Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Fazendo História ] -- 04/07/2022
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Scania ]
Scania: uma paixão que completa 65 anos
Um encontro para falar de paixão: pelo transporte, pelos caminhões, pela marca Scania. Confira os melhores momentos da live que fechou, com chave de ouro, a programação da Semana da Paixão Scania.
Paixão. É o que move a Scania ao desenvolver cada solução para o transporte. É o que você vê em todo caminhão,
ônibus, motor ou serviço da marca. É o que cada colaborador da empresa emana ao se dedicar em seu dia a dia de
trabalho, o que cada cliente sente ao ver melhoria na rentabilidade de sua operação com as soluções da marca, o que
cada motorista compartilha ao dirigir pelas estradas do Brasil. Todas essas faces da paixão pela Scania fizeram
parte da última live de comemoração pelos 65 anos da Scania no Brasil.
O encontro começou mostrando todos os detalhes da nova edição
comemorativa desenvolvida para esse ano tão especial.
Nivea Silva, Gerente de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, apresentou os destaques, mas também falou da relação
de paixão da marca no dia a dia com os clientes. “É um orgulho pra gente perceber que a nossa relação de tradição e
confiança está presente em todas as nossas soluções”, mencionou.
E já que o assunto é paixão, nada mais justo do que trazer para o palco o cliente que comprou a primeira unidade
dessa nova máquina dos sonhos. Fabio Marcos Moro é diretor da Mendes Transportes, empresa de Tocantins, atendida
pela Casa Scania MCM de Araguaína, foi o primeiro a adquirir o caminhão comemorativo de 65 anos – por paixão e por
contabilizar muitos bons resultados com a Scania no decorrer dos anos de parceria com a marca. “Sempre tive vontade
de ter um caminhão de série especial e esse ano conseguimos comprar a de 65 anos. Agradeço a parceria com o Thiago
da MCM, que nos atende tão bem. Essa máquina vai rodar do grão ao calcário: irá carregada do Tocantins, com
calcário, para o Mato Grosso, de onde retorna com grãos”, explicou. “Sou ‘Scaneiro’ desde pequeno e gosto muito da
marca pela economia que oferece e conforto para dirigir, além da parceria com a concessionária, a MCM, sempre me
ajudando e trazendo oportunidades”, completou.
Essa história de parceria também permeia a relação de Junior Moreira, proprietário da Tocantins Transportes, outro
convidado que participou do primeiro bloco da live. “Começamos a parceria com a Scania em 1994, tínhamos apenas
ônibus com motor dianteiro. As estradas foram melhorando e começamos a aderir veículos com motor traseiro. Percebo
mais economia com a Scania do que com veículos das outras marcas, além da durabilidade maior, que é comprovada
dentro da nossa empresa. Hoje somos 100% Scania e queremos que essa parceria seja cada vez mais duradoura”, destacou
Junior.
Para a Scania, essa parceria independe do desafio pelo qual passa o transportador. “O que temos feito desde o início
da pandemia e da crise internacional que vivemos, com escassez de componentes e aumento de diesel, é que temos
trabalhado muito próximos dos nossos clientes, fazendo uma análise mais completa da operação dele, rota, trabalho,
mostrando o que nós podemos entregar em termos de solução para reduzir o custo operacional e aumentar a
rentabilidade”, destaca Silvio Munhoz, que assume, a partir de agosto, o desafio de liderar as Operações Comerciais
da Scania no Brasil. “É uma emoção imensa estar há tanto tempo na Scania, ter vivido intensamente essa paixão junto
com concessionários e clientes do Brasil e exterior. A paixão pela Scania extrapola a nação Brasil. E assumir essa
nova responsabilidade é motivo de orgulho por saber que poderemos contribuir ainda mais para sedimentar e crescer a
paixão que nos envolve e motiva tanto e levar para os nossos clientes a melhor solução que temos disponível”,
reforça Munhoz.
De onde vem a sua paixão pela Scania?
No segundo bloco desse encontro, mais convidados fizeram parte da comemoração dos 65 anos da Scania. Clientes,
motoristas, fãs da marca e colaboradores puderam dar o seu depoimento e contaram para o público de onde vem a sua
paixão pela Scania.
Para Paulo Cesar Lopes, diretor da Alimentos Lopes, a paixão vem desde a infância. “A Scania não faz sucesso só
hoje, mas há 65 anos. A minha paixão vem da infância, dos pais e tios que trabalharam com a marca, uma das maiores
do mercado brasileiro. Hoje temos um resultado fenomenal, tanto em economia de combustível como pelo bom
relacionamento com o time de pós-vendas da rede de concessionárias. Sem dizer a motorização. Quando você liga um
caminhão Scania, você se sente diferente, é de arrepiar!”, comentou. A Alimentos Lopes, criada em 1994, possui
atualmente 26 Scania na frota e atua com produção e transporte de produtos ligados à cultura da mandioca.
