Paulo Genezini, Gerente de Sustentabilidade da Scania Operações Comerciais Brasil
Acredito que a fase de entender a urgência da descarbonização no Brasil do transporte de cargas e de passageiros no
coletivo urbano e no rodoviário, já está sacramentada. Temos um longo caminho pela frente, mas passos importantes
são dados diariamente.
A sustentabilidade está no centro do negócio da Scania desde 2016, quando anunciamos o propósito de liderar a
mudança para um sistema de transporte mais sustentável, e aderimos ao Acordo de Paris. E, não paramos mais de
centralizar o tema em ações industriais e no que compõe as soluções para os nossos clientes e os clientes
dos nossos clientes. Inspirada na Agenda 2030 da ONU, em 2019, a Scania Latin America se tornou signatária da Rede
Brasil do Pacto Global. Em 2020, foi a primeira fabricante de veículos comerciais a ter metas climáticas baseadas na
ciência, aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi). Em 2021, anunciamos globalmente a adesão à
iniciativa Climate Pledge, liderada pela Amazon e a Global Optimism, com o compromisso de ser carbono neutro até
2040 (net zero), 10 anos antes das metas do Acordo de Paris.
A Scania não fica no discurso. Na prática, com base em 2015, foram estabelecidas duas metas até 2025: reduzir em 50%
a emissão de gases de efeito estufa das operações industriais e comerciais do grupo, com foco nos Escopos 1
(emissões próprias) e 2 (emissões da energia adquirida); e reduzir em 20% as emissões de carbono equivalente na
frota circulante (ônibus e caminhões produzidos que rodam nas mãos de terceiros), com foco no Escopo 3 (emissões
indiretas). Para que isso seja possível, foram estabelecidas seis Metas Ambientais Corporativas. Dentre elas:
Redução de 50% das emissões de CO2no fluxo logístico terrestre por tonelada transportada.
Nos veículos que produzimos, destaque para os caminhões e ônibus movidos a gás natural e/ou biometano, que são a
transição até os elétricos. Vendidos desde 2019, já tivemos 600 caminhões comercializados e a meta para 2023 é
chegar a um total de 1.200. O biometano é um combustível 100% sustentável e proveniente de biomassas orgânicas,
restos agrícolas e lodo sanitário.
E outra jornada que nos orgulha demais é a parceria com a SOS Mata Atlântica.
A Scania se compromete e transforma a venda de cada produto, serviços, financiamentos do Scania Banco e cotas do
Consórcio em mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
Desde o início da parceria, em 2018, até 2022, o total de mudas plantadas chegou a 132 mil. Um número que representa
22 mil toneladas de CO2 compensadas, segundo cálculo da SOS Mata Atlântica que considera uma tonelada de
carbono para cada seis árvores plantadas. Só em 2022, foram 27 mil unidades.
A novidade para 2023 é a entrada nesta jornada, tão benéfica para o meio ambiente, de mais uma empresa da Scania, a
LOTS Group. Serão 1 mil mudas neste ano e o compromisso assumido de comprar 20 unidades para cada caminhão adquirido
nas operações no Brasil. A LOTS foi criada para superar os desafios que a Scania enfrentará no futuro e se integra à
cadeia logística de cada cliente para entregar uma solução mais rentável e inteligente, trazendo o futuro do
transporte para o presente.
Fazemos parte do problema das emissões e queremos, e estamos, sendo parte da solução.