Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
Scania participa de projeto de hidrogênio na Europa
A Scania está atualmente trabalhando em um projeto para desenvolver inicialmente 20 caminhões elétricos que usam célula de combustível com a Cummins Inc, que funcionarão com hidrogênio verde no projeto HyTrucks.
Há muitos anos, a Scania faz parte de vários projetos de desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio para obter
insights. Embora existam baterias em todos os caminhões elétricos de célula de combustível, os caminhões totalmente
movidos a bateria continuam sendo a principal estratégia da Scania, pois proporcionam um maior tempo de atividade e
melhores custos por km ou hora de operação para nossos clientes.
Construído na plataforma do veículo elétrico à bateria
Os caminhões elétricos de célula de combustível serão construídos na plataforma de veículos elétricos à bateria da
Scania e aproveitarão os sistemas de célula de combustível PEM da Cummins, bem como as soluções de abastecimento e
armazenamento de hidrogênio. Assim que a Cummins adicionar células de combustível aos caminhões, os 20 caminhões
serão entregues ao HyTrucks em 2024, um projeto conjunto criado na Holanda, administrado pela Air Liquide e pela
Autoridade do Porto de Roterdã.
O projeto HyTrucks permitirá que a Scania aprenda ainda mais sobre como instalar sistemas de células de combustível
e sobre as operações e a experiência dos clientes. “Ficou claro para nós que bateria elétrica é o que vemos como o
caminho principal para todas as aplicações. Dito isso, estamos abertos ao que nossos clientes desejam também em
relação a outras soluções, como o hidrogênio”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania. Também é
uma ótima maneira de fortalecer ainda mais a colaboração da Scania com a Cummins Inc. “Em algumas operações e
geografias onde os veículos elétricos a bateria não são ideais, vemos que o veículo elétrico a célula de combustível
será usado. Mantemos um diálogo próximo com nossos clientes sobre o que é melhor tanto para sua economia operacional
total quanto para o nosso planeta.”
Para acelerar a mudança para transportes sustentáveis, a Scania precisa de todas as fontes de energia
renovável. O hidrogênio é uma boa maneira de armazenar energia em ciclos longos e desempenhará um papel
importante na descarbonização se for produzido de maneira ecologicamente correta. A Scania está interessada em saber
qual o papel que o hidrogênio verde pode desempenhar. Pode não ser a solução mais eficiente, mas é livre de carbono.
Existem alguns tipos de transporte que são difíceis de diminuir de outras maneiras no curto prazo.
Para o Brasil, essa ainda não é uma realidade. Até a chegada do elétrico por aqui, são inúmeros os desafios, como
investimento inicial, geração e distribuição da rede elétrica, que precisará estar preparada para atender a alta
demanda de uma frota, a própria geração da energia elétrica com fontes limpas e o descarte ou reciclagem das
baterias. “O veículo elétrico é o caminho do futuro, sim, mas o ´Aqui e Agora’ para o Brasil continua sendo o
veículo movido a gás, que é o que mais se aproxima do bolso do transportador”, explica Silvio Munhoz,
Diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
Assim, a Scania segue sua jornada pela sustentabilidade no Brasil, mas com foco nos caminhões movidos gás, que
também figuram entre as opções do transporte europeu. Até agora, foram investidos R$ 21 milhões na planta localizada
em São Bernardo do Campo, em São Paulo, para o desenvolvimento da linha, além do ciclo de investimentos de R$ 1,4
bilhão de 2021 a 2024 para tornar a fábrica ainda mais moderna, 4.0 e globalizada para receber o Euro 6.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.