Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Sustentabilidade ] -- 16/09/2022
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Divulgação Morada Logística ]

Morada leva caminhão a gás para o Rock In Rio

Mais uma ação da Morada Logística pela sustentabilidade: além do transporte de chopp a granel para abastecimento do evento, são da empresa os Scania movidos a gás que integraram as carretas-bar do festival.
Caminhão Scania movido a gás em pleno Rock In Rio? Isso mesmo! A Morada Logística levou dois caminhões Scania R 410 6x2 movidos a gás e/ou biometano para o festival, que aconteceu entre os dias 1º e 11 de setembro no Rio de Janeiro. Os veículos deram vida às carretas-bar de um dos clientes atendidos pela empresa, reforçando o compromisso de ambos com a sustentabilidade.
Esta foi mais uma ação da Morada para divulgação dos caminhões a gás que, além do transporte de carga, também atuam em operações dedicadas e projetos especiais da Morada junto de seus clientes. “Desde 2013 transportamos chopp a granel para o Rio de Janeiro. Este ano, além do transporte do produto para o evento, o cliente teve essa ideia e nos convidou para mais esta parceria em uma ação diferenciada, que contribui também para as reduções de emissões e reitera o compromisso de ambas as empresas com as questões ambientais”, explica André Leopoldo e Silva, diretor geral e CEO da Morada Logística.
Não é a primeira vez que a Morada inova quando o assunto é a sustentabilidade. A empresa foi pioneira ao testar os primeiros caminhões movidos a gás da Scania, no início de 2019, quando o modelo estava chegando ao mercado brasileiro. Depois disso, em fevereiro de 2022, a empresa também deu mais um passo pela descarbonização do setor ao colocar nas estradas os cinco primeiros Scania movidos a GNL (gás natural liquefeito) do Brasil.
“A Morada sempre teve em seu DNA essa vitalidade de procurar fazer coisas diferentes, de buscar novas alternativas e equipamentos. Quando tivemos a oportunidade de testar com a Scania o caminhão a gás, enxergamos isso como pontapé para um novo negócio e desde então temos trabalhado nesse desenvolvimento”, destaca André.
Aqui, agora e no futuro
Atualmente, a frota da Morada é composta por 30 caminhões movidos a combustíveis alternativos, modelo R 410 6x2, entre os quais estão os veículos abastecidos com GNL. A empresa também investiu em caminhões elétricos, que atuam em Campinas nas operações de carga fracionada. “A Morada acredita nesse tipo de equipamento, segue disposta e em busca de clientes que também tenham interesse em começar nesse caminho de descarbonização do transporte. Sabemos que a mudança não vai acontecer de um dia para o outro, é uma jornada de longo prazo. Mas esperamos que daqui a dois anos, por exemplo, esse tema nem seja mais discutido e sim se torne um assunto completamente normal no nosso dia a dia”, ressalta.
É essa visão de futuro que faz com que a Morada embarque em diferentes desafios do setor, seja com transporte ou em eventos especiais, como aconteceu nesta edição do Rock In Rio. “Participar de projetos diferentes e ser reconhecido por isso não tem preço. Saber o quanto o cliente nos apoia nessa jornada, com essa iniciativa ou mesmo no dia a dia do transporte, só nos motiva a continuar”, afirma.
E continuar a movimentar e transformar o transporte em um setor cada vez mais sustentável é o que a empresa vai fazer, com a Scania como parceira e com o envolvimento dos seus clientes e de toda a cadeia do segmento. “O quanto da nossa frota vai ser assim, movida a combustíveis alternativos como o gás natural e o GNL, ainda não temos resposta. Mas estamos nesse mercado, fomos um dos primeiros e vamos continuar a nossa jornada. Não sei se teremos mais uma evolução em 2023, mas entendemos que as questões de infraestrutura e legislação já estão acontecendo, tanto que temos visto mais caminhões movidos a gás nas estradas do Brasil. E é essa a nossa perspectiva: que o gás se torne cada vez mais viável para fazer esse mercado crescer e as parcerias se consolidarem ao longo do tempo”, finaliza André.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333