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Scania participa do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Scania participa do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano e anuncia iniciativas pela descarbonização no Paraná. Referência mundial em transporte sustentável, a empresa participará de painel nesta terça (18) para debater oportunidades e desafios do setor, e apresentará as iniciativas que tem desenvolvido em várias frentes para que o biometano se torne para os caminhões o que o etanol representa para os automóveis.
A Scania participa, nesta semana (18 a 20 de abril), em Foz do Iguaçu (PR), do 5ºFórum Sul Brasileiro de Biogás e
Biometano, voltado para stakeholders, empresas e instituições debaterem e mostrarem as tendências do setor para
negócios, desenvolvimento e sustentabilidade. A fabricante de caminhões e ônibus marcará presença já no 1ºpainel do
Fórum, “Mercado de biogás e biometano do Sul do Brasil”, no qual o diretor de Relações Institucionais da Scania,
Gustavo Bonini, será um dos debatedores e apresentará dados sobre o avanço do setor de biogás e biometano no Brasil
e falará sobre oportunidades e desafios. “A Scania acredita e aposta no biometano como uma das tecnologias para a
descarbonização do setor de transporte e logística. A iniciativa privada já está se adequando e é importante que os
outros agentes também estejam engajados à essa urgência e estimule o mercado para atender a essa demanda. Nós
estamos atuando em várias frentes para que o biometano se torne cada vez maisuma opção não apenas viável, mas real,
assim como aconteceu com o etanol para os automóveis”, destaca Gustavo Bonini.
Uma dessas frentes citadas pelo executivo diz respeito às iniciativas que a Scania tem feito para a introdução do
biometano no mercado de gás natural. A primeira, com a Comgás, teve como objetivo fortalecer o uso do gás
natural
veicular (GNV) – e fazer ponte para o futuro do biometano – e acelerar o aumento de frota comercial pesada movida a
gás natural. “Para que a transição energética ocorra é fundamental o desenvolvimento de infraestrutura de
distribuição e ampliação da rede de abastecimento”, explica o executivo.
Outra iniciativa diz respeito à descarbonização na planta da
empresa. A Scania passa a utilizar 100% de biometano em
sua operação industrial (em substituição ao gás natural). Somada a outras iniciativas, a empresa irá superar
uma de
suas metas climáticas: reduzir 75% das emissões de CO2 na planta de São Bernardo do Campo/SP até 2025. “A
abertura do mercado livre de gás possibilitou darmos esse passo, e são ações como esta que precisamos para avançar,
inovar e oferecer soluções para que outras empresas também superem suas metas. Nossa expectativa é que o Programa
Corredores Sustentáveis se desenvolva e o biometano se consolide como solução”, completa.
As metas climáticas de curto prazo assumidas pela Scania e aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi)
são reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa de suas operações industriais e comerciais até 2025 (com base
em 2015), considerando as emissões próprias (escopo 1) e as de energia adquirida (escopo 2); e reduzir em 20% as
emissões de carbono equivalente na frota circulante (ônibus e caminhões produzidos pela empresa que rodam nas mãos
de terceiros), com foco no escopo 3 (emissões indiretas).
Exposição de veículo a gás e/ou biometano
Patrocinadora ouro do evento, a Scania vai aproveitar a presença no Fórum para expor um veículomovido a gás
e/oubiometano: um caminhão estático ficará disponível durante os três dias para o público conhecer todas as suas
vantagens e características. O modelo escolhido foi um P 280 6x4 XT, com vocação para operações fora de estrada.
Demonstrações em Curitiba. Novidade em Londrina, em maio
A Scania vem fortalecendo ações com o gás no estado do Paraná nesses primeiros meses do ano. Em março, foi realizada
a primeira demonstração no transporte coletivo da Região
Metropolitana de Curitiba com um ônibus
movido 100% a Gás
Natural Veicular (GNV) e/ou biometano. A iniciativa ocorreu com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), o
Governo
do Estado com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), a Casa Scania Cotrasa e a Viação São José, que
utilizou o ônibus. O itinerário escolhido foi a linha São José/Guadalupe, percorrendo, diariamente, um trajeto de
mais de 280 quilômetros entre São José dos Pinhais e Curitiba. O veículo também esteve exposto no Smart City Expo
Curitiba 2023, em março, no espaço Tomorrow Mobility, junto com um caminhão Scania também movido a gás natural –
para destacar a importância do combustível na transição energética e na mobilidade urbana, aliando eficiência e
competitividade.
A partir desta segunda-feira (17), uma segunda demonstração será feita em linhas urbanas de Curitiba, desta vez
juntamente com a prefeitura da cidade e a Urbs (Urbanização de Curitiba). A Scaniaaindaanuncia uma terceira
demonstração no estado, desta vez em Londrina, durante o mês de maio, comdata e linha a serem definidas.
Agenda Scania e Compagas
O 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano também será palco de um encontro entre a Scania e a Compagas, em
ação no estande da empresa responsável pela distribuição de gás canalizado no Paraná, no segundo dia do evento, 19
de abril, às 10h. As empresas estão unidas com o objetivo de impulsionar o uso do gás natural veicular (GNV) e do
biometano em veículos pesados no Paraná. Estão confirmadas as presenças do presidente da Compagas, Rafael Lamastra
Junior; e pela Scania, de Gustavo Bonini e Paulo Genezini, gerente de Sustentabilidade das Operações Comerciais
Brasil.
Sobre os veículos mais sustentáveis
O uso do gás natural permite uma redução
significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a
gás emite um índice menor de CO2 (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa). Abastecido de
biometano o índice pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em
razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação
ao diesel.
Os modelos têm motor do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movidos 100% a gás e/ou biometano, ou mistura
de ambos. Não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura,
desempenho consistente e força semelhante aos similares a diesel, além de serem mais silenciosos. A segurança é
total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a
lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três
quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida
o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido
a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo do implemento (caminhão) ou
da carroceria (ônibus).
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