Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.
[ Sustentabilidade ] -- 09/12/2024
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Quando o assunto é sustentabilidade, nós lideramos o caminho

Saiba como a Scania tem liderado a transformação do setor de transportes com a entrega do maior portfólio de soluções sustentáveis do mercado brasileiro
Quando você pensa em transporte, o que vem à sua mente? Caminhões, ônibus, trens? Veículos movidos a combustíveis alternativos, elétricos ou autônomos? Estradas, viagens, caminhos? Acontece que o transporte vai muito além disso. Transportar é mais do que levar cargas ou passageiros de um lugar ao outro. É sim fazer essa trajetória acontecer, mas é sobre fazer isso de forma consciente, reduzindo impactos e pensando no futuro.
O tema tem ganhado cada vez mais força, afinal o que parecia futuro já é presente e precisamos, como sociedade, encontrar soluções que sejam viáveis para manter a rentabilidade dos negócios ao mesmo passo que diminuam as emissões de poluentes pelo bem do nosso planeta.
A boa notícia é que a tecnologia está a nosso favor. Com a ajuda de motores cada vez mais eficientes, combustíveis alternativos e inovações em eletrificação, o transporte sustentável deixa de ser um sonho distante e vira uma realidade que se acelera a cada dia. Os clientes da Scania sabem bem disso e também são agentes propulsores dessa mudança.
Com 69 veículos Scania movidos a gás, a PepsiCo é um dos clientes e parceiros que fazem da sustentabilidade o cerne em suas ações. “A nossa parceria com a Scania eu digo que é uma parceria com P maiúsculo, em que a gente se entende e consegue construir propostas que são factíveis. Sustentabilidade não é mais uma modinha ou uma onda ou um pedido, mas é algo que faz parte do nosso DNA. Através de um programa, o PepsiCo Positive, a gente organizou isso de uma forma muito mais estruturada, mas a gente tem desde o nosso pessoal na fábrica, dos vendedores, até a liderança Sênior, todos muito comprometidos. Acho que o importante é fazer isso em todos os níveis da companhia e começar. Nós também temos frota própria, o que vale a pena, porque a gente consegue saber como administrar, entender o nosso transportador, comprar melhor o frete e entregar os resultados em sustentabilidade”, comenta Raphael Cyjon, Vice-Presidente de Estratégia Global e Transformação da PepsiCo.
Na Transportes Cavalinho, esse olhar para o presente e o futuro também foi o ponto de partida para a ação. Paulo Ossani, proprietário da empresa, conta que parte desse movimento surgiu de questionamentos, ainda em 2010, quando o mercado pouco falava sobre sustentabilidade. “Essa jornada na Cavalinho realmente começa em 2010, com alguns questionamentos sobre o que poderíamos fazer para mitigar, compensar e neutralizar a nossa emissão. Esse primeiro questionamento veio com a pergunta ‘qual é a nossa pegada de carbono?’. Temos uma atividade potencialmente poluente, queimamos combustível fóssil e temos aí filtro lubrificante, óleos, pneu, a cadeia como um todo, e não tínhamos nem ideia. Aliás, sobre isso, ainda acho que o setor ainda está engatinhando, nós não conhecemos o nosso inventário, a nossa pegada de carbono nas nossas operações e elas são diferentes de operações para operações. O primeiro passo foi conhecer o histórico que nós temos em pegada de carbono e de lá para cá ver o que que era possível fazer. A gente foi atrás de área de preservação, compensação, mitigação e olhamos para os combustíveis alternativos. Quando a Scania trouxe o primeiro camião a gás, levantamos a mão e dissemos: ‘olha, queremos um para testar, para conhecer e entender’. E assim fizemos, está rodando, adquirimos outro e começamos a colocar isso para o nosso cliente e para o embarcador”, explica o empresário.
Se esse papo te deixou curioso (a), você não está sozinho (a). A vontade de entender mais sobre como o transporte sustentável pode fazer a diferença cresce a cada dia. E se você quer mergulhar nesse tema e descobrir o que está por trás das inovações que estão mudando a forma como nos movemos, convidamos você a conferir a entrevista completa, com executivos da Scania e esses clientes parceiros – a PepsiCo e a Transportes Cavalinho que, juntos, falam sobre as tendências e as tecnologias que estão moldando o futuro do transporte.
Embarque nessa jornada, que é, na verdade, um verdadeiro convite à reflexão e à ação pelo presente e o futuro do transporte no Brasil e no mundo.
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333