O momento da Scania no mercado de ônibus em 2024 continua muito forte, a projeção da marca é manter o ritmo
aquecido até o final do ano e registrar um aumento de vendas no comparativo com o ano passado.”
Gustavo Cecchetto, novo gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil
Como você enxerga o mercado de ônibus no Brasil para 2024? Qual o balanço de vendas até aqui e quais são as
perspectivas da Scania para o restante deste ano?
O segmento rodoviário de motor traseiro acima de 8 toneladas emplacou 1.161 chassis em 2024 em franco aumento em
relação às 708 unidades de janeiro a julho de 2023. A Scania cresceu mais do que o dobro saltando de 175 para
380
chassis. A participação de mercado subiu de 25% para 33%. Nos rodoviários de motor traseiro a participação
chegou a
33%. O momento da Scania no mercado de ônibus em 2024 continua muito forte, a projeção da marca é manter o ritmo
aquecido até o final do ano e registrar um aumento de vendas no comparativo com o ano passado.
No mercado em que a Scania atua, como ficou o comparativo deste ano com 2023?
Somando chassis rodoviários e urbanos, a marca teve 454 unidades emplacadas em 2024, numa alta de 156,5% sobre
as
177 unidades do mesmo período, de janeiro a julho de 2023, enquanto o mercado total caiu 11,2%. A participação
geral
subiu de 1,7% para 4,9%. Já nas vendas de rodoviários, a Scania está em destaque no acumulado do ano versus
2023. A
marca registrou 389 chassis, acréscimo de 123% sobre as 175 unidades dos mesmos sete primeiros meses do ano
passado,
enquanto o mercado teve acréscimo de 21%. A Scania cresceu em todos os comparativos cumulativos de 2024 com
2023. A
participação quase dobrou passando de 8,2% para 15,1%.
Na sua visão, o que puxou esse crescimento?
Esse volume superior teve como fatores preponderantes os constantes investimentos das operadoras de linhas
regulares
na renovação de suas frotas em virtude do aumento da preferência pelas viagens rodoviárias por ônibus. As
empresas
de transporte rodoviário de passageiros estão reforçando seus compromissos em oferecer serviços premium. As
pessoas
estão preferindo viajar mais de ônibus e a fidelização dos usuários é fundamental para o negócio. Dentre outras
razões está também o aquecimento do setor de fretamento industrial, demandando renovação e ampliação das frotas.
E,
enriquecendo esse contexto, nossas soluções de produtos e serviços têm proporcionado alta eficiência energética,
rentabilidade e economia de combustível, além de máxima disponibilidade.
O que a Scania apresentou na Lat.Bus 2024?
A Scania participou da Lat.Bus 2024 com um estande de 640 metros quadrados e dois chassis expostos. O inédito
elétrico K 230E B4x2LB fez sua primeira exposição ao público e ainda levamos o K 500 8x2, o ônibus topo de linha
da
Scania no Brasil. Uma grande novidade apresentada na feira foi o novo painel digital da linha, muito mais
tecnológico, que estará disponível em 2025. Também anunciamos o Acelerador Inteligente como item de série do
portfólio a partir de agora e lançamos a nova campanha do Scania Consórcio, com 100 cotas, sorteio de chassi e
mais
10 viagens para a Busworld, em 2025 na Bélgica, e visita à matriz na Suécia.
Além dessas novidades, o que a Scania oferece que os concorrentes não têm?
O nosso foco é no TCO, que é o custo total de operação ao longo do tempo em que o operador vai ficar com aquele
produto. O TCO engloba o preço de aquisição, o consumo de combustível, o custo de manutenção, o valor de
revenda, a
taxa de juros, enfim, a gente coloca tudo isso dentro de uma mesma conta. E é claro que o nosso produto se
sobressai
na maioria desses itens, principalmente no consumo de combustível e no valor de revenda. Acho que são duas
grandes
fortalezas que a marca tem. É mais uma das formas de a Scania se diferenciar e eu acredito muito nisso, além da
maneira como a gente apoia o nosso cliente na entrega da solução completa. Sempre batemos nessa tecla, porque o
cliente que compra Scania não compra simplesmente o produto, mas a solução completa da marca e todo o
acompanhamento
da Scania com atuação ativa a partir do momento em que ele recebe o veículo e começa a operar aquele produto.
Por
exemplo, você já deve ter ouvido falar ou já deve ter visto o Fit, que é a nossa ferramenta que mostra como o
cliente está conduzindo o veículo. Eu não vou dizer que isso é uma exclusividade da Scania, mas a Scania foi a
primeira a trazer esse conceito para o mercado. Hoje, temos condições de mostrar para o nosso cliente como ele
está
aproveitando o veículo na frota, seja de ônibus ou de caminhões. E junto com o nosso concessionário, a gente
consegue sentar com aquele cliente, sentar com os motoristas, sentar com os multiplicadores para trabalhar e, se
necessário, migrar muitas vezes de uma situação de condução não tão favorável para uma mais favorável. Com isso,
o
cliente consegue salvar por mês uma quantidade brutal de combustível. Mas esse é só um exemplo do trabalho que a
gente faz.
E de agora em diante, o que podemos esperar da Scania para o restante do ano?
O segundo semestre promete ser muito aquecido nas compras. Temos boas encomendas tanto de 6x2 quanto de 8x2. É
uma
faixa bastante competitiva e o nosso produto tem proporcionado aos clientes alta performance com baixo consumo
de
diesel unido a um completo pacote de serviços. Seguiremos firmes com nossas soluções conquistando cada vez mais
clientes.