Características da operação da Viação Cidade Sorriso
Os seis biarticulados Scania rodarão no Eixo Norte-Sul (Linha Santa Cândida – Capão
Raso). O potencial de passageiros transportados deverá chegar a 90 mil/dia útil. O
perfil dos passageiros que utilizam esse itinerário é bem diversificado, tendo em
sua maioria estudantes e trabalhadores. De acordo com Gulin, os seis novos veículos
vão substituir outros com vida útil vencida. Trata-se de renovação de frota. Em
média, por dia, os ônibus vão rodar 10 horas. Já na previsão de rodagem mensal cada
biarticulado deverá atingir, em média 5.500 mil km.
Moderno sistema de gestão de frota: o primeiro de ônibus urbanos no Brasil
A Viação Cidade Sorriso adquiriu também o PMS Fleet Care, o mais novo serviço da
marca. Com isso, fez história ao se tornar a primeira empresa de ônibus urbano a
utilizar o serviço, que pensa a gestão completa do cliente. A conectividade, por
meio dos Serviços Conectados Scania, são a base de tudo. Para garantir e mensurar a
disponibilidade numa frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes. O Fleet
Care é o novo aliado do cliente, e tem cinco pilares principais que o tornam o
serviço mais completo da fabricante. Ele funciona por meio de um gestor coordenado
pela rede de concessionárias da fabricante. No caso da Sorriso pela Casa Cotrasa.
Biarticulado Scania padronizado para Curitiba
O biarticulado Scania F 360 HA na versão Urbs tem 27 metros de comprimento.
Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ele
representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais, na
busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.
O modelo, que segue o padrão exigente da Urbs, tem carroceria Caio, motor de 360cv
(o maior da categoria), e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em
baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte
frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor
acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente
dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote
de vantagens que eleva a produtividade para o operador.
O câmbio automático é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta
durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos
custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar
combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a
seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias
e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8x2 de 43,5 t de capacidade
de carga (a maior do mercado).
O F 360 HA 8x2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para
o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos
eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a
distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.
A Scania oferece soluções para a mobilidade urbana que vão desde os modelos padrón
(de 13m e 15m), passando pelos articulados até o biarticulado. Trata-se de um leque
completo com serviços adequados a cada perfil de operação com grandes benefícios
atrelados à conectividade.
Sobre a Cotrasa
A Cotrasa oferece as melhores soluções para o negócio Scania em caminhões, ônibus,
peças e serviços.
Com sete unidades distribuídas pelo estado do Paraná, a cobertura da Casa Scania
atinge os seguintes municípios e regiões próximas: São José dos Pinhais (matriz),
Ponta Grossa, Pato Branco, Guarapuava, União da Vitória, Cascavel e Telêmaco Borba
(posto de serviço). A concessionária é reconhecida pelo atendimento diferenciado,
que inclui a orientação aos clientes sobre a escolha das melhores soluções, de forma
rentável e customizada, promovendo o crescimento e fortalecendo o relacionamento
entre clientes, empresa e colaboradores.