Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Sustentabilidade ] -- 26/04/2023
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Sustentabilidade começa dentro de casa

Começou a Semana da Terra! Para dar sequência às celebrações do Dia da Terra, comemorado no dia 22 de abril, trazemos aqui as principais iniciativas da Scania dentro da sua unidade em São Bernardo do Campo, São Paulo. Afinal, sustentabilidade de verdade começa é dentro de casa.
Sustentabilidade para a Scania é ação. É um pilar que faz parte da sua estratégia de negócio. E para ser um pilar de verdade, é dentro de casa que as ações começam. Mais do que atender aos requisitos do Science Based Targets (SBTi) e de seus demais compromissos assumidos globalmente, a Scania quer de fato causar um impacto positivo para o planeta.
Para isso, a empresa investe em iniciativas internas e que também beneficiem toda a comunidade no entorno de sua fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas você sabe quais ações são essas? É o que vamos mostrar nesta matéria da Revista Jornada Scania.
Uso consciente...
Onze milhões de litros de água por mês: é esse o total de água consumida pela operação industrial da Scania no Brasil. Desse montante, 52% são utilizados na fábrica e os outros 48% para uso doméstico. Já imaginou a diferença na quantidade consumida se o uso desse ativo for mais consciente?
O cuidado da Scania para tornar isso possível, vai além da mudança de comportamento das pessoas, mas começa na fonte. Grande parte desse total passou a ser proveniente de poços artesianos, isto é, água que flui diretamente do solo, sem a necessidade de bombeamento – o que, por si só, já reduz a quantidade de água consumida.
...para usar menos...
Essa consciência vai além. Ainda em 2015 a Scania estabeleceu a meta de reduzir em 40% o volume de água utilizado na produção de cada veículo dentro do período de 10 anos. Em 2022, a economia já chegou a 28%, o que representa 5.670
litros de água a menos. O desafio ainda continua e agora a meta é conquistar um resultado ainda melhor até 2025 ao se utilizada 4.720 litros do recurso por cada veículo fabricado.
... reutilizar...
A Scania foi a primeira empresa do setor automotivo da região, e uma das poucas indústrias locais, a contar com a sua própria Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Além de reduzir o consumo de água em suas instalações – total que chega a 50% mensalmente em toda a unidade de São Bernardo do Campo -, a estação tem como objetivos colocar novamente a sustentabilidade em prática e tratar os efluentes industriais e domésticos gerados para que a água desse processo possa ter a pureza necessária par ser reutilizada.
Outros benefícios da estação são o tratamento de 85% dos efluentes para reuso na própria unidade e a eliminação de despejo de esgoto sem tratamento.
...e transformar vidas!
Os moradores de Vila Moraes, uma região localizada em São Bernardo do Campo, sofrem há mais de 30 anos com a falta de saneamento básico. Pensando nisso, a Scania desenvolveu um trabalho de impacto social com o projeto Comunidade Lab, tendo como parceiros o Instituto Iguá e a ONG Biosaneamento.
O projeto contou com a instalação de três tecnologias alternativas para coleta e tratamento descentralizado do esgoto doméstico, além da implantação de redes e sistemas adicionais, como forma de expansão do impacto na comunidade e fonte de geração de biogás e biofertilizante.
O impacto foi grande: 1,46 toneladas de resíduos são gerenciadas anualmente, evitando a contaminação do solo e a emissão de cerca de 6 toneladas de gases de efeito estufa por ano. Também já foram geradas aproximadamente 1.095 horas de biogás por ano, o que equivale à economia de 12 botijões de gás GLP de 13 quilos por ano, e a economia de 78.840 litros de água por ano, considerando a tarifa da Sabesp para baixa renda, o que significa uma economia de R$ 1.447,50 no mesmo período.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333