Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Sustentabilidade ] -- 28/04/2023
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]
Sustentabilidade que você pode contar
Na Semana da Terra, mostramos algumas das iniciativas da marca pelo bem do planeta. Hoje, mais do que trazer mais algumas dessas ações feitas pela Scania e sua rede de concessionárias, mostramos os resultados dessas ações.
Quando falamos que para a Scania sustentabilidade é prática é porque a marca acompanha de perto os resultados de
suas ações. Afinal, o mercado mesmo já diz: quem não mede não gerencia.
Então, vamos direto ao ponto: trouxemos hoje, aqui na Revista Jornada, os resultados, em números, de mais algumas
ações da Scania implementadas em produtos e serviços para ajudar não só o planeta, como também o cliente a seguir
conosco nessa jornada de transformação do setor de transporte. Além disso, mostramos o que a rede de concessionárias
em todo o Brasil tem feito para tornar suas próprias operações e instalações cada vez mais sustentáveis.
Ficou curioso (a)? Confira os detalhes e inspire-se a colocar discurso em prática, assim como fazemos aqui na
Scania.
Compromissos assumidos
A Scania foi a primeira empresa do setor a seguir as metas ambientais baseadas na ciência por meio do Science Based
Targets (SBTi) . E essas metas são claras: reduzir em 50% as emissões de CO2 em suas operações e
em 20% das emissões de seus produtos até 2025.
Para colocar esses objetivos em prática, a empresa se baseia em três pilares: eficiência energética, combustíveis
renováveis e eletrificação e transporte inteligente e seguro. E o que já foi feito até agora?
Eficiência energética
Não dá para falar de eficiência energética sem falar de produto. Somente com a Nova Geração de Caminhões, lançada em
2018 no Brasil, a entrega, em comparação com a linha anterior - a família PGR - pode ser assim resumida:
Transporte inteligente e seguro
O que a Scania tem feito para apoiar o cliente? Seja transportador, embarcador ou motorista autônomo, a marca tem
trazido uma série de benefícios ao investir em Serviços que contribuem diretamente para um resultado cada vez melhor
em sustentabilidade e disponibilidade, além de melhorar a rentabilidade das operações. “Além dos números que estão
totalmente relacionados a uma melhoria do produto Scania, podemos comentar também do trabalho qupara cade estamos fazendo
com a rede de concessionários com a utilização do relatório FIT. Em alguns casos, identificamos potenciais de
melhoria em clientes na ordem de 14% sem contar o investimento direto em produto, apenas com Driver Services e
ferramentas de gestão de frota que a nossa conectividade habilita”, afirma Felipe Weiss Angelini, responsável por
Soluções Conectadas da Scania no Brasil.
Combustíveis renováveis
Assim como falar de eficiência energética requer falar de produto, não dá para pensar em sustentabilidade com uso de
combustíveis renováveis sem falar dos caminhões movidos a gás e/ou biometano. Pioneira ao trazer essa solução para o
Brasil, a Scana já contabilizou mais de 600 unidades vendidas desde o início da abertura das vendas anunciada na
Fenatran 2019. E a expectativa só cresce. Confira:
Uma nova Jornada
A Revista Jornada Scania Digital, esta que você está lendo agora, também tem dado a sua contribuição para o planeta.
A contabilidade dos resultados, em números, foi feita com base na quantidade de papel que deixou de ser utilizado
quando a publicação deixou de ser impressa e se tornou 100% digital, funcionado como uma verdadeira central de
notícias para a Scania Brasil. De 2018 para cá, somente a Revista digital produziu:
*Para cada tronco de eucalipto, são produzidas 20 resmas de papel,
que totalizam 10 mil folhas de 75g/m² em tamanho A4.
Energia limpa também na Rede Scania
As concessionárias Scania também fazem a
sua parte pelo planeta. Em algumas Casas, além de andarem de mãos dadas com
a empresa em sua jornada de sustentabilidade, já foram implementadas placas fotovoltaicas, de geração de energia
através de raios solares, para coleta de energia visando reduzir os custos com energia elétrica – e até mesmo o uso.
A Cavese Cordilheira Alta,
concessionária Scania em Santa Catarina, foi a primeira da Rede no Brasil a investir em
um sistema de geração de energia solar, com a instalação de 186 painéis solares em uma área de aproximadamente 390
m², no telhado do prédio da concessionária. As placas irão suprir, em média, 95% do consumo de energia do local.
A Brasdiesel também apostou nesta
tecnologia. Em 2019, a concessionária fez um ‘upgrade’ em energia renovável,
instalando as placas fotovoltaicas na filial de Vacaria. A redução do custo de energia elétrica mensal tem sido
impressionante, gerando uma economia de até 92% na conta de luz da filial.
A Codema de São Paulo e de Minas Gerais já contabilizam uma redução de 115 toneladas de CO2 emitidos em
2022 com projetos de troca de combustível.
A Suvesa Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, adotou o uso de energia renovável em sua operação em janeiro de 2023
e já tem contabilizado bons resultados:
Já a Codema de Sorocaba, em São Paulo, está em fase de implementação das placas fotovoltaicas em sua unidade, com
previsão para começarem a funcionar em maio deste ano. A expectativa é que a Casa gere 9.198 kwh por mês, economize
97% no consumo de energia e tenha uma redução de emissão de 0,75 toneladas de CO2 ainda em 2023.
E você, cliente e fã da marca, tem alguma iniciativa que contribui nesse sentido? Compartilhe conosco nos
comentários! E caso não tenha começado, é sempre tempo de implementar ações sustentáveis no seu dia a dia.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.