Jornada Scania
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[ Sustentabilidade ] -- 26/11/2025
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Scania, Amazon e DHL testam caminhão 100% elétrico em rota de longa distância

Em celebração ao Dia do Transporte Sustentável, conheça o projeto que coloca a eletrificação pesada para rodar de verdade nas estradas brasileiras
No Dia do Transporte Sustentável, celebrado no dia 26 de novembro, retomamos por aqui um assunto que já vem movimentando o setor: o teste do caminhão Scania 100% elétrico que está cruzando as estradas paulistas em operações reais de longa distância. A iniciativa, que acontece em parceria com Amazon e DHL, promete mostrar, na prática, como a eletrificação pesada começa a ganhar espaço onde o desafio é maior — no coração da logística brasileira.
Mais do que uma experiência, esse projeto representa um passo concreto para mostrar que a eletrificação pode ir além das rotas urbanas, mas também sustentar operações de longa distância.
Na prática, o caminhão é recarregado no armazém logístico da Amazon, no centro de triagem Sort Center CGH7. De lá, ele parte para a base do parceiro transportador To Do Green.
Além disso, o teste faz parte de uma iniciativa maior: a Aliança Laneshift e-Dutra, anunciada oficialmente em 11 de novembro durante a COP 30, em Belém (PA). A ideia é criar um corredor 100% elétrico na rodovia Presidente Dutra (BR-116), conectando São Paulo ao Rio de Janeiro, com hubs de recarga ao longo do caminho.
Monitoramento e metas ambiciosas
O desempenho do caminhão será avaliado por seis meses por meio de telemetria, que vai coletar dados sobre consumo, eficiência energética e outros indicadores-chave.
“Queremos demonstrar que a eletrificação não está restrita à logística urbana: ela é uma solução viável e eficiente para o transporte de cargas pesadas e de longa distância. Este é um passo decisivo para acelerar a transição para o movimento de cargas com baixas emissões e avançar em nosso objetivo global de descarbonização”, afirma Saori Yano, Chefe de Sustentabilidade para Operações da Amazon Brasil.
Para a Scania, a eletrificação faz parte de um propósito claro: liderar a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. “A eletrificação de caminhões é uma jornada que está apenas começando e sabemos que o país ainda enfrenta desafios significativos de infraestrutura. É por isso que parcerias com grandes players globais como Amazon e DHL são verdadeiros marcos, não apenas por apontarem caminhos concretos para o futuro, mas também por gerarem aprendizados valiosos para todo o ecossistema de transporte”, ressalta Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
João Meneghetti, Diretor de Sustentabilidade da DHL Supply Chain para a América Latina, reforça a relevância do projeto para a logística verde: “Percursos mais longos são o nosso maior desafio, e é aqui que o impacto da descarbonização é mais significativo. Portanto, ao colocar este caminhão na estrada, estamos redefinindo o futuro da logística no Brasil e iniciando a implementação do corredor de transporte verde”, comenta o executivo.
O que vem pela frente
Se os resultados forem positivos, esse projeto piloto pode acelerar a implementação de um corredor rodoviário descarbonizado, com pontos de recarga pelo caminho e uma rede sustentável para o transporte de cargas pesadas. Esse tipo de iniciativa pode motivar novos investimentos — de empresas, do governo e até de investidores privados — e inspirar outros transportadores a repensarem suas frotas.
“Nosso papel é oferecer soluções que façam sentido dentro da realidade logística e energética do Brasil. Hoje, isso significa trabalhar com combustíveis de transição como gás natural, biometano e biodiesel, mas a eletrificação é a evolução natural desse movimento. Ela representa um transporte livre de CO2 e emissões de gases de efeito estufa, e essa é a direção para onde estamos avançando com determinação”, conclui Alex Nucci.
O caminhão por dentro
O Scania 30G 4×2 é o primeiro cavalo-mecânico 100% elétrico da marca no Brasil. Nos testes, o modelo vem alcançando uma autonomia média de cerca de 250 km, impulsionado por um motor elétrico de 300 kW, o equivalente a aproximadamente 410 cavalos de potência. Outro ponto importante é sua capacidade técnica: o conjunto pode operar com um PBTC de até 66 toneladas, permitindo aplicações de transporte robustas — exatamente o tipo de operação que ajuda a validar a tecnologia em condições reais de estrada.
Fontes:
Caminhões e Carretas:
Scania 100% elétrico está sendo testado em operações da Amazon e DHL no Brasil
Blog do Caminhoneiro:
Scania 30G 4x2 elétrico faz rota de longa distância em São Paulo - Blog do Caminhoneiro
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