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No Dia do Transporte Sustentável, celebrado no dia 26 de novembro,
retomamos por aqui um assunto que já vem movimentando o setor: o teste do
caminhão Scania
100% elétrico
que está cruzando as estradas paulistas em operações reais de longa
distância. A iniciativa, que acontece em parceria com Amazon e DHL,
promete mostrar, na prática, como a eletrificação pesada começa a ganhar
espaço onde o desafio é maior — no coração da logística brasileira.
Mais do que uma experiência, esse projeto representa um passo concreto
para mostrar que a eletrificação pode ir além das rotas urbanas, mas
também sustentar operações de longa distância.
Na prática, o caminhão é recarregado no armazém logístico da Amazon, no
centro de triagem Sort Center CGH7. De lá, ele parte para a base do
parceiro transportador To Do Green.
Além disso, o teste faz parte de uma iniciativa maior: a Aliança Laneshift
e-Dutra, anunciada oficialmente em 11 de novembro durante a COP 30, em
Belém (PA). A ideia é criar um corredor
100% elétrico
na rodovia Presidente Dutra (BR-116), conectando São Paulo ao Rio de
Janeiro, com hubs de recarga ao longo do caminho.
Monitoramento e metas ambiciosas
O desempenho do caminhão será avaliado por seis meses por meio de
telemetria, que vai coletar dados sobre consumo, eficiência energética e
outros indicadores-chave.
“Queremos demonstrar que a eletrificação não está restrita à logística
urbana: ela é uma solução viável e eficiente para o transporte de cargas
pesadas e de longa distância. Este é um passo decisivo para acelerar a
transição para o movimento de cargas com baixas emissões e avançar em
nosso objetivo global de descarbonização”, afirma Saori Yano, Chefe de
Sustentabilidade para Operações da Amazon Brasil.
Para a Scania, a eletrificação faz parte de um propósito claro: liderar a
mudança para um sistema de transporte mais sustentável. “A eletrificação
de caminhões é uma jornada que está apenas começando e sabemos que o país
ainda enfrenta desafios significativos de infraestrutura. É por isso que
parcerias com grandes players globais como Amazon e DHL são verdadeiros
marcos, não apenas por apontarem caminhos concretos para o futuro, mas
também por gerarem aprendizados valiosos para todo o ecossistema de
transporte”, ressalta Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções da Scania
Operações Comerciais Brasil.
João Meneghetti, Diretor de Sustentabilidade da DHL Supply Chain para a
América Latina, reforça a relevância do projeto para a logística verde:
“Percursos mais longos são o nosso maior desafio, e é aqui que o impacto
da descarbonização é mais significativo. Portanto, ao colocar este
caminhão na estrada, estamos redefinindo o futuro da logística no Brasil e
iniciando a implementação do corredor de transporte verde”, comenta o
executivo.
O que vem pela frente
Se os resultados forem positivos, esse projeto piloto pode acelerar a
implementação de um corredor rodoviário descarbonizado, com pontos de
recarga pelo caminho e uma rede sustentável para o transporte de cargas
pesadas. Esse tipo de iniciativa pode motivar novos investimentos — de
empresas, do governo e até de investidores privados — e inspirar outros
transportadores a repensarem suas frotas.
“Nosso papel é oferecer soluções que façam sentido dentro da realidade
logística e energética do Brasil. Hoje, isso significa trabalhar com
combustíveis de transição como gás natural, biometano e biodiesel, mas a
eletrificação é a evolução natural desse movimento. Ela representa um
transporte livre de CO2 e emissões de gases de efeito estufa, e
essa é a direção para onde estamos avançando com determinação”, conclui
Alex Nucci.
O caminhão por dentro
O
Scania 30G 4×2
é o primeiro cavalo-mecânico
100% elétrico
da marca no Brasil. Nos testes, o modelo vem alcançando uma autonomia
média de cerca de 250 km, impulsionado por um motor elétrico de 300 kW, o
equivalente a aproximadamente 410 cavalos de potência. Outro ponto
importante é sua capacidade técnica: o conjunto pode operar com um PBTC de
até 66 toneladas, permitindo aplicações de transporte robustas —
exatamente o tipo de operação que ajuda a validar a tecnologia em
condições reais de estrada.
Fontes:
Caminhões e Carretas:
Scania
100% elétrico
está sendo testado em operações da Amazon e DHL no Brasil
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