[ Sustentabilidade ]
Embaixadores da Semana da Responsabilidade nos Negócios também marcaram presença nas palestras realizadas pelo projeto.
Por um futuro
mais limpo
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo Scania, Arquivo Cavese, Arquivo Brasdiesel ]
Conheça as iniciativas da Scania, dentro e fora de casa, para transformar o futuro.
Q
ue mundo você quer para o futuro? Para quem tem filhos, a resposta passa, principalmente, pelo desejo de deixar um lugar melhor para eles viverem. Para quem não os têm, o anseio é o mesmo, embora o pensamento não esteja tão relacionado a herdeiros. Para as empresas, em geral o propósito esbarra na vontade de fazer diferente, seja mudando as relações ou os hábitos de consumo, seja para evoluir a sua própria trajetória ou consolidar sua presença de marca no mercado. Para a Scania, a resposta é simples: ser a parceira líder na transformação para um mundo dos transportes mais sustentável.
Agora faça uma breve reflexão sobre o que você acabou de ler. Se necessário, leia novamente o primeiro parágrafo desse texto para entender: o que a Scania tem feito e colocado em prática é por você e para você. Pensa bem: se o transporte se torna mais sustentável, o meio ambiente é preservado, com redução das emissões de CO2 e menos impactos climáticos. Se o meio ambiente melhora, a qualidade de vida de todo mundo melhora também. A mobilidade nas cidades dá um salto em eficiência, além da sustentabilidade pelo uso de veículos movidos a combustíveis alternativos. As novas fontes renováveis geram novos negócios para pequenos, médios e grandes empresários. As empresas passam a ter mais rentabilidade e resultados em toda a sua cadeia logística. E assim por diante. Ganha você, ganha a Scania, os clientes e parceiros. O mundo ganha também. É um ciclo vivo que, com cada um fazendo a sua parte, se torna infinito.
E engana-se quem pensa que estamos aqui para falar somente dos veículos e serviços da Scania. Essas soluções você já conhece – e se ainda não, corre para a página 6 que a matéria de capa é sobre economia de baixo carbono e os lançamentos da Scania em sustentabilidade. O que queremos te apresentar são as iniciativas da marca, dentro e fora de casa, para transformar o mundo em um lugar muito melhor para se viver. Está preparado?
Maratona da Inovação
Imagine, então, uma maratona de inovação, com o intuito de reunir universitários de todo o Brasil que, juntos, irão pensar em soluções de mobilidade urbana? Este é o conceito do Inovathon, iniciativa que surgiu em 2016 e de lá pra cá vem sendo realizada todos os anos pela Scania Latin America.
São 72 horas de competição e durante este tempo os participantes têm contato com profissionais da Scania, visitam grandes empresas de tecnologia e também do setor de transporte, para criarem soluções que promovam a melhoria da mobilidade urbana nas cidades por meio da sustentabilidade, da inovação e da tecnologia.
A quarta edição da maratona aconteceu no final de 2019 e as equipes vencedoras ganharam uma viagem com a Scania para conhecer a matriz da marca em Södertälje, na Suécia.
Semana da Responsabilidade nos Negócios
Nada melhor do que começar dentro de casa o que se propõe para o mundo lá fora. Foi pensando nisso que a Scania desenvolveu a Semana da Responsabilidade nos Negócios como parte de sua rotina anual de atividades para colaboradores. Trata-se de uma semana de palestras dos mais variados temas, com o intuito de ampliar o conhecimento e o engajamento de quem trabalha na Scania a respeito de questões importantes como cidadania e crescimento sustentável.
“Esta é uma oportunidade para darmos continuidade ao diálogo que iniciamos no ano passado, refletir sobre nossa conduta e o papel na sociedade. Queremos ser referência e inspiração”, destaca Ana Paula Verlangieri, Diretora de Legal Affairs da Scania Latin America.
