Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Fazendo História ] -- 20/07/2022
[ Texto: Thalita Battistin / Fotos: Arquivo pessoal ]

A vida muda, mas a paixão continua

Luizangelo Grassi é apaixonado por caminhão e pela Scania. Já foi motorista e hoje, além de empresário, é prefeito da cidade de Celso Ramos. Mas nem a mudança na carreira o fez perder a paixão pelo transporte.
De norte a sul do Brasil, diversas cidades são conhecidas por abrigar e reunir caminhoneiros e apaixonados pelo transporte. São Marcos, no Rio Grande do Sul, atrai anualmente visitantes de todo o país e do exterior para a tradicional festa dos caminhoneiros. Tabuleiro do Norte, no Ceará, é conhecida como a cidade dos caminhoneiros, pela quantidade de motoristas que residem no município. E a exemplo dessas regiões que se destacam na categoria, Santa Catarina também dispõe de um município que respira estrada. É Celso Ramos, com apenas três mil habitantes, uma economia basicamente sustentada pela agricultura e um número bem expressivo per capita de caminhões.
É dessa cidade o apaixonado por Scania Luizangelo Grassi, de 47 anos. O seu amor pela marca e por caminhão começou ainda quando criança. “Meu pai tinha uma oficina, então a partir daí comecei a me interessar pela mecânica. Lembro que fiz na marcenaria do meu tio um caminhão de madeira, um modelo Scania. Também sempre tive o sonho de dirigir. Antes de pegar estrada, comecei ajudando a carregar caminhão de tabaco, até atingir a idade para me tornar motorista”, relembra.
Do sonho à boleia
Grassi começou a