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[ Sustentabilidade ] -- 03/12/2024
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito, Assessoria de Imprensa Scania Brasil / Fotos: Scania ]
Transformando lixo em combustível
Marquise Ambiental e Scania se unem para transformar o segmento de coleta de resíduos. Com caminhões movidos a biometano, as operações da empresa em Fortaleza (CE) e Osasco (SP) prometem reduzir as emissões em até 90%, aliando tecnologia e inovação para um futuro mais verde
Você já imaginou um mundo onde o lixo vira combustível e contribui para um futuro mais limpo? Vamos além: o
combustível abastece o caminhão que coleta o lixo no dia a dia de grandes centros urbanos. Parece um sonho distante,
mas essa visão, que trabalha por completo a cadeia do transporte de forma sustentável, já é realidade. E o melhor:
aqui no Brasil.
A Marquise Ambiental, em parceria com a MDC, é pioneira na implantação da maior e mais moderna planta de biometano
do Norte e Nordeste, a GNR Fortaleza, no Ceará, e foi uma das primeiras empresas brasileiras a desenvolver o
biometano como combustível a partir dos resíduos sólidos. Agora, a empresa dá mais um passo pela sustentabilidade e
investe em uma frota de caminhões de coleta movidos a biometano.
Três novos Scania P 280 XT foram entregues à Marquise, na semana que celebrou o Dia do Transporte Sustentável. Os
veículos vão rodar nas cidades de Fortaleza (CE), na frota da EcoFor, e Osasco (SP), na frota da EcoOsasco.
“A Scania inicia uma parceria com a Marquise Ambiental que gerará muitos frutos. São duas empresas que têm a
sustentabilidade no centro de suas ações. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural
comprimido e/ou biometano no Brasil. Nos últimos cinco anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia
fazendo parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, temos os corredores azuis, a
cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos de abastecimento está se expandindo
para os interiores do país e Centro-Oeste. E vamos continuar apoiando e oferecendo todo suporte aos nossos
clientes”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
E não para por aí. Além destes caminhões coletores movidos a biometano e/ou gás natural, a Marquise Ambiental já tem
contratada com a Scania a compra de mais 18 unidades, que serão entregues no decorrer de 2025.
Por que o Scania P 280 XT é a escolha certa?
Escolher o caminhão ideal para essa missão não foi tarefa simples. “Tecnicamente o modelo P 280 XT da Scania atende
a todas as exigências operacionais e promete ser uma grande mudança de paradigma no segmento”, avalia Pablo Mota,
gerente nacional de manutenção da Marquise Ambiental.
O Scania P 280 XT, com motor Euro 6, foi projetado para atender às operações urbanas de coleta com eficiência
máxima. Sua capacidade de armazenar até 230 metros cúbicos de gás oferta uma boa autonomia, enquanto a cabine traz
conforto para o motorista. Além disso, o modelo já está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma
utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas.
Impacto além das estradas
Menos emissões de poluentes, menos ruído e mais qualidade de vida para todos. Essa é a promessa do biometano, fonte
de energia renovável e que também pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do
processamento da cana-de-açúcar. Trata-se, portanto, de um combustível que pode reduzir em até 90% as emissões de
gases.
A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de serviços e soluções ambientais na gestão de resíduos sólidos,
serviços urbanos, industriais e transformação de resíduos do país, opera uma frota de mais de 1 mil equipamentos.
Para esses objetivos em sustentabilidade, a empresa pesquisou os melhores veículos no mercado, aqueles que
atenderiam às suas necessidades operacionais, e a escolha não poderia ser outra que não a marca Scania.
“Nosso objetivo é desenvolver soluções sustentáveis utilizando tecnologias e os melhores equipamentos disponíveis no
mercado. Investimos na frota movida a biometano para atuar em localidades em que poderemos no futuro desenvolver um
ciclo completo em que coletamos o resíduo, a partir dele geramos o biogás, produzimos o biometano e abastecemos
nossa frota com o combustível renovável, gerando valor para a cadeia produtiva de resíduos sólidos”, conclui Paulo
Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.
As concessionárias responsáveis por acompanhar esses caminhões no dia a dia da operação serão as Casas Scania
Conterrânea, no Ceará, e Codema, em São Paulo.
À dir., Pablo Mota (Marquise) e à esq. Alex Nucci (Scania) com a chave simbólica de entrega
do produto
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