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[ Sustentabilidade ] -- 04/11/2025
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito, Assessoria de Imprensa Scania Latin America / Fotos: Scania ]
De São Paulo a Belém, rumo à COP30
Mais de três mil quilômetros separam São Bernardo do Campo (SP) e Belém (PA). Mas, para Scania, SENAI-SP, Ultragaz, LOTS Group e Itaipu Norte, o caminho que leva até a COP30 vai muito além da distância - é uma rota que conecta inovação, educação e sustentabilidade
Na semana em que o mundo volta os olhos para Belém, no Pará, cidade-sede
da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas - a COP30, uma expedição
especial também vai chegar, com muito propósito, à capital paraense.
Partindo de São Paulo rumo ao Norte do Brasil, um caminhão Scania movido a
biometano está cruzando o país para levar até lá a Escola Móvel de
Economia Circular do SENAI-SP. A missão: mostrar, na prática, que é
possível unir tecnologia, parcerias e energia limpa para impulsionar a
transição para um futuro mais sustentável.
“O projeto mostra a distância que existe entre ambição e ação - aqui
concretizada em fazer a rota com uso de um combustível renovável”, diz
Patricia Acioli, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da
Operação Industrial da Scania. “Mais do que apontar os desafios de
infraestrutura, queremos levantar possibilidades, evidenciar eficiência
logística e mostrar que por meio de parcerias é possível escalar a
tecnologia e fortalecer o ecossistema de transporte e logística. Isso tudo
com um elemento educador e acessível relevante”, complementa.
O caminhão percorrerá mais de três mil quilômetros até o SENAI-PA, em
Belém, com uma parada especial em Brasília. A bordo, o espaço itinerante
do SENAI-SP oferece uma imersão nos conceitos da Economia Circular,
promovendo conscientização sobre o uso inteligente dos recursos e a
importância de repensar modelos de produção e consumo.
“Entre dezembro de 2024 e maio deste ano, percorremos 31 cidades do Estado
de São Paulo, levando conscientização sobre a necessidade de transformar
os modelos tradicionais de produção e consumo ao promover a economia
circular desde o design inteligente até a reutilização de materiais. E o
ponto final foi a participação no Fórum Mundial de Economia Circular,
realizado na capital paulista”, conta Getulio Rocha Junior, gerente de
Infraestrutura e Suprimentos do SENAI-SP. “Sensibilizar a sociedade sobre
a urgência de repensar comportamentos em prol da sustentabilidade é
essencial, um movimento que iniciamos no ano passado e que integra ações
práticas aos objetivos da COP30”, completa.
Energia limpa
Movido 100% a biometano — combustível renovável obtido a partir da
purificação do biogás, gerado por resíduos agrícolas, urbanos e lodo de
esgoto — o caminhão é abastecido pela Ultragaz, pioneira em soluções de
energia.
“Para a Ultragaz, fomentar parcerias que provoquem mudanças e promovam a
infraestrutura necessária para o uso do biometano é essencial para liberar
todo o potencial energético, capaz de posicionar o Brasil como referência
em descarbonização. Afinal, o biometano representa uma oportunidade
concreta de alavancar a redução de emissões de carbono de frotas pesadas e
indústrias, além de impulsionar a transição energética no país”, enfatizou
Erik Trench, Diretor de Gases Renováveis da Ultragaz.
Logística inteligente e parcerias pelo futuro
A operação conta com o apoio estratégico da LOTS Group, braço logístico da
Scania. O trajeto, que atravessa Sudeste e Centro-Oeste até chegar ao
Norte, será monitorado em tempo real pelo Centro de Comando Digital (DCC)
da empresa, garantindo eficiência, segurança e sinergia entre todos os
parceiros.
“A Rota para Belém é um passo decisivo para mostrar ao mundo que o Brasil
já tem condições de liderar a transformação para a logística sustentável.
Mais do que realizar a transição energética de frotas, neste projeto,
provamos que a eficiência nasce da combinação entre tecnologia,
inteligência de dados e a real colaboração entre empresas por meio da
dedicação e experiência de profissionais altamente capacitados. Ao lado de
parceiros como Scania, Ultragaz e SENAI-SP, levamos à COP30 um exemplo
concreto de que é possível rodar caminhões de ponta a ponta do país com
inovação, redução de emissões e impacto social positivo”, afirma Edson
Guimarães, CEO LATAM da LOTS Group.
E há mais um diferencial nesta jornada: o protagonismo feminino. A
motorista responsável por conduzir o caminhão da LOTS até Belém faz parte
do programa Elas no Volante, iniciativa que amplia a presença das mulheres
no transporte rodoviário de cargas. “Esse projeto é ainda mais especial
porque contará com o protagonismo de uma motorista da LOTS à frente de um
caminhão movido a biometano, simbolizando diversidade e inclusão em um
setor desafiador”, destaca Guimarães.
A concessionária Itaipu Norte, do Grupo WLM, também se une à iniciativa,
fortalecendo o papel da rede Scania no avanço da descarbonização em todo o
país.
“Participar deste movimento reforça nosso compromisso com um futuro mais
sustentável. A COP30 é um marco para reforçar que os setores de transporte
e logística podem liderar a transição para uma economia de baixo carbono,
e estar ao lado da Scania nos motiva a seguir fortalecendo esse papel”,
comentou Glaycon Dias, diretor regional da Itaipu Norte.
Educação e propósito na bagagem
Na estrada rumo à COP30, a Escola Móvel do SENAI-SP carrega mais que
conhecimento técnico: leva uma mensagem prática sobre o poder da
colaboração e da inovação para transformar o setor por meio de uma aula
imersiva sobre os principais conceitos da Economia Circular, desvendando
seus princípios, benefícios e possibilidades de transformação.
Em cada parada, a ação reforça que o futuro do transporte passa por
escolhas mais conscientes aqui e agora e que o Brasil tem potencial para
liderar essa mudança - até porque essa jornada, para a Scania, já começou.
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