Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções em Potência ] -- 31/05/2022
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Scania ]
Instalados pela STEMAC, cliente e parceira da Scania de longa data, os quatro novos grupos geradores a gás natural irão garantir autonomia energética à sede da Fecomércio Rio Grande do Sul com baixas emissões de poluentes e geração de energia limpa.
Quando a Scania anunciou, ainda em 2018, seu propósito de liderar a transformação para um mundo mais sustentável, não era somente para o transporte que a marca olhava, mas também para os negócios, o planeta e as pessoas. E a Scania faz isso de diferentes formas: com os caminhões e ônibus que coloca nas estradas, com os serviços que geram mais rentabilidade e disponibilidade para as operações e ainda com os motores, sejam marítimos, industriais ou para geração de energia - especialmente se forem os modelos a gás natural. Além, é claro, das ações que a marca promove, que você pode conhecer mais aqui.
O exemplo mais recente dessa combinação de eficiência energética, rentabilidade, segurança e sustentabilidade vem da sede do Sistema Fecomércio do Rio Grande do Sul, que passou a contar com novos quatro grupos geradores da STEMAC, a maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, cliente e parceira da Scania de longa data.
Equipados com motores Scania Ciclo Otto do modelo OC16 071A, movidos a gás natural, os grupos geradores entregam 2.100kVA de potência total e asseguram a autonomia energética da sede, com baixas emissões de poluentes e geração de energia limpa.
“Garantiremos, com baixas emissões atmosféricas, autonomia energética a um complexo que atende a 23 milhões de empresas e promoverá turismo social, lazer, educação e saúde. Os grupos geradores a gás da STEMAC são um equipamento 100% nacional, que permitem geração de energia limpa e renovável”, destaca Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da empresa.
Os motores funcionam com ignição por faísca em mistura pobre, sistema de pressão zero, supressor de chamas e detector de vazamento de gás. Em termos de capacidade e configuração são 16.4 litros em um V8 com potência (Prime) de 455/477 kVA a 50Hz/60Hz, potência (COP) de 360/383 kVA a 50Hz/60Hz, em velocidade única (1.500 e 1.800 rpm). Eles não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente, além de serem mais silenciosos.
“Temos tecnologia, produtos e serviços para atender as mais diversas demandas do mercado estudando caso a caso as necessidades dos clientes. Esta solução, muito profundamente pensada para atender todo o complexo da Fecomércio-RS com segurança, é uma tendência na busca por uma matriz energética alternativa ao diesel. Trata-se de um exemplo de negócio bem-sucedido. O gás natural ou o biogás trazem às empresas a possibilidade de cumprir alguns dos compromissos ambientais”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade e Potência da Scania no Brasil.
A Fecomércio-RS, ou Casa do Comércio Gaúcho, está localizada na capital Porto Alegre, possui 37 mil metros quadrados e abriga a parte administrativa da federação, Sesc-RS e Senac-RS. Além dos grupos geradores com motores Scania movidos a gás, o local também conta com outras estruturas e iniciativas com foco em sustentabilidade. O espaço opera com energia solar a partir de 1.250 placas fotovoltaicas, o equivalente a 50% do consumo total de energia; estação de tratamento própria que trata 100% do esgoto produzido; tem um lago artificial e uma bacia de contenção de grande dimensão, para drenar a água do terreno e reduzir possíveis alagamentos no entorno; e ainda um sistema de pavimentação permeável e de tetos verdes, que possibilita a reutilização de 100% da água da chuva para o reabastecimento do prédio.
“Além de imponente e sustentável, a nova sede ficou mais funcional, permitindo que os trabalhos de Sesc, Senac e Fecomércio sejam executados de forma ainda mais eficiente”, conclui o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333