“Para mim, caminhão é Scania, o resto é veículo de mercado.”
Eduardo Vieira, proprietário da Rodobio
A experiência moldou o futuro da empresa. “No centro de demonstração da fábrica tinha um S 730, um caminhão vermelho
rubi. Eu cheguei a tirar foto com ele e nem imaginava que seria a cor da minha frota”, conta. “No final desse mesmo
ano eu decidi comprar um caminhão seminovo para ingressar com a transportadora. Fiz uma negociação com um parceiro
de negócios e quando fui até o local para retirar o veículo, o caminhão era vermelho rubi. Com esse veículo,
resolvemos o problema de um cliente em Jundiaí que tinha um gargalo logístico, captamos o cliente para a Raízen e
viramos case de sucesso em logística lá dentro”, orgulha-se Eduardo.
Padrão Rodobio
De lá pra cá outros Scania vieram e a cor vermelho rubi permaneceu, se tornando um padrão para a frota da já fundada
RodoBio. “A cor do caminhão virou um reconhecimento da RodoBio”, reforça Eduardo. Além da cor, a qualidade do
trabalho também foi fundamental para a empresa chegar até aqui. “Crescemos porque entendi um nicho de mercado que
não estava sendo bem explorado. Além do etanol, meu foco hoje é atender o mercado ‘food grade’, no transporte de
granel líquido de grau alimentício. Levamos produtos como vinhos, sucos, fermentados e bioprodutos do Rio Grande do
Sul e Santa Catarina para São Paulo. Entendemos que poderíamos qualificar melhor este mercado, ofertando garantia de
segurança, motoristas bem instruídos, certificações, cursos, treinamentos, isso foi se refletindo na nossa operação
e começamos a ter e oferecer cada vez mais uma frota alinhada a esse perfil”, detalha.
Com esse olhar e uma frota em constante crescimento, Eduardo foi atrás do melhor para sua operação. Em 2023,
adquiriu os primeiros Scania Super 460R, um caminhão que provou ser uma escolha excepcional. “Fazemos uma média de
3,18 quilômetros por litro com esse modelo na carreta 4 eixos, o que é excelente, principalmente sendo o custo do
diesel o maior gargalo do transporte. Então é um modelo que me entrega rentabilidade. Conhecemos outras marcas e
sabemos que não chegam a esse resultado, por isso sou defensor da marca e do modelo. Para mim, caminhão é Scania, o
resto é veículo de mercado”, destaca Eduardo.
Atualmente já são três unidades do Super 460R e outros 10 veículos Scania na frota, além de um caminhão de cunho
sentimental. Mas a RodoBio não para por aí. “Temos o objetivo de buscar mais 10 Super ainda esse ano”, revela o
empresário. “Zelamos de ponta a ponta a nossa operação com caminhões. E dentro dessa operação dedicada eu escolhi a
Scania porque acredito que é a marca que atende meus anseios não só como transportador, mas como pessoa que tenta
fazer o melhor para o mundo”, conclui Eduardo.