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Muita gente ainda tem dúvida quando o assunto é abastecimento dos novos caminhões a gás da Scania.
De onde virá esse combustível? A empresa tem alguns parceiros nessa jornada, como você já leu na
nova edição da Revista e aqui no nosso blog. Mas, para saber mais sobre o tema, a Revista Jornada
ouviu o Gerente Executivo da Área Industrial da Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, Sérgio Pais,
durante o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas.
Na entrevista exclusiva, o executivo fala sobre a expectativa com a chegada do novo modelo da Scania
no mercado brasileiro e conta como os clientes da companhia enxergam esse lançamento.
Qual a sua visão sobre a chegada do novo caminhão a gás da Scania no mercado brasileiro?
Qual a expectativa da Comgás, como parceira da Scania nessa jornada de sustentabilidade no
transporte?
A Scania teve uma iniciativa fantástica, chegou num momento adequado, em que normalmente os nossos
clientes industriais, que têm como objetivo de reduzir a pegada de CO2, estão investindo nisso não
só dentro da planta mas em toda a cadeia, seja no processo interno produtivo como também no
transporte. Até porque muitas dessas indústrias multinacionais têm o compromisso internacional de
utilizar como energia aquelas que não agridem o meio ambiente. O gás natural, efetivamente, pode
trazer esse benefício para a sociedade e o transporte é fundamental nesse momento para que essa
indústria consiga atingir as metas estabelecidas.
A Comgás já tem clientes potenciais, algum negócio em vista para ser concretizado?
Efetivamente, razão social, ainda não. Mas a gente vem trabalhando há algum tempo no setor
industrial, com empresas que possuem frota própria de transporte, principalmente no interior de São
Paulo, transportando matéria-prima para seu site, e que querem substituir efetivamente o diesel para
o gás natural. E elas viram com bons olhos. Inclusive convidamos essas indústrias que são parceiras
nossas há décadas para participar e virem aqui para a Fenatran visitar o estande da Scania.
A própria Comgás tem alguma demanda específica para os motores a gás da Scania?
Nesse caso específico, vi, ao fazer uma visita na Scania, com a diretoria da Scania, que existe um
nicho que atende o mercado industrial para o transporte de carga da área industrial, principalmente
transporte de raio de ação, não superior a 100km, levando matéria-prima dos segmentos de vidro e de
revestimento cerâmico. Acho que há um potencial enorme ali, nesse setor, mas mais importante ainda é
que as indústrias já têm hoje uma base de compressão dentro do seu próprio site que pode comprimir o
gás natural para armazenar nos tanques de transporte.
Internamente a Comgás faz uso de alguma tecnologia ou produto Scania para suas próprias
operações?
A nossa maior frota de operações é frota de passageiros, veículos leves, que já utilizam o gás
natural como combustível. Para caminhões pesados, ainda não, pois a nossa frota não tem muitos
caminhões pesados.
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