Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Sustentabilidade ] -- 24/06/2022
[ Texto: Newsroom Scania, 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]

Scania participa de projeto de hidrogênio na Europa

A Scania está atualmente trabalhando em um projeto para desenvolver inicialmente 20 caminhões elétricos que usam célula de combustível com a Cummins Inc, que funcionarão com hidrogênio verde no projeto HyTrucks.
Há muitos anos, a Scania faz parte de vários projetos de desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio para obter insights. Embora existam baterias em todos os caminhões elétricos de célula de combustível, os caminhões totalmente movidos a bateria continuam sendo a principal estratégia da Scania, pois proporcionam um maior tempo de atividade e melhores custos por km ou hora de operação para nossos clientes.
Construído na plataforma do veículo elétrico à bateria
Os caminhões elétricos de célula de combustível serão construídos na plataforma de veículos elétricos à bateria da Scania e aproveitarão os sistemas de célula de combustível PEM da Cummins, bem como as soluções de abastecimento e armazenamento de hidrogênio. Assim que a Cummins adicionar células de combustível aos caminhões, os 20 caminhões serão entregues ao HyTrucks em 2024, um projeto conjunto criado na Holanda, administrado pela Air Liquide e pela Autoridade do Porto de Roterdã.
O projeto HyTrucks permitirá que a Scania aprenda ainda mais sobre como instalar sistemas de células de combustível e sobre as operações e a experiência dos clientes. “Ficou claro para nós que bateria elétrica é o que vemos como o caminho principal para todas as aplicações. Dito isso, estamos abertos ao que nossos clientes desejam também em relação a outras soluções, como o hidrogênio”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania. Também é uma ótima maneira de fortalecer ainda mais a colaboração da Scania com a Cummins Inc. “Em algumas operações e geografias onde os veículos elétricos a bateria não são ideais, vemos que o veículo elétrico a célula de combustível será usado. Mantemos um diálogo próximo com nossos clientes sobre o que é melhor tanto para sua economia operacional total quanto para o nosso planeta.”
Para acelerar a mudança para transportes sustentáveis, a Scania precisa de todas as fontes de energia renovável. O hidrogênio é uma boa maneira de armazenar energia em ciclos longos e desempenhará um papel importante na descarbonização se for produzido de maneira ecologicamente correta. A Scania está interessada em saber qual o papel que o hidrogênio verde pode desempenhar. Pode não ser a solução mais eficiente, mas é livre de carbono. Existem alguns tipos de transporte que são difíceis de diminuir de outras maneiras no curto prazo.
Para o Brasil, essa ainda não é uma realidade. Até a chegada do elétrico por aqui, são inúmeros os desafios, como investimento inicial, geração e distribuição da rede elétrica, que precisará estar preparada para atender a alta demanda de uma frota, a própria geração da energia elétrica com fontes limpas e o descarte ou reciclagem das baterias. “O veículo elétrico é o caminho do futuro, sim, mas o ´Aqui e Agora’ para o Brasil continua sendo o veículo movido a gás, que é o que mais se aproxima do bolso do transportador”, explica Silvio Munhoz, Diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
Assim, a Scania segue sua jornada pela sustentabilidade no Brasil, mas com foco nos caminhões movidos gás, que também figuram entre as opções do transporte europeu. Até agora, foram investidos R$ 21 milhões na planta localizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo, para o desenvolvimento da linha, além do ciclo de investimentos de R$ 1,4 bilhão de 2021 a 2024 para tornar a fábrica ainda mais moderna, 4.0 e globalizada para receber o Euro 6.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333