Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.
[ Mobilidade ] -- 30/05/2025
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Revista AutoBus ]

Novos Scania e a mesma missão: encurtar distâncias no Norte do Brasil

Com 27 novos ônibus Scania na frota, a Viação Boa Esperança reforça o seu compromisso de conectar pessoas e destinos no coração do estado do Pará, no Norte do Brasil — com confiança, conforto e uma parceria que atravessa décadas
Belém, a capital do estado do Pará. Estradas estreitas, chuvas constantes, sazonalidade de demanda para as idas e vindas dos passageiros de ônibus e um adversário persistente: o transporte clandestino. Para muitos, um cenário desafiador. Para a Viação Boa Esperança, uma motivação diária para evoluir e seguir conectando pessoas com qualidade, segurança e eficiência.
Com 54 anos de estrada — completados em maio de 2025 — a empresa é referência no transporte rodoviário intermunicipal e interestadual no Norte do Brasil. E acaba de reforçar essa missão com a chegada de 27 novos ônibus Scania à frota: seis modelos K 370 6x2 Double Decker (dois andares) e 21 unidades do K 320 4x2.
É a continuidade de uma parceria que já dura décadas e que, há cerca de 10 anos, levou a empresa a optar por uma frota 100% Scania. Segundo o diretor de Tráfego Operacional da Boa Esperança, José Veras, que atua há mais de 30 anos na empresa, essa escolha tem um motivo principal: confiança.
“Nossa decisão número um pela Scania é essa: é uma marca muito confiável, um equipamento que responde muito bem à nossa operação. E o pós-venda vem como um dos maiores diferenciais. Diria que é o mais importante, principalmente porque estamos muito longe dos grandes centros, em regiões com estradas ruins e condições diferenciadas, negativamente falando. O pós-venda é essencial para nós”, afirma.
E essa proximidade ainda vai além: a Boa Esperança conta com um ponto de atendimento dos Serviços Dedicados Scania instalado dentro da garagem da empresa - uma estrutura chamada CWS, que funciona como uma “mini concessionária”.
“Temos um profissional dedicado, ferramentas, peças em estoque, um mecânico exclusivo. Isso facilita demais: não precisamos deslocar o veículo para a concessionária e nem pegar fila. Além disso, ter uma frota padronizada com a Scania nos dá facilidade na reposição de peças, controle de custos e uma operação mais eficiente”, pontua Jaílson Marinho, gerente de Manutenção da Boa Esperança.
“Essa relação é bastante longeva. Nós aqui, responsáveis pelo atendimento, não fazemos só a venda do chassi. Estamos pelo menos duas vezes por semana dentro da Boa Esperança, tendo em vista que temos o CWS lá, com um mini estoque de peças dentro do que está no contrato de manutenção deles, que é o Scania PRO Personal. Acompanhamos a operação bem de perto para termos mais assertividade”, detalha Edivan Cordovil, vendedor da Casa Scania WLM Itaipu Norte.
Novos ônibus, novas rotas e um olhar atento para o passageiro
A renovação da frota não veio apenas para somar em números, mas para acompanhar mudanças estratégicas da operação. Nos últimos anos, a concorrência com veículos irregulares, como as populares “lotações” que circulam na região de Bragança, uma das cidades atendidas pela Boa Esperança, pressionou a empresa a buscar novas soluções. A saída? Equipamentos modernos, conforto para o cliente e tarifas mais competitivas.
“Depois da pandemia, os custos aumentaram e, com o crescimento do transporte clandestino, a oferta ficou muito maior. A gente precisou buscar outra estratégia: oferecer preço e bom equipamento. Começamos a testar o 4x2, e os resultados foram ótimos. Vamos atuar em linhas com até 500 quilômetros, atendendo um perfil de cliente que busca passagens mais acessíveis, mas sem abrir mão do conforto”, explica Veras.
