Jornada Scania #4

[ Sustentabilidade ]

Embaixadores da Semana da Responsabilidade nos Negócios também marcaram presença nas palestras realizadas pelo projeto.

Por um futuro
mais limpo

[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo Scania, Arquivo Cavese, Arquivo Brasdiesel ]

Conheça as iniciativas da Scania, dentro e fora de casa, para transformar o futuro.

Q

ue mundo você quer para o futuro? Para quem tem filhos, a resposta passa, principalmente, pelo desejo de deixar um lugar melhor para eles viverem. Para quem não os têm, o anseio é o mesmo, embora o pensamento não esteja tão relacionado a herdeiros. Para as empresas, em geral o propósito esbarra na vontade de fazer diferente, seja mudando as relações ou os hábitos de consumo, seja para evoluir a sua própria trajetória ou consolidar sua presença de marca no mercado. Para a Scania, a resposta é simples: ser a parceira líder na transformação para um mundo dos transportes mais sustentável.

Agora faça uma breve reflexão sobre o que você acabou de ler. Se necessário, leia novamente o primeiro parágrafo desse texto para entender: o que a Scania tem feito e colocado em prática é por você e para você. Pensa bem: se o transporte se torna mais sustentável, o meio ambiente é preservado, com redução das emissões de CO2 e menos impactos climáticos. Se o meio ambiente melhora, a qualidade de vida de todo mundo melhora também. A mobilidade nas cidades dá um salto em eficiência, além da sustentabilidade pelo uso de veículos movidos a combustíveis alternativos. As novas fontes renováveis geram novos negócios para pequenos, médios e grandes empresários. As empresas passam a ter mais rentabilidade e resultados em toda a sua cadeia logística. E assim por diante. Ganha você, ganha a Scania, os clientes e parceiros. O mundo ganha também. É um ciclo vivo que, com cada um fazendo a sua parte, se torna infinito.

E engana-se quem pensa que estamos aqui para falar somente dos veículos e serviços da Scania. Essas soluções você já conhece – e se ainda não, corre para a página 6 que a matéria de capa é sobre economia de baixo carbono e os lançamentos da Scania em sustentabilidade. O que queremos te apresentar são as iniciativas da marca, dentro e fora de casa, para transformar o mundo em um lugar muito melhor para se viver. Está preparado?

Maratona da Inovação

Imagine, então, uma maratona de inovação, com o intuito de reunir universitários de todo o Brasil que, juntos, irão pensar em soluções de mobilidade urbana? Este é o conceito do Inovathon, iniciativa que surgiu em 2016 e de lá pra cá vem sendo realizada todos os anos pela Scania Latin America.

São 72 horas de competição e durante este tempo os participantes têm contato com profissionais da Scania, visitam grandes empresas de tecnologia e também do setor de transporte, para criarem soluções que promovam a melhoria da mobilidade urbana nas cidades por meio da sustentabilidade, da inovação e da tecnologia.

A quarta edição da maratona aconteceu no final de 2019 e as equipes vencedoras ganharam uma viagem com a Scania para conhecer a matriz da marca em Södertälje, na Suécia.

Semana da Responsabilidade nos Negócios

Nada melhor do que começar dentro de casa o que se propõe para o mundo lá fora. Foi pensando nisso que a Scania desenvolveu a Semana da Responsabilidade nos Negócios como parte de sua rotina anual de atividades para colaboradores. Trata-se de uma semana de palestras dos mais variados temas, com o intuito de ampliar o conhecimento e o engajamento de quem trabalha na Scania a respeito de questões importantes como cidadania e crescimento sustentável.

“Esta é uma oportunidade para darmos continuidade ao diálogo que iniciamos no ano passado, refletir sobre nossa conduta e o papel na sociedade. Queremos ser referência e inspiração”, destaca Ana Paula Verlangieri, Diretora de Legal Affairs da Scania Latin America.