Em 2020, a segunda edição do projeto, que aconteceu em fevereiro, teve como mote “o foco é você”. Foram sete encontros e temas como mudanças climáticas e o papel do Brasil nesta jornada, boas práticas que fazem diferença para um mundo sustentável, diversidade e inclusão, ambiente de trabalho saudável, processos de averiguação da reputação dos parceiros de negócios, conduta concorrencial e benefícios da proteção dos dados pessoais na era digital.
Nomes como Ana Moeri, presidente do Instituto Ekos Brasil; Sérgio Besserman, professor de economia da PUC-RJ; Rubia Ferrão, advogada e professora atuante na advocacia consultiva, preventiva e contenciosa; Roberta Codignoto, executiva Jurídica e de Compliance; Keith Packer, ex-diretor geral comercial da British Airways World Cargo; Guilherme Bara, que já foi Gerente de Diversidade e Inclusão da BASF para a América do Sul; e Antonio Carlos Hencsey, diretor executivo da Fair Job marcaram presença e mostraram a importância da conduta pessoal para tornar cada vez mais prático e tangível o propósito da Scania de deixar o mundo mais sustentável.
As placas fotovoltaicas para coleta de energia solar instaladas no teto da concessionária.
Também apostou no consumo de energia limpa com o uso de placas fotovoltaicas.
[ Em números ]
95% do consumo de energia da Cavese Cordilheira Alta será suprido com os 186 painéis solares instalados no telhado da concessionária.
Energia limpa
Para a Scania, sustentabilidade é um ciclo que envolve toda a cadeia produtiva. Isso inclui produtos, serviços, logística e processo de produção, seja da própria fábrica ou do cliente. Diz respeito às pessoas, à forma como vivemos e agimos. O que, é claro, abrange a rede de concessionárias, afinal, elas são a porta de chegada dos clientes que se tornam parceiros da marca nesta jornada por um mundo mais sustentável para todos – e para o transporte também
A Cavese Cordilheira Alta, concessionária Scania em Santa Catarina, no Sul do Brasil, sabe bem o que isso quer dizer e leva a sustentabilidade “ao pé da letra”. Tanto que a Casa foi a primeira da rede no Brasil a investir em um sistema de geração de energia solar, com a instalação de 186 painéis solares em uma área de aproximadamente 390 m², no telhado do prédio da concessionária. As placas irão suprir, em média, 95% do consumo de energia do local.
Alessandra Sara foi a responsável pela implementação do sistema. Ela conta que a ação foi planejada, com base em um projeto de viabilidade técnica e econômica. “Nós, como concessionários Scania, temos a filosofia de melhoria contínua. Entendemos que a mudança para um mundo mais sustentável passa também por nossas atitudes no dia-a-dia. Foi a partir daí que buscamos implementar esse projeto de geração de energia solar em nossa maior casa. Estamos satisfeitos em contribuir com o futuro e alinhados ao posicionamento da Scania em liderar essa mudança”, afirma.
“E agora estamos com projetos para implementar nas demais filiais Cavese, Codema e Suvesa”, acrescenta Claudio Dias, Gerente Real Estate and Facilities - Captive Dealers da Scania.
A Brasdiesel também apostou nesta tecnologia. “Em 2019, fizemos um ‘upgrade’ em energia renovável, instalando as placas fotovoltaicas na filial de Vacaria. A redução do custo de energia elétrica mensal é impressionante, gerando uma economia de até 92% na conta de luz da filial. No início de 2020, já terminamos de instalar as placas na filial de Lajeado e na Matriz em Caxias do Sul, com payback previsto de 36 meses”, explica Claudio Padilha, Gerente Geral de Pós-Vendas da Brasdiesel.
De acordo com Padilha, nos últimos anos o grupo tem investido cada vez mais em iniciativas que favoreçam a sustentabilidade ambiental, tanto na Matriz como nas demais concessionárias. Além das placas solares, estações de tratamento de água para circuito fechado e evaporador, sistemas de reutilização da água da chuva, aquecimento solar e a utilização de luz natural para a área produtiva das oficinas estão entre as soluções implementadas.