Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Sustentabilidade ] -- 07/02/2023
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]

É possível descarbonizar o setor de transportes?

Desafios da descarbonização: o que tem sido feito hoje, o que poderá ser feito para um futuro mais limpo e como a economia circular contribui para a sustentabilidade no setor de transportes
Sustentabilidade não é mais um assunto relevante nas rodas de conversa, mas essencialmente necessário para o mundo e a vida em sociedade. Dentro de empresas do setor de transportes esse cenário não é diferente, até porque o transporte é responsável por 14% de todas as emissões de gases poluentes na atmosfera.
A Scania tem um compromisso muito sério em ser parte da solução desse problema. Exatamente por estar comprometida ao seu propósito - o de transformar o transporte em um setor mais sustentável -, vem implementando uma série de iniciativas no mercado que vão além da necessidade de atender as legislações vigentes e reforçam que a empresa sempre esteve à frente quando o assunto é proporcionar o máximo de rentabilidade e economia de combustível, o que consequentemente contribui para a redução de emissão de poluentes.
Nessa jornada, a marca inovou e implementou o TMA (Taylor Made for Application), apresentando soluções personalizadas para as operações de cada cliente que entregam resultados em economia de combustível que nenhuma outra marca é capaz de entregar. Foi a primeira do setor a seguir as metas ambientais baseadas na ciência por meio do Science Based Targets (SBTi). Foi ainda pioneira ao trazer para o Brasil o caminhão movido a gás natural e/ou biometano, mais uma vez se mantendo na vanguarda ao oferecer ao mercado uma solução alternativa ao diesel para o aqui e agora do nosso país. E como não poderia deixar de ser, dentro de casa também coloca em prática uma série de boas iniciativas em economia circular, reuso de água, tratamento de efluentes, entre outras ações.
Mas, além de agir pelo aqui e agora, é preciso um trabalho em parceria para fazer a descarbonização do setor de fato acontecer, afinal são décadas de uma cultura baseada na utilização de uma única matriz energética - o petróleo. E, embora todos saibamos que esse é um caminho difícil, mas sem volta, é preciso dar os primeiros passos para transformar e descarbonizar o mundo e o setor de transportes.
O assunto é complexo, é verdade, e rende horas de conversa e ricas discussões. Por isso, a Revista Jornada relembra hoje o encontro especial que reuniu, em um mesmo ambiente, especialistas nesse tema para falarem sobre o que tem sido feito hoje e o que ainda pode ser feito para termos um futuro mais limpo.
Edson Grandisoli, Mestre em Ecologia (USP), Doutor em Educação e Sustentabilidade (USP) e Pós-doutor pelo Programa Cidades Globais (IEA-USP, organizador do Movimento Escolas pelo Clima e Movimento Circular, além de atuar como editor adjunto da Revista Ambiente & Sociedade; Bruno Montanheiro, responsável pela Área de Meio Ambiente da Scania Latin America; Paulo Moraes, Vice-Presidente de Sales & Marketing da Scania Latin America; e Olavo Garrido, Diretor de Negócios e Mobilização de Recursos da Fundação SOS Mata Atlântica, conversaram juntos sobre sustentabilidade e descarbonização do setor de transportes.
Confira:

Comentários

Jorge Pereira de Araujo:

Olá amigos da #Rei da Estrada e estradeiros. Esse tema cada vez mais atual e importante no setor de transportes que é a proteção do nosso Planeta O meu caminhão foi fabricado em 2003, e eu utilizo o Diesel comum. Mas mesmo assim, com a experiência que tenho, procuro sempre conduzir de forma econômica e fazendo a manutenção preventiva parra contribuir na questão da poluição. Grande abraço a todos.

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333