dias 22 e 24 de março,
no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O intuito é apresentar para a sociedade esse novo conceito em
mobilidade urbana sustentável.
Trabalho em parceria
A demonstração do ônibus faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável por meio do uso do gás natural,
realizado pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná
(AMEP) e com o Governo do Estado, e em parceria com a Scania.
“Várias cidades no mundo já têm praticamente 80% da sua frota movida a gás natural. Esse é o primeiro ônibus que nós
teremos no Paraná para experimentar a eficiência, o custo operacional comparado a um ônibus movido a óleo diesel,
além da questão ambiental, que é uma preocupação que nós temos a cada dia. É uma inovação que o Governo do Estado
traz para o Paraná”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior durante o lançamento do projeto, no final de
fevereiro, no PalácioIguaçu, sede dogovernolocal.“Com os testes sendo aprovados, queremos ajudar os municípios a
ampliar a sua frota movida a gás natural, para que o custo operacional fique mais baixo, já que o diesel no dia a
dia acaba sendo caro para o transporte público”, acrescentou.
Para o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, o projeto coloca o Paraná em um movimento de destaque em
sustentabilidade e mobilidade urbana. “O gás natural é reconhecido como uma energia mais limpa e colabora
diretamente para a transição energética com melhor competitividade. Já os veículos de transporte coletivo a gás são
uma realidade nas principais cidades do mundo e nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, realizando a
substituição de ônibus por modelos capazes de contribuir com o meio ambiente, a saúde da população e com a
economia”, diz.
O diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos, destaca ainda que adotar veículos movidos a gás natural pode ter um
impacto econômico significativo para os estados e municípios, o que refletiria diretamente no custo para o usuário.
“A ideia de fazer a experiência com esse ônibus a gás vem ao encontro de buscar novas tecnologias, um custo que seja
mais acessível para o gestor, o Estado e para o usuário que paga tarifa”, afirma Gilson.
Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. Além de permitir uma diminuição significativa
de CO2 emitido na atmosfera – índice que pode chegar a até 20% a menos em relação ao diesel -, o uso do
gás natural proporciona a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) em quase 90% e de material particulado chega a 85%.
Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada
por esses poluentes.
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