Para mim, caminhão é Scania, o resto é veículo de mercado.”
Eduardo Vieira, proprietário da Rodobio
A experiência moldou o futuro da empresa. “No centro de demonstração da fábrica tinha um S 730, um caminhão vermelho
rubi. Eu cheguei a tirar foto com ele e nem imaginava que seria a cor da minha frota”, conta. “No final desse mesmo
ano eu decidi comprar um caminhão seminovo para ingressar com a transportadora. Fiz a negociação com a Brasdiesel e
quando fui até o local para retirar o veículo, o caminhão era vermelho rubi. Com esse veículo, resolvemos o problema
de um cliente em Jundiaí que tinha um gargalo logístico, captamos o cliente para a Raízen e viramos case de sucesso
em logística lá dentro”, orgulha-se Eduardo.
Padrão Rodobio
De lá pra cá outros Scania vieram e a cor vermelho rubi permaneceu, se tornando um padrão para a frota da já fundada
Rodobio. “A cor do caminhão virou um reconhecimento da Rodobio”, reforça Eduardo. Além da cor, a qualidade do
trabalho também foi fundamental para a empresa chegar até aqui. “Crescemos porque entendi um nicho de mercado que
não estava sendo bem explorado. Além do etanol, meu foco hoje é atender o chamado “food grade”, no transporte de
granel líquido de grau alimentício. Levamos produtos como vinhos, sucos fermentados, vinagre do Rio Grande do Sul
para São Paulo. Entendemos que poderíamos qualificar melhor este mercado, ofertando garantia de segurança,
motoristas bem instruídos, certificações, EPIs, cursos, treinamentos, isso foi se refletindo na nossa operação e
começamos a ter e oferecer cada vez mais uma frota alinhada a esse perfil”, detalha.
Com esse olhar e uma frota em constante crescimento, Eduardo foi atrás do melhor para sua operação. Em 2019,
adquiriu o primeiro Super R 460, um caminhão que provou ser uma escolha excepcional. “Fazemos uma média de 3,18
quilômetros por litro com esse modelo, o que é excelente, principalmente sendo o custo do diesel o maior gargalo do
transporte. Então é um modelo que me entrega rentabilidade. Conhecemos outras marcas e sabemos que não chegam a esse
resultado, por isso sou
defensor da marca e do modelo. Para mim, caminhão é Scania, o resto é veículo de mercado”, destaca Eduardo.
Atualmente já são três unidades do Super R 460 e outros 10 veículos Scania na frota, além de um caminhão de cunho
sentimental. Mas a Rodobio não para por aí. “Temos o objetivo de buscar mais 10 Super ainda esse ano”, revela o
empresário. “Zelamos de ponta a ponta a nossa operação com caminhões. E dentro dessa operação dedicada eu escolhi a
Scania porque acredito que é a marca que atende meus anseios não só como transportador, mas como pessoa que tenta
fazer o melhor para o mundo”, conclui Eduardo.