Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Fazendo História ] -- 28/06/2022
[
Texto: Assessoria de Imprensa Scania Brasil e Scania Latin America / Fotos: Scania ]
Scania comemora 65 anos de história no Brasil sustentando o futuro como propósito
Fabricante chegou em 1957 no Brasil e desde então vem revolucionando o mercado com produtos, serviços e soluções para tornar a operação do cliente mais rentável
A Scania, empresa conhecida por seu pioneirismo e inovação na indústria automotiva, celebra, no próximo sábado (2 de
julho), 65 anos de presença no Brasil. Foi o mercado nacional que recebeu a primeira fábrica fora da Suécia, sua
matriz, em 1962, e onde se tornou referência de soluções que propiciam rentabilidade e disponibilidade para clientes
de caminhões, ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia.
“Estamos comemorando esse Jubileu de Safira com nossos colaboradores e ao lado da nossa competente rede de
concessionárias. São mais de 23 mil dias de Brasil, tendo em cada segundo o cliente em primeiro lugar. Na busca
incansável por oferecer as soluções mais adequadas para gerar a máxima rentabilidade, que por consequência trará
muito mais disponibilidade para tornar a operação de qualquer perfil de cliente mais eficiente”, afirma Fábio Souza,
vice-presidente e diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Nesses próximos anos, vamos seguir
conduzindo a Scania na liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável, pois sustentar o futuro
é o nosso propósito.”
“A Scania tem uma história de conexão profunda com o Brasil, com o povo brasileiro. Nossos caminhões e ônibus estão
presentes nas estradas, nos jornais, nas revistas, em fotos, livros, vídeos, portais e redes sociais, ajudando o
progresso brasileiro ao longo dessas seis décadas. Estamos marcados neste contexto, o que nos enche de orgulho”, diz
Souza. “Outro marco da nossa atuação é o relacionamento com o cliente: estamos e estaremos sempre ao lado dele. São
gerações de desbravadores transportadores e de operadores de ônibus que expandiram empresas, prosperaram suas vidas,
das suas famílias e de milhares de colaboradores em virtude dos empregos que geraram. Além dos autônomos, que
carregam o Brasil sobre rodas “Estamos comemorando esse Jubileu de Safira com nossos colaboradores e ao lado da
nossa competente rede de concessionárias. São mais de 23 mil dias de Brasil, tendo em cada segundo o cliente em
primeiro lugar. Na busca incansável por oferecer as soluções mais adequadas para gerar a máxima rentabilidade, que
por consequência trará muito mais disponibilidade para tornar a operação de qualquer perfil de cliente mais
eficiente”, afirma Fábio Souza, vice-presidente e diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
“Nesses próximos anos, vamos seguir conduzindo a Scania na liderança da transição para um setor de transporte mais
sustentável, pois sustentar o futuro é o nosso propósito.”
A história da Scania no Brasil começou em 1957, quando a empresa ainda carregava o nome Scania-Vabis do Brasil S/A.
Na época, os veículos vinham desmontados da Suécia e ficavam sob responsabilidade da Vemag, marca que os
comercializava em São Paulo. A partir da década de 1960, a Scania passou a produzir integralmente seus caminhões e
ônibus na fábrica inaugurada em 1962 em São Bernardo do Campo (SP), polo da industrialização nacional.
A linha do tempo da Scania no Brasil é marcada por diversos pioneirismos, destaques e lançamentos. A revolução do L
75, em 1958, que mudou o conceito da oferta de caminhão no país; a introdução da direção hidráulica, em 1963, no
ônibus B76; a suspensão pneumática no eixo traseiro dos ônibus, em 1968; a nova revolução com a chegada dos
“Jacarés”; o primeiro ônibus com motor traseiro (BR 115) no ano de 1972; a inauguração da cabina “cara-chata” com o
LK 140 em 1974; o primeiro articulado do país (B 111 RS), em 1978; o lançamento do intercooler, em 1983; a
transformação do conceito de caminhão com a chegada da Série 3, em 1991, até hoje uma das mais lembradas; a
apresentação do chassi 8x2 (1998) são alguns dos destaques.
O ano de 1998 marca ainda a introdução de outras duas novidades no mercado: o freio auxiliar Retarder e a injeção de
combustível totalmente eletrônica. Já em 1999, foi a vez da chegada do L94 UB, o primeiro ônibus urbano de piso
baixo. Em 2001, dois pioneirismos: a caixa automatizada Opticruise e o ônibus de 15 metros; no mesmo período, um
novo jeito de pensar e fazer Serviços, sem precedentes na indústria, é implantado; a nova elevação do patamar de um
caminhão, em 2007, com a chegada da família P, G e R, e de ônibus com a Série K, no ano seguinte. Em 2011,
importantes contribuições ao meio ambiente: a marca passa a comercializar os motores Euro 5, com a venda dos
primeiros ônibus a etanol e o lançamento na América Latina do caminhão movido a este combustível. Em 2015, aconteceu
o lançamento do ônibus biarticulado, o primeiro com motor dianteiro; o ano de 2016 foi marcado pela chegada do
primeiro ônibus nacional movido a GNV e/ou biometano. Em 2017, a apresentação dos Serviços Conectados Scania e do
revolucionário e pioneiro programa de manutenção com planos flexíveis. Em 2018, veio o lançamento da Nova Geração de
Caminhões, que entrega uma economia de combustível de até 20% em comparação à geração anterior. Junto da novidade,
foi implementado um novo formato de vendas de soluções de transporte, com base no conceito Tailor Made For
Application (TMA), que personaliza ainda mais a experiência do cliente e permite a entrega da solução ideal para a
operação de cada cliente.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.