Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Sustentabilidade ] -- 09/04/2024
[
Texto e foto: Newsroom Scania ]
Scania acelera implantação do transporte autônomo de hub a hub
Lançamento do Programa Piloto Comercial Autônomo na Europa, com planos para solução autônoma, alimentada pela principal plataforma tecnológica da marca Plus
A Scania Suécia está expandindo seu desenvolvimento estratégico de soluções autônomas de transporte de hub a hub*,
com o lançamento de um Programa Piloto Comercial Autônomo. Como parte do Grupo TRATON, a Scania também estará
envolvida em uma nova parceria com a Plus, sediada nos EUA, que integrará sua tecnologia SuperDrive™ totalmente
autônoma de Nível 4 em veículos da Scania e do Grupo TRATON.
Esse Programa Europeu de Piloto Comercial Autônomo da Scania tem o intuito de aumentar o foco em estabelecer testes
orientados pelo cliente para demonstrar a tecnologia de hub a hub e criar conceitos operacionais escaláveis que
entreguem valor real nas operações dos clientes.
Para uma condução mais segura, eficiente e sustentável
O lançamento do programa da Scania acontece enquanto os clientes procuram por parceiros confiáveis e seguros para
desenvolver e implantar veículos autônomos em suas próprias operações. Essa nova solução se destaca devido à sua
adaptabilidade às rotas específicas e aos perfis de transporte dos clientes.
"Estamos comprometidos em desenvolver soluções autônomas totalmente integradas. Isso significa tecnologia instalada
e suportada diretamente da fábrica e uma solução projetada para ser operada por nossos clientes em sua
infraestrutura e fluxos operacionais existentes", diz Peter Hafmar, Vice-Presidente e Chefe de Soluções Autônomas na
Scania Suécia.
A expectativa é que as soluções autônomas de hub a hub da Scania ajudem a aumentar a eficiência operacional de seus
clientes, reduzir suas emissões de transporte e melhorar a segurança rodoviária, ao mesmo tempo em que enfrentam a
crescente escassez global de motoristas.
Planejamento de expansão adicional do programa autônomo
O lançamento e o anúncio são a fase mais recente da jornada da Scania em veículos autônomos. A empresa, que já vem
testando soluções de transporte autônomo nas estradas suecas desde 2021, tem planos de expandir as operações piloto
com clientes em outros países europeus durante 2024.
"Ao expandir nosso programa autônomo de hub a hub, estamos assumindo uma posição de liderança na oferta de soluções
autônomas para nossos clientes", diz Peter Hafmar.
Caminhões Scania equipados com o sistema de direção autônoma de Nível 4 da Plus já estão sendo testados em estradas
públicas na Europa, com um motorista de segurança a bordo. As duas empresas irão pilotar operações comerciais com
frotas para então iniciar a produção em série e a implantação comercial global em escala.
"A Plus está muito feliz por ser selecionada pela Scania como sua parceira de longo prazo em tecnologia de
autonomia. Vamos aproveitar nossa experiência na implantação de nosso software de direção autônoma altamente modular
e flexível globalmente para ajudar a acelerar o desenvolvimento de caminhões autônomos de alto desempenho da Scania,
que serão integrados com segurança e facilidade nas operações dos clientes e implantados comercialmente em escala",
diz Shawn Kerrigan, COO e Co-Fundador da Plus.
Peter Hafmar acrescenta: "Vemos a autonomia como uma parte fundamental de nossa oferta para uma gama completa de
soluções de transporte seguras, eficientes e sustentáveis que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades
específicas de cada cliente, algo que é ainda mais fortalecido pela parceria do Grupo TRATON com a Plus."
E no Brasil?
Por aqui, já existe um modelo autônomo em fase de testes. O caminhão, que foi apresentado ao mercado brasileiro em
2022 durante a Agrishow, tem automação nível 2, ou seja, necessita da interação do motorista para realizar
acelerações, frenagens e manobras. O veículo foi desenvolvido para proporcionar mais produtividade e rentabilidade
para as operações de transbordo do segmento canavieiro, ou seja, para fazer o processo de transferência da carga de
um ponto a outro, rodando ao lado da colhedora de cana e recebendo toda a colheita para entregá-la ao outro veículo
que levará o ativo até a planta industrial. Além de reduzir perdas por pisoteamento de plantas durante a colheita, o
modelo também oferece uma significativa economia de combustível.
No Brasil, a gama do autônomo para transbordo tem opções do
P 280 nas configurações de roda 6x4 e 8x4 movidas a
diesel e uma versão 6x4 a gáse/ou biometano.
*Hub é um centro de logística em uma empresa de transportes, geralmente localizado em uma região estratégica para
otimizar a operação.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.