Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 20/01/2023
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]

A paixão pelo transporte falou mais alto

Conheça a história da empresária Francine Roman, CEO da Transportes Silvio, e entenda por que a paixão pelo transporte, quando é genuína, sempre fala mais alto
Quem é apaixonado pelo setor de transportes conhece bem a expressão “o diesel corre nas minhas veias”. Imagine, então, quem vive nesse universo desde que nasceu? Foi assim com Francine Roman, CEO da Transportes Silvio. “O transporte sempre esteve na minha vida. Desde que nasci meu pai já era empresário do transporte, eu cresci o acompanhando em meio aos caminhões, e isso foi se tornando uma paixão”, conta.
Mas, ao completar 17 anos, Francine decidiu seguir novos caminhos e saiu de sua cidade natal, Concórdia, em Santa Catarina, para estudar Direito. Morou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, se tornou advogada, atuou na profissão por 10 anos. mas o diesel que corria em suas veias e a paixão pelo transporte falaram mais alto. “Não teve jeito. Acabei voltando para assumir os negócios da família. A princípio voltei para criar o setor jurídico dentro da empresa, depois assumi como diretora jurídica até chegar a CEO da empresa, que é o cargo que ocupo hoje”, explica Francine.
A empresa tem como foco o transporte internacional de cargas refrigeradas e secas nos países do Mercosul. E ao contrário do que muitos podem pensar, ela não se intimida por ser mulher à frente da gestão estratégica de uma empresa internacional em um setor predominantemente masculino. “Ainda existe uma certa resistência, de forma sutil dá para sentir. A impressão é de que a mulher já tem que provar alguma coisa para estar ali, o que não é verdade porque somos muito competentes em tudo o que fazemos. Encaro essa resistência com muita naturalidade, vejo que isso tem mudado aos poucos e acredito muito na força das mulheres e na nossa competência”, ressalta Francine, que além de CEO da Transportes Silvio é também Diretora da ABTI – Associação Brasileira de Transportes Internacionais.
Tanto que na Transportes Silvio 50% dos cargos de gestão são exercidos por mulheres. “Na empresa trabalhamos muito as pessoas, temos mais de 50% de mulheres nos cargos de gestão e isso é algo que prezamos muito. Acredito que essa junção é muito importante, são pensamentos diferentes, visões que se completam e a companhia só tem a ganhar em resultados quando conseguimos criar um ambiente diversificado”, destaca.
Nesta entrevista, Francine fala um pouco mais sobre a sua história de paixão pelo transporte e os desafios de ser mulher e CEO de uma empresa do setor. Confira:

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333