Em 2020, a segunda edição do projeto, que aconteceu em fevereiro, teve como mote “o foco é você”. Foram sete encontros e temas como mudanças climáticas e o papel do Brasil nesta jornada, boas práticas que fazem diferença para um mundo sustentável, diversidade e inclusão, ambiente de trabalho saudável, processos de averiguação da reputação dos parceiros de negócios, conduta concorrencial e benefícios da proteção dos dados pessoais na era digital.

Nomes como Ana Moeri, presidente do Instituto Ekos Brasil; Sérgio Besserman, professor de economia da PUC-RJ; Rubia Ferrão, advogada e professora atuante na advocacia consultiva, preventiva e contenciosa; Roberta Codignoto, executiva Jurídica e de Compliance; Keith Packer, ex-diretor geral comercial da British Airways World Cargo; Guilherme Bara, que já foi Gerente de Diversidade e Inclusão da BASF para a América do Sul; e Antonio Carlos Hencsey, diretor executivo da Fair Job marcaram presença e mostraram a importância da conduta pessoal para tornar cada vez mais prático e tangível o propósito da Scania de deixar o mundo mais sustentável.

Card image cap
Cavese Cordilheira Alta

As placas fotovoltaicas para coleta de energia solar instaladas no teto da concessionária.

Card image cap
Brasdiesel em Vacaria

Também apostou no consumo de energia limpa com o uso de placas fotovoltaicas.

[ Em números ]

95%

95% do consumo de energia da Cavese Cordilheira Alta será suprido com os 186 painéis solares instalados no telhado da concessionária.

Energia limpa

Para a Scania, sustentabilidade é um ciclo que envolve toda a cadeia produtiva. Isso inclui produtos, serviços, logística e processo de produção, seja da própria fábrica ou do cliente. Diz respeito às pessoas, à forma como vivemos e agimos. O que, é claro, abrange a rede de concessionárias, afinal, elas são a porta de chegada dos clientes que se tornam parceiros da marca nesta jornada por um mundo mais sustentável para todos – e para o transporte também

A Cavese Cordilheira Alta, concessionária Scania em Santa Catarina, no Sul do Brasil, sabe bem o que isso quer dizer e leva a sustentabilidade “ao pé da letra”. Tanto que a Casa foi a primeira da rede no Brasil a investir em um sistema de geração de energia solar, com a instalação de 186 painéis solares em uma área de aproximadamente 390 m², no telhado do prédio da concessionária. As placas irão suprir, em média, 95% do consumo de energia do local.

Alessandra Sara foi a responsável pela implementação do sistema. Ela conta que a ação foi planejada, com base em um projeto de viabilidade técnica e econômica. “Nós, como concessionários Scania, temos a filosofia de melhoria contínua. Entendemos que a mudança para um mundo mais sustentável passa também por nossas atitudes no dia-a-dia. Foi a partir daí que buscamos implementar esse projeto de geração de energia solar em nossa maior casa. Estamos satisfeitos em contribuir com o futuro e alinhados ao posicionamento da Scania em liderar essa mudança”, afirma.

“E agora estamos com projetos para implementar nas demais filiais Cavese, Codema e Suvesa”, acrescenta Claudio Dias, Gerente Real Estate and Facilities - Captive Dealers da Scania.

A Brasdiesel também apostou nesta tecnologia. “Em 2019, fizemos um ‘upgrade’ em energia renovável, instalando as placas fotovoltaicas na filial de Vacaria. A redução do custo de energia elétrica mensal é impressionante, gerando uma economia de até 92% na conta de luz da filial. No início de 2020, já terminamos de instalar as placas na filial de Lajeado e na Matriz em Caxias do Sul, com payback previsto de 36 meses”, explica Claudio Padilha, Gerente Geral de Pós-Vendas da Brasdiesel.

De acordo com Padilha, nos últimos anos o grupo tem investido cada vez mais em iniciativas que favoreçam a sustentabilidade ambiental, tanto na Matriz como nas demais concessionárias. Além das placas solares, estações de tratamento de água para circuito fechado e evaporador, sistemas de reutilização da água da chuva, aquecimento solar e a utilização de luz natural para a área produtiva das oficinas estão entre as soluções implementadas.

Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333