Já para Cesar Augusto, apaixonado pela Scania e motorista da Transportadora Vale do Sol, o sentimento é de pertencer
a uma família. “Na Vale do Sol somos uma família, assim como vemos na Scania. Tenho quase 25 anos de convivência com
o fundador da empresa, ele é como um pai para mim. Para se ter uma ideia, o uniforme da nossa empresa tem o emblema
da Scania. E a equipe da Rota Oeste, uma casa de amigos, que atende a gente muito bem. Então uma coisa vai puxando a
outra e como somos apaixonados, isso está no coração”, disse. A Vale do Sol tem frota 100% Scania: são 15 caminhões,
entre os quais seis são do modelo R450 da Nova Geração.
Jorge Parente, da Simeira Logística, representou ainda o grupo Apaixonados por Scania. “A minha admiração vem desde
a primeira edição do Jubileum em 1991 e outras edições que fazem parte dessa história da Scania. Mas essa paixão vem
se fortalecendo cada vez mais. É visível nas estradas a liderança da Scania em todas as rodovias que a gente
percorre. É unânime também como todos parabenizam a economia de combustível da Scania e o treinamento que a marca
oferece para os profissionais, o que faz com que eles saibam utilizar a ferramenta da forma ideal. Todo esse
conjunto de motivos se transformam em paixão por essa marca tão querida”, revelou.
A Scania é o caminho
Antes do brinde oficial de celebração, mais dois convidados especiais puderam relatar a sua história de envolvimento
e paixão pela marca. Helio Matias é vice-presidente de Logística do Grupo Ambipar e ao ser surpreendido com uma foto
de seu pai, que também se chama Helio, à frente do L 76 que fez parte da sua história de vida, fez uma verdadeira
viagem no tempo. “Quando vejo essa foto, é como voltar a ter oito anos de idade. Lembro quando meu pai chegava de
viagem com esse L 76 e eu passava a manhã inteira lavando e polindo o caminhão, para ter a oportunidade de dar umas
voltas na quadra de casa a bordo desse veículo. Essa imagem é um troféu porque representa o berço que eu tive, a
iniciação da paixão de estar no meio do transporte e tudo começou através da Scania. A Scania me mostrou o caminho,
de hoje ser um homem de transporte, de estar à frente de uma grande empresa com uma grande frota”, emocionou-se.
Em primeira mão, o empresário também revelou o novo projeto do Grupo Ambipar. “Lancei um projeto na empresa chamado
Corredor Sustentável, que significa dizer que estamos colocando caminhões da Scania movidos a gás em nossa operação.
Fizemos a compra de 10 unidades a gás e outros 40 caminhões, selando a nossa parceria com a marca. Mas a ideia é no
decorrer de 2022 triplicar essa frota de caminhões a gás. Quando falo de corredor, eu falo de caminho. E quero que
nossos clientes também sigam o caminho com a Ambipar utilizando caminhões movidos a combustíveis não fósseis”,
projetou.
Para fechar a live, a Scania recebeu ainda o colaborador Luciano Velasco, da área de Recursos Humanos da Casa Scania
Codema, para representar toda a rede de concessionárias. Luciano, que começou a carreira na empresa como ajudante da
área de serviços e foi encarregado de oficina, acabou de completar 30 anos de Codema. “Minha relação com Scania vem
desde muito cedo. Meu irmão teve a chance de trabalhar na Scania. Em meados de 1992, um ano após o falecimento dele,
essa mesma concessionária me abriu as portas, com uma oportunidade na área de serviços, como auxiliar na mecânica.
Antes, eu tinha só uma visão abstrata do que era o produto e depois isso se transformou. Quando você passa a fazer
parte, essa paixão se multiplica e você começa a entender a paixão do cliente. A paixão vira respeito por tudo o que
a marca representa, não só para nós como colaboradores, mas para clientes também, e vai ganhando maturidade. Essa
Casa me propiciou muitos momentos de evolução. É muito gratificante quando os valores da empresa são tão intrínsecos
nos colaboradores e tudo isso vem ao encontro do que você aprendeu com seus pais. A marca te mostra esse mesmo
caminho e tudo que a gente aprende como ser humano. Não tem como não se apaixonar por uma marca e uma empresa que te
traz isso”, finalizou Luciano.
Veja e reveja esse encontro cheio de paixão e emoção:
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.