Jornada Scania
[ Soluções de Transporte ] -- 24/05/2024
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Arquivo Transgobbi ]

Transgobbi: eficiência e economia com o Super 6x4

Com uma frota de 106 caminhões, 70% da marca Scania, a Transgobbi vem se destacando no setor siderúrgico e alcançando ótimos resultados em eficiência e economia de combustível com os novos 11 caminhões Scania Super
“Por que escolher Scania? Porque Scania é ‘a marca’. É mais fácil de revender, tem o melhor valor de revenda, é a marca mais renomada, tem uma ampla rede de concessionárias pelo Brasil e com os mecânicos mais especializados, então o motorista não passa aperto na estrada. E, para a nossa operação, é o modelo que está fazendo a melhor média. O Super ganha do NTG e o NTG ganha das outras marcas”, diz Mariluci de Lima Pinheiro, sócia diretora da Transgobbi
E olha que essa percepção vai além da admiração pela marca e parceria de longa data com a Scania: “Fizemos uma comparação entre quatro caminhões Super 6x4 e quatro modelo NTG. Nossa economia de combustível está na casa dos 8,5%”, conta Mariluci.
Esses resultados são fundamentais para uma operação que registra cerca de 800 mil quilômetros rodados todos os meses para transportar cargas com volume médio entre 45 e 50 mil toneladas. “O combustível representa o maior custo da nossa operação, então a economia de diesel hoje é prioridade em nossos controles e decisão de compra de uma ou outra marca” reforça Mariluci. “Mesmo na configuração 6x2 o Super me entrega 6% de economia de diesel”, complementa.
Especializada no ramo siderúrgico, a empresa atende as regiões Sul e Sudeste com uma frota de 106 caminhões, dos quais 70% são Scania. O Super faz parte desse time. “Adquirimos um caminhão Super ano passado para teste e hoje são 11 na frota: quatro na configuração 6x4 rodotrem e outros sete 6x2”, explica Mariluci.
A decisão pelo modelo veio após conhecer o caminhão na Fenatran, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas realizado em novembro de 2022. “Fui à Fenatran, fiz uma visita na fábrica da Scania e após isso coloquei no papel a seguinte conta: sou obrigada a comprar Euro 6 pela legislação, será que vale a pena pegar o Super? Se o modelo entrega o que está vendendo - e para nós está entregando – vale, porque essa economia é substancial em qualquer transportadora. Hoje vejo que a decisão foi acertada, pois realmente está sendo entregue o resultado que foi prometido”, revela.
E quando questionada sobre a chegada de novos Super na frota, Mariluci não esconde a preferência pelo modelo: “Temos o hábito de sempre renovar a frota e provavelmente vamos continuar com a preferência nos Super, tanto 6x2 como 6x4. O custo-benefício entre um Super e outro modelo ainda vale a pena, com essa diferença nos gastos de combustível”, ressalta.
Proximidade e parceria
É claro que junto dos veículos a Transgobbi também faz um trabalho próximo ao motorista. Afinal, é ele quem entrega, por trás do volante, resultados em economia e eficiência. “Temos uma pessoa que atua especificamente como instrutor de frota, além de um caminhão escola para motoristas. Também usamos mecanismos que nos ajudam a monitorar esses números e torná-los eficazes, como a telemetria, além do acompanhamento da equipe da concessionária”, detalha.
Tiago Oliveira, Gerente de Vendas de Soluções do Grupo Mevepi, responsável pelo atendimento ao cliente na região, acrescenta ainda a parceria com a marca como mais um fator que contribui para o crescimento da Transgobbi. “Conseguimos entender o que a Transgobbi precisa, apoiamos nas necessidades do dia a dia e sempre encontramos meios de trabalhar em conjunto nos momentos de ampliação e de renovação da frota. Temos uma sinergia muito grande e uma parceria duradoura e sólida por conta dessa transparência na relação. Buscamos entender o que a empresa precisa para oferecer a melhor solução para o negócio. É por essa visão compartilhada, inclusive, que a Transgobbi também é nosso cliente em outras soluções Scania, como Scania Banco e Scania Consórcio. São 40 anos da Transgobbi e 40 anos de parceria com a nossa marca”, afirma Tiago.
Mulheres no comando
Por falar nisso, Mariluci, que já atua na Transgobbi há 28 anos, é uma das empresárias que irá viajar com o Scania Consórcio por meio da promoção Super W. A iniciativa levará um grupo de mulheres que ocupam cargos de liderança no transporte para uma viagem para a Suécia, em que poderão conhecer a matriz da Scania, a empresa de tecnologia Ericsson e destacar o protagonismo feminino no setor.
“Ser mulher e empreendedora é um desafio. Para você ser respeitada como profissional, você tem que demonstrar que domina o assunto! Apesar de esse universo do transporte ainda ser muito masculino, eu não sinto que passo pela questão do machismo, me sinto respeitada. Vejo que na sucessão das empresas, das novas gerações, as mulheres estão vindo com protagonismo. Mas ainda hoje em muitas reuniões de alta gestão sou somente eu de mulher representando uma direção de transportadora. Acredito que a mulher está desmistificando esse mercado, mostrando que é tão capaz quanto os homens. Espero estar cumprindo o meu papel nessa jornada, representando outras mulheres e sendo espelho para que as mais novas entendam que sim, elas podem estar à frente de uma empresa do setor de transportes”, afirma.
Inovar, sem perder a essência
Na administração dos negócios, ao lado de Mariluci, está Patrick Gobbi, filho do fundador da Transgobbi, e pensando na próxima geração, Thyago Gobbi, filho de Clovis e Mariluci, está iniciando sua jornada na empresa. O jovem já participou, inclusive, do NXTGEN no Vale do Silício pelo Consórcio Scania.
Apesar de ter uma base familiar, a empresa não para de inovar. “Estamos inovando em profissionalismo, investindo muito em tecnologia - e nisso o Super se encaixa muito bem. Adquirimos um software, por exemplo, que controla gastos, rodagem e calibragem de pneus para termos mais eficiência em nossos custos. Temos um time que toca toda a operação com competência, transparência e agilidade, e todos os processos são auditados pela ISO 9001:2015”, detalha.
Mariluci também destaca a preocupação com a sustentabilidade. “É uma prioridade essencial para a Transgobbi, que reconhece o papel crucial na assertividade para a redução do impacto ambiental, implementando uma série de medidas e iniciativas desde a adoção de frotas de veículos mais eficientes em termos de combustível, sede da empresa com uma abordagem sustentável, incorporando tecnologias verdes e controle eficaz de emissão de fumaça, à participação no Programa de Logística Verde Brasil, o PLVB. Mas tudo isso sem perder a nossa essência, permanecendo como uma empresa que continua olhando olho no olho de cada colaborador”, orgulha-se a empresária.
Ao todo são 180 colaboradores, que atuam na matriz da Transgobbi localizada em Araquari, em Santa Catarina. A empresa também conta com filiais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333