Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 14/04/2022
[ Texto: Newsroom Scania, 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]
Scania investe cerca de um bilhão de coroas suecas em nova pista de testes na Europa para veículos autônomos e elétricos
Há um rápido desenvolvimento de veículos autônomos e elétricos. A Scania planeja, portanto, mais investimentos em Södertälje, na Suécia: uma nova pista de testes onde os futuros veículos serão testados e conduzidos como parte das operações de pesquisa e desenvolvimento da Scania.
“Nossa ambição é ser líder na eletrificação de veículos pesados e fortalecer nossa capacidade em veículos autônomos ao longo do tempo. Serão necessários grandes investimentos para permanecer na vanguarda. Avaliamos e examinamos a possibilidade de construir uma pista de teste adaptada para veículos futuros para atender à demanda em autonomia e eletrificação que vemos a caminho”, diz Anders Williamsson, Chefe de Operações Industriais da Scania.
A Scania concluiu recentemente uma nova fundição e está em andamento o trabalho com um novo prédio para montagem de baterias, ambos localizados em Södertälje. Agora, a Scania planeja mais um investimento de cerca de 975 milhões de coroas suecas, e desta vez trata-se de uma nova pista de testes, bem como uma extensão das existentes.
“Continuamos a investir localmente em Södertälje, para estarmos próximos de toda a cadeia com produção, desenvolvimento e testes. É vital para a Scania, mas também importante para o grupo de veículos na região metropolitana de Estocolmo e para a capacidade da Suécia de liderar o desenvolvimento de soluções de transporte sustentáveis”, diz Williamsson.
Se a candidatura da Scania ao Conselho Administrativo do Condado (Länsstyrelsen) for aceita, a ambição é iniciar os trabalhos em 2022, e espera-se que isso dure até pelo menos 2026.
Mas, e o Brasil?
É claro que você deve estar se perguntando quando essa tecnologia chegará ao Brasil ou será testada por aqui. Afinal, a Scania não para de inovar e o transporte pede por soluções cada vez mais rentáveis e sustentáveis. Mas essa inovação também precisa acompanhar e respeitar as particularidades dos mercados – e isso envolve as legislações, o desenvolvimento e a infraestrutura de cada país. É por isso que vemos tantas tecnologias serem aplicadas no transporte lá na Europa e nem todas elas chegarem, ao mesmo tempo, aqui no nosso Brasil.
“Infelizmente, são inúmeros desafios até chegar à realidade do elétrico em questões como investimento inicial, geração e distribuição da rede elétrica preparada para alta demanda (frota), geração da energia elétrica (fontes limpas) e descarte ou reciclagem e capacidade de vida útil das baterias. O veículo elétrico é o caminho do futuro, sim, mas o "Aqui e Agora" para o Brasil é o gás, o que mais se aproxima do bolso do transportador”, explica Silvio Munhoz, Diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
O executivo falou sobre o tema no último episódio do PodScania, ressaltando como essas tecnologias irão conviver entre si em uma matriz energética múltipla, também no Brasil.
Por aqui, portanto, a Scania segue sua jornada em seu ciclo de investimentos – R$ 1,4 bilhão de 2021 a 2024 – para tornar a fábrica ainda mais moderna, 4.0 e globalizada para receber o Euro 6. Para a linha movida a gás, que também figura entre as opções do transporte europeu, foram investidos R$ 21 milhões na planta localizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333