Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Sustentabilidade ] -- 17/11/2023
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Scania ]
Parcerias pela sustentabilidade
Nestlé, Amazon e Mercado Livre visitaram a Scania Brasil junto com a RN Logística, cliente e parceira de longa data, para conhecer as iniciativas de sustentabilidade da marca. O encontro reforçou a importância das parcerias para impulsionar práticas mais sustentáveis no setor de transportes e o compromisso conjunto com a redução de emissões para um futuro mais verde
Mais do que um simples encontro, um verdadeiro testemunho de como parcerias entre grandes empresas podem ser
catalisadoras de mudanças significativas quando o assunto é a sustentabilidade. Assim foi a visita da RN Logística,
cliente e parceira de longa data, e três dos embarcadores que atende – Nestlé, Amazon e Mercado Livre - à fábrica
Scania, em São Bernardo do Campo (SP).
O encontro, que aconteceu na última semana e teve o objetivo de apresentar as iniciativas de sustentabilidade da Scania,
reuniu grandes atores na sustentabilidade e na logística do Brasil e comprovou que a união de esforços, o
comprometimento com metas ambiciosas e a visão compartilhada de um futuro mais sustentável são, de fato, os
alicerces para uma transformação positiva no transporte, na logística e no planeta.
Daniel Bortolazzi, Gerente de Sustentabilidade da Amazon, ressaltou a Scania não apenas como uma provedora de
soluções para o transporte, mas uma aliada estratégica
na agenda sustentável.
“Foi uma satisfação muito grande para nós conhecer os produtos que a Scania tem por que são esses veículos que vão
fazer o nosso transporte de produto. Ver os caminhões a gás, os desenvolvimentos, a agenda estratégica da Scania me
ajuda também a planejar a minha agenda estratégica para saber como eu caminho já conhecendo como todo o meu
ecossistema irá caminhar”, afirma o executivo. “Somos empresas globais, temos uma responsabilidade muito grande com
relação ao meio ambiente e podemos fazer a diferença. A nossa malha logística na Amazon é muito grande, transporte
para nós é uma questão muito material quando a gente pensa em emissão de CO2 e a Scania é fundamental
para resolver parte desse problema”, completa.
Carlos Henrique Lopes Junior, Gerente de Transportes da Control Tower Nestlé, enfatizou ainda a importância das
parcerias para se alcançar a eficiência energética no transporte. “A Nestlé também está buscando uma redução das
emissões mais significativa até 2025 e com essas parcerias conseguimos acelerar esses resultados e contribuir para o
meio ambiente”, pontua.
Para ele, a conexão entre as ações da Nestlé e da Scania, por meio dos parceiros transportadores, reforça a
relevância de veículos mais sustentáveis para mitigar as
emissões nocivas ao meio ambiente. “Nossas ações estão
conectadas porque o embarcador utiliza os equipamentos da Scania através dos parceiros transportadores. Então se a
gente conseguir ter uma melhor eficiência energética no consumo de diesel, por exemplo, com o uso de veículos mais
econômicos e eficientes, isso também vai contribuir para o meio ambiente da mesma maneira”, comentou.
Já Raquel Keiroglo, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre, expressou uma surpresa positiva diante dos
compromissos assumidos globalmente pela Scania. “Gostei muito de saber que a Scania tem um acordo firmado com o
Science Based Targets (SBTi), que é uma iniciativa que o
Mercado Livre também acabou de se comprometer, e que dentro
da iniciativa da Scania tem um compromisso de redução de escopo 3, de 20%. Isso se conecta muito com o que a gente
faz. Enquanto para nós é a redução do escopo 1, para a Scania é o escopo 3. Quanto mais tivermos essa sinergia, mais
fácil de atingir todos os objetivos em comum de redução de emissões de CO2 na atmosfera, no curto, médio
e longo prazo. Então, se eu sei que a Scania está fazendo um movimento proativo para colocar no mercado veículos que
sejam mais eficientes, que operem de maneira diferente e que reduzam as minhas emissões, automaticamente ao adquirir
um veículo desses eu também estou reduzindo as minhas. Acho que essa é uma conexão muito relevante, de união de
esforços”, destacou a gerente.
De mãos dadas no presente e no futuro
Na outra ponta dessa cadeia logística sustentável está Rodrigo Navarro, proprietário da RN Logística, grande
parceiro e cliente Scania. São dele os caminhões que transportam boa parte dos produtos desses embarcadores e é esta
frota circulante que vem ajudando não só a empresa dele como também as grandes corporações como Amazon, Mercado
Livre, Nestlé e outras tantas atendidas pela RN, a alcançarem resultados cada vez mais expressivos e importantes em
sustentabilidade.
“Iniciamos a nossa jornada em 2016, com veículos elétricos, e depois com o veículo a gás da Scania a partir de
2019. Viemos fomentando as parcerias junto aos nossos embarcadores e acho que é o único caminho porque é muito
difícil andar sozinho. A Scania tem feito isso muito junto com a gente também. Hoje somos um dos
líderes de mercado em veículos sustentáveis e temos nos posicionado como uma empresa que pretende zerar as emissões
da nossa frota nos próximos anos”, detalhou Rodrigo.
Essa jornada compartilhada em direção a práticas mais sustentáveis no setor de transportes não só inspira, mas
demonstra que a colaboração entre grandes empresas é a chave para criar um futuro em que a inovação e o respeito
pelo meio ambiente caminham lado a lado.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.