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[ Sustentabilidade ] -- 25/04/2025
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito, Assessoria de Imprensa Scania Brasil / Fotos: Scania ]
Porto de Santos avança na descarbonização com caminhões movidos a gás
Na semana em que celebramos o Dia da Terra e o Climate Day, destacamos mais uma importante iniciativa no caminho para um futuro mais sustentável: a chegada de 35 novos caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) no Porto de Santos, em São Paulo. Com investimentos que somam R$ 40 milhões, o Tecon Santos dá um passo pioneiro no Brasil em direção a uma logística mais limpa e eficiente
O Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América do Sul, deu um passo
significativo em direção à sustentabilidade ao se tornar o primeiro terminal portuário do Brasil a operar com
caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC). A iniciativa é parte do compromisso da Santos Brasil com a
redução das emissões de CO2 e com a modernização de suas operações e contou com a parceria da Scania.
É, sem dúvida, um momento histórico para a diminuição das emissões no transporte portuário e da maturidade das
alternativas mais sustentáveis ao diesel.”
Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
É a primeira vez que a Scania fornece esse tipo de caminhão para transporte de contêineres dentro de um terminal
portuário, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Os novos 35 veículos são modelo P 340 e foram configurados
especificamente para a operação. Com motor de 9 litros e 340 cavalos de potência, além de uma transmissão de 14
marchas para conferir ainda mais eficiência nas operações, os caminhões chegam equipados com sistemas avançados
de segurança, como o freio auxiliar Retarder, e contam com um sistema eletrônico de coleta de dados resistente a
altas temperaturas, instalado pela Santos Brasil, que transmite ao motorista as instruções operacionais em tempo
real. O abastecimento da frota será realizado em um posto de gás natural em fase de implantação no próprio
terminal.
Compromisso com a sustentabilidade
A Santos Brasil é referência em operações portuárias e foi criada há 27 anos para operar o Tecon Santos, que
estima uma redução de até 20% nas emissões de CO2, comparado aos modelos a diesel atualmente em operação. Além
dos novos 35 caminhões movidos a GNC, o terminal atua com outros 140 caminhões a diesel, que serão substituídos
de forma progressiva por opções mais modernas e sustentáveis nos próximos anos.
A substituição de veículos a diesel é uma das várias ações dentro do plano de sustentabilidade da Santos Brasil,
que visa a neutralização das emissões até 2040. Em 2023, a empresa também deu um importante passo ao colocar em
operação oito guindastes elétricos (RTGs), que substituirão os modelos a diesel até 2031 e evitarão a emissão de
mais de 700 toneladas de CO2 por mês.
"Temos uma visão de desenvolvimento sustentável de longo prazo, em que o ser humano e o meio ambiente são
protagonistas. Nosso objetivo é sermos uma empresa cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores
práticas ESG, oferecendo serviços que atendam às expectativas da sociedade, clientes e usuários do porto",
afirma Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil.
Parceria histórica
Para a Scania, a parceria com a Santos Brasil também representa um marco importante. "Será a primeira operação
apenas com caminhões a gás em um porto da história do país. E, também não há operação similar utilizando
veículos da marca em qualquer outro país. É, sem dúvida, um momento histórico para a diminuição das emissões no
transporte portuário e da maturidade das alternativas mais sustentáveis ao diesel", afirma Alex Nucci, diretor
de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
"Da mesma forma que a Scania, a Santos Brasil tem a sustentabilidade no centro de suas ações. Essa operação
inédita trará inúmeros benefícios para a logística da empresa cumprir metas de descarbonização", conclui o
executivo da Scania.
Nosso objetivo é sermos uma empresa cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas ESG,
oferecendo serviços que atendam às expectativas da sociedade, clientes e usuários do porto.”
Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil.
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