Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.
[ Soluções em Potência ] -- 23/01/2026
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Você sabia que a Scania também ajuda a gerar energia no Brasil?

Muito além de caminhões: a Scania também ajuda a movimentar o setor de energia no Brasil. Você sabia disso? Se ainda não, descubra como nesta matéria da Jornada Scania – e se já sabia, não deixe de conferir os detalhes e curiosidades deste mercado que não para de crescer
Quando o assunto é Scania, muita gente logo pensa em caminhões e ônibus rodando pelas estradas. Mas o que nem todo mundo sabe é que a marca também tem uma forte e importante atuação no setor de geração de energia. É sobre isso que vamos falar – e aprender - hoje aqui na Jornada Scania.
Para começar, um pouquinho de história. E de uma história que não é tão nova assim. A relação da Scania com o setor de energia começou, na Suécia, há mais de um século, passando por motores marítimos, aplicações industriais e, depois, geração de energia. No Brasil, essa trajetória começou em 1978, a partir do momento em que a Scania adaptou sua expertise em veículos para desenvolver motores vocacionados para geração elétrica.
No início, eles eram derivados dos motores de caminhões, mas desenvolvidos com engenharia dedicada para aplicações como geração de energia, uso industrial, agrícola, marítimo e motobombas. Atualmente, além dos tradicionais motores a diesel, a marca também avança com soluções a gás, ampliando seu portfólio e reforçando seu papel na transição energética para um setor mais sustentável – afinal, esse é o propósito da marca e o cerne de tudo o que a Scania faz.
“É uma área muito interessante dentro da Scania, porque nos permite vivenciar outros setores além do transporte, que é onde temos maior penetração. Passamos a entender mais profundamente o mercado energético e a contribuir com a evolução da matriz energética brasileira”, explica Rafael Ferreira, gerente de Vendas de Soluções em Potência da Scania Operações Comerciais Brasil.
Da estrada para a energia
Esse conceito traz uma vantagem importante para o cliente. Ao utilizar motores derivados de aplicações veiculares, a Scania ganha escala produtiva, reduz custos de manutenção e garante algo decisivo no dia a dia das operações: uma rede de atendimento ampla e preparada.
“Cada litro de diesel que deixamos de queimar reduz a emissão de carbono. É assim que a Scania contribui para uma geração a diesel mais eficiente e sustentável.”
Rafael Ferreira, gerente de Vendas de Soluções em Potência da Scania Operações Comerciais Brasil
“Hoje, são cerca de 200 pontos de atendimento no Brasil, que compartilhamos com a rede de caminhões. Isso significa disponibilidade de peças, mão de obra qualificada e suporte rápido”, destaca Rafael.
Sustentabilidade na prática
Um dos principais exemplos dessa atuação está nos sistemas isolados, especialmente na região Norte do país. Estados como Amazonas e Acre concentram cerca de 90% de participação da Scania nesse tipo de aplicação.
“Após a renovação dos contratos em que o diesel passou a ser responsabilidade do investidor, a Scania passou a ser considerada nesse processo por ter a melhor eficiência energética do mercado. Nossos motores consomem entre 238 e 245 litros de diesel para gerar um Megawatt. Isso significa menos combustível, menor custo para o investidor e, no fim do dia, impacto direto na conta de energia do consumidor final”, explica o executivo.
Além disso, menos consumo também representa menos emissões de CO2. “Cada litro de diesel que deixamos de queimar reduz a emissão de carbono. É assim que a Scania contribui para uma geração a diesel mais eficiente e sustentável”, destaca Rafael.
Isso sem falar que os motores também saem de fábrica preparados para operar com diesel, biodiesel ou qualquer mistura entre os dois — inclusive 100% biodiesel, sem necessidade de ajustes.
“O cérebro do nosso motor já entende qual a concentração de diesel ou bioediesel que está na linha e se adapta para que tenha a melhor performance. Significa que se tivermos biodiesel no sistema isolado, os motores Scania podem rodar a 100% com biodiesel por todo o período necessário”, detalha Rafael.
Para a Scania, sustentabilidade passa ainda por soluções integradas, que sejam viáveis no aqui e agora. A geração a diesel, por exemplo, não exclui outras fontes, como a solar. Pelo contrário. “Já temos visto integrações de placas solares junto com grupos geradores para geração contínua, então conseguimos fechar o pacote de sustentabilidade mesmo utilizando um motor de combustão interna. Esse é o nosso diferencial, é nisso que a gente pensa todo dia. Nosso mote na Scania é ser líder na transição para o transporte sustentável. Isso vale para caminhões, ônibus e também para os motores vocacionados, industriais, de geração de energia e marítimos”, reforça o executivo.
Muito além da venda
Mas, mais do que tecnologia e mais do que vender motores, a Scania investe em outro diferencial: relacionamento. É por isso que, para a marca, atuar no mercado de energia vai além de estratégia de negócios. É também uma forma de contribuir com a sociedade.
“Cada cliente é único e deve ser tratado como único. Nosso trabalho vai além da venda: envolve acompanhamento contínuo, visitas regulares e ajustes para garantir a melhor performance ao longo do tempo”, reforça Rafael. “O mercado de energia é estratégico para a Scania. Queremos garantir segurança energética, com menos consumo de combustível e menos emissões, entregando à sociedade o melhor que a nossa engenharia pode oferecer”, conclui o executivo.
Esse é o papel da Scania no setor de energia: aplicar décadas de conhecimento, engenharia e responsabilidade para manter o Brasil em movimento — dentro e fora das estradas, mesmo quando e se essas estradas forem rios ou mares.
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333