Território extenso, compromisso constante
Com uma frota de 240 ônibus, a Boa Esperança roda em rotas que, dentro do próprio estado do Pará, ultrapassam 1.000 quilômetros. Também atende destinos nos estados do Maranhão e Piauí e enfrenta obstáculos que não se limitam à concorrência desleal.
“As estradas são outro desafio, temos trechos bem complicados. O tráfego de caminhões pesados aumentou com o plantio de soja, mas as rodovias continuam sem acostamento. Isso deixa a operação mais delicada”, relata o diretor de tráfego da empresa. “E ainda tem a mão de obra. Encontrar profissionais qualificados, tanto para operação quanto para manutenção, também é um desafio constante por aqui”, completa.
Contar com uma frota 100% Scania faz toda a diferença para superar esses desafios, garantindo segurança e desempenho mesmo nas estradas mais difíceis. Além disso, a padronização da frota facilita a manutenção e ajuda a controlar os custos, mantendo a operação eficiente e rentável.
Gestão inteligente e cuidados planejados
É por isso que, junto da aquisição dos veículos, todos os ônibus contam com planos de manutenção Scania PRO Personal e são assistidos pela estrutura CWS, além do acompanhamento da fábrica e da concessionária. A Boa Esperança também está em fase de reativação do uso da telemetria, com o objetivo de adotar o pacote mais completo da Scania, com direito à Control Tower.
“Usamos a telemetria durante um tempo e estamos voltando agora. Hoje ainda operamos com as informações do painel, mas já estamos em conversa com a Scania e com a WLM para adotar de vez essa tecnologia, que vai nos ajudar muito na gestão da frota e da operação”, sinaliza Marinho.
Outro destaque é o ADAS. A empresa testou, durante dois anos, um veículo protótipo com o sistema de assistência ao condutor. A experiência foi considerada um sucesso. “Rodava em uma das rotas mais difíceis da nossa região e fez um diferencial muito grande. A parte ruim é que ele foi embora”, brinca o gerente de Manutenção da empresa.
Já os modelos Euro 6, recém-incorporados à frota, têm trazido também bons resultados em desempenho e consumo. “Nos veículos 4x2 notamos uma economia de combustível de 8% a 10% em relação ao Euro 5. O torque está melhor e os motoristas não tiveram dificuldade com a condução”, comenta Veras.
“Para nós é muito importante ter um cliente como a Boa Esperança. É um cliente muito antigo, uma referência na região, há mais de 50 anos no mercado, mais de 200 carros, frota 100% Scania. Isso é fantástico. Converso bastante com o Veras, é um grande amigo, e a gente busca realmente muitas informações com eles para estar sempre aprimorando o produto. É uma excelente aula real porque uma coisa é você receber informações que outros mercados nos passam e outra coisa é quando você tem empresa com operação robusta, com rotas desafiadoras como a Boa Esperança, e pode aprender com o cliente”, complementa Silvio Leardini, gerente de negócios de Vendas de Ônibus da Scania Operações Comerciais Brasil.
Sustentabilidade e visão de futuro
Empresa familiar, a Boa Esperança também investe em práticas sustentáveis. Conta com um sistema de captação de água da chuva para a lavagem dos ônibus, coleta adequada de resíduos, quase 400 placas solares instaladas para suprir o consumo de energia e rígido controle ambiental em sua garagem.
Para um futuro próximo, a empresa ainda avalia se haverá novas aquisições no segundo semestre. “Nosso ano só começa mesmo em junho, quando chega o nosso verão. De janeiro a maio é o que chamamos de inverno amazônico, com baixa demanda. Mas seguimos investindo e acreditando no nosso passageiro”, sinaliza Veras.
Com uma operação desafiadora, mas guiada por propósito, a Boa Esperança segue firme em sua missão de encurtar distâncias no Norte do Brasil. E faz isso com a confiança de quem aposta há mais de uma década em uma frota 100% Scania. Mais do que ônibus, essa parceria leva adiante um compromisso com qualidade, eficiência e cuidado com as pessoas — dentro e fora das estradas.
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333