Jornada Scania







[ Mobilidade ] -- 17/03/2019
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Scania anuncia demonstração de ônibus GNV em Curitiba

Veículo, que tem início de operação previsto durante o mês de março, diminui em torno de 28% o custo operacional por quilômetro rodado em comparação ao diesel; e reduz as emissões de CO2
A Scania, parceira líder do cliente na transição para um setor de transporte sustentável, segue com uma programação de demonstrações para apresentar o seu exclusivo ônibus movido a gás natural veicular e biometano a empresas operadoras e órgãos gestores do transporte público de passageiros. A próxima cidade a receber o modelo será Curitiba, ainda neste mês de março.
"Em comparação com um veículo similar a diesel, o ônibus a gás emite 85% menos gases se abastecido com biometano, 70% menos se estiver com GNV, diminui a poluição sonora e reduz em torno de 28% o custo operacional por quilômetro rodado", afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. "Fazer uma demonstração em Curitiba é muito emblemático para nós por se tratar de uma capital que valoriza as alternativas ao diesel. A população irá sentir uma grande diferença em comparação ao tradicional."
O primeiro ônibus movido a gnv, e também a biometano ou mistura de ambos, da América Latina vai atuar as linhas da Viação Cidade Sorriso.
Linha pronta para atender as urgências da mobilidade urbana
A linha Scania com motor a gás veicular natural (GNV/biometano) oferece três modelos. O K 280 4x2, que pode receber carrocerias de 12,5 a 13,20 metros de comprimento, e capacidade para levar de 86 a 100 passageiros. O K 280 6x2, de 15 metros de comprimento, com terceiro eixo direcional e capacidade para até 130 passageiros. Ambos equipados com motor de 280 cavalos. E o articulado K 320 6x2/2, de 18,6 metros e capacidade para 160 ocupantes, com propulsor de 320 cavalos.
Para os ônibus movidos a GNV e biometano não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. Apenas a instalação dos cilindros de gás, que no caso dos veículos com piso normal, são colocados nos espaços disponíveis entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) e em opções com entrada baixa, a implantação é sobre o teto. Os veículos Scania a gás recebem um trem de força que não só atende, como supera a geração mais avançada da legislação de emissões da Europa, a Euro 6. No Brasil, a Lei atual exige conformidade com a norma equivalente a Euro 5. Os equipados com seis cilindros de armazenamento de gás, terão autonomia acima de 300 km. Caso a operação necessite de uma autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros.
A melhor opção para a mobilidade urbana sustentável
A alternativa do veículo GNV/biometano oferece as melhores condições de sustentabilidade ambiental, tecnológica e financeira. Outras tecnologias como o veículo movido a eletricidade, implicam em grandes custos na aquisição das baterias e alto investimento para implantação de infraestrutura de carregamento. O mesmo acontece com os veículos híbridos, que demandam altos custos de aquisição e operação.

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