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[ Mobilidade ] -- 04/04/2023
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito, Assessoria de Imprensa Scania Brasil / Foto: Scania ]
Como fica o segmento de ônibus em 2023
Saiba quais são as perspectivas da Scania para o segmento de ônibus em 2023, tanto no mercado rodoviário como no urbano e fretamento
Seja para viajar e rever a família ou os amigos, seja para ir ao trabalho ou se deslocar dentro da cidade, a verdade
é que viajar de ônibus esteve bem complicado nos últimos três anos. Em virtude da pandemia de Covid-19, o segmento
de ônibus urbano e rodoviário ficou mais retraído, afinal eram muitas as restrições para os passageiros e os
operadores do setor. Mas e agora, neste período pós-pandêmico, a tendência é de retomada? O que se espera para o
segmento em 2023? Como será o comportamento do usuário após uma demanda tão reprimida?
A Revista Jornada conversou com Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade e Potência da Scania
Operações Comerciais Brasil, e esclareceu essas e muitas outras dúvidas sobre o segmento de ônibus. Neste bate-papo,
Celso também fala sobre a sustentabilidade do setor, a eletrificação do segmento, a Nova Geração de ônibus Scania
Euro 6 e ainda conta o que a marca espera para este mercado em 2023. Confira!
Qual é a perspectiva da Scania para o segmento de rodoviários?
Estamos com uma carteira muito boa, as grandes empresas rodoviárias estão comprando Scania. Estamos otimistas para o
ano. Mas, ainda não há uma previsão mais concreta de aumento em relação ao mercado de 2022. A necessidade de rodagem
está igual ao período pré-pandêmico, o que nos dá um sinal claro de que o cliente está interessado. A grande maioria
da carteira está com o 6x2, depois o 8x2 e por último o 4x2. Estamos nos posicionando muito bem nos segmentos e
nichos estratégicos.
Com o fim das restrições impostas pela pandemia, como ficam os mercados de urbano e fretamento?
Os operadores urbanos foram os que mais sofreram com a pandemia, sem dúvida. Ainda deve levar mais um tempo para uma
recuperação mais robusta do segmento, mas estamos confiantes com nossas soluções. Temos uma parceria de sucesso com
a Eletra, Caio e Weg em uma espécie de modelo elétrico que está fazendo muito sucesso. Estamos acompanhando este
movimento. E, o gás continua sendo um grande foco nosso. Teremos várias demonstrações ao longo do ano como uma
alternativa entre o elétrico e o diesel. Estamos percebendo um questionamento de muito interesse dos órgãos gestores
pelo nosso produto a gás. A nossa solução 15 metros está sendo cada vez mais estudada para a substituição dos
articulados.
Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade e Potência da Scania Operações Comerciais Brasil
Quais serão os principais desafios deste ano?
Neste momento, a falta de crédito ainda é um fator que está impactando a postergação de algumas compras. Mas, ao
longo dos meses o mercado vai sendo estabilizado e estamos confiantes. Estamos com nossos Serviços Financeiros à
disposição para apoiar o cliente em sua operação.
E o abastecimento de semicondutores e outros componentes na linha de ônibus também poderá ser um desafio ou isso já
se normalizou?
Vemos uma tendência mais positiva e de maior estabilidade na cadeia produtiva neste ano e seguimos trabalhando
próximos aos nossos fornecedores para minimizar eventuais impactos e garantir as entregas para nossos clientes.
Como o mercado está enxergando a chegada da linha Euro 6? Essa mudança de fase do Proconve P8 pode atrapalhar a
retomada do setor?
Temos certeza de que a Nova Geração de Ônibus Euro 6 será um sucesso. Nosso lançamento vai atender as normas de
redução de emissões, aumentar a segurança e o conforto e ainda economizar mais combustível colocando mais dinheiro
no bolso do operador. A nova linha chegou com soluções completas de produtos e serviços para resolver as diferentes
necessidades dos clientes. Aliando a correta especificação do produto, conectividade,treinamento dos motoristas e
manutenção adequada. Ou seja, a Nova Geração de ônibus oferece um custo total de operação imbatível.
Quais as principais novidades dessa Nova Geração? O que muda em termos de tecnologia e economia de combustível?
Desenvolvemos uma linha baseada em três pilares: sustentabilidade, rentabilidade e segurança. Estamos trazendo para
o Brasil a geração mais recente da Europa e que representa uma evolução para as linhas focadas em ônibus no país. As
principais novidades da Série K Scania são: motores com sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake (troca de
marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de
pedestres), atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise (rodoviários) e ZF EcoLife 2 (urbanos), chassi mais
leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8x2 com 500cv
(maior potência do mercado) e área do motorista redesenhada e aprimorada (painel, volante e pedais). Já em serviços,
a Scania traz a pioneira manutenção com planos flexíveis (redução no custo de reparos em até 25%), o Control Tower
(até 30% de diminuição no tempo de parada) e o Scania Zone (monitoramento mais personalizado da frota e que permite
controlar a média de velocidade em trechos críticos). Os novos modelos estarão disponíveis numa vasta gama de trens
de força e vão proporcionar até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e
1% da caixa automatizada Scania Opticruise –, e de até 10% nos urbanos, sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 3% da caixa
automática ZF EcoLife 2, além de baixos níveis de emissões e de ruídos.
E o modelo Euro 5, a Scania continuará produzindo esse tipo de chassi?
A Scania introduziu uma Nova Geração de ônibus a partir deste ano, e seguimos com a oferta de Euro 3, Euro 5 e Euro
6 para cumprir com as diferentes demandas legais dos mercados que atendemos globalmente. Esse movimento é coordenado
pela nossa área de exportação.
Como a Scania avalia o avanço da eletrificação no mercado de ônibus? Tem ônibus elétrico da Scania no Brasil ou há a
previsão de chegada do modelo?
A Scania não está vendendo caminhões ou ônibus elétricos no Brasil, diferente da realidade da Europa. Estamos
mantendo firme nosso propósito de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável iniciado na
Europa, em 2016. Desde então, a evolução da agenda da sustentabilidade vem sendo com nossos modelos movidos a GNV
(gás natural veicular) e/ou biometano. A maturidade do mercado é essencial para os avanços que planejamos para os
próximos anos. O investimento certo do cliente hoje representará um transporte mais seguro, eficiente e menos
poluente.
Embora não esteja vendendo elétricos no Brasil, a marca está preparada para atender a essa demanda do mercado?
A Scania tem a linha elétrica disponível, na Europa. Para a introdução de uma tecnologia no mercado, precisamos
levar em consideração três aspectos: a tecnologia do produto, a tecnologia do combustível e a distribuição desse
combustível. No caso de veículos elétricos, é preciso uma rede de carregamento para todo o país e o aumento da
oferta de eletricidade para atender a demanda de uma frota. Além disso, ainda há discussões sobre o descarte das
baterias e seu impacto ambiental. É preciso lembrar que o momento oportuno para vender no Brasil será quando a
tecnologia fizer sentido para a operação dos nossos clientes do ponto de vista econômico e ambiental, ou seja,
veículos elétricos no país demandam um equilíbrio entre a maturidade da tecnologia e seus custos de operação,
manutenção e carregamento, com uma infraestrutura robusta e que dê segurança energética. Neste momento, enxergamos
que há um grande potencial para o gás natural e o biometano no Brasil, como ponte na transição para o ecossistema de
transporte e logística livre de carbono. Portanto, o veículo elétrico é o caminho do futuro, sim, mas o ´Aqui e
Agora’ para o Brasil é o gás. Na Europa, já temos nossas opções elétricas, híbridas e também a gás.
Por falar nisso, a Scania já tem encomendas de ônibus Euro 6 e movidos a gás natural?
Já temos encomendas sim, e entregas sendo feitas e outras programadas, num processo normal de mercado. Para o
mercado brasileiro, ainda não temos venda confirmada do veículo a gás, neste momento, mas estamos recebendo muitas
consultas. Começamos uma demonstração metropolitana em
Curitiba, em março, e deveremos ter outra com ônibus
rodoviário em breve, em São Paulo. São ações que vão ajudar a gerar ainda mais interesse de clientes, pois vão
presenciar de perto os benefícios que oferecemos com a solução Scania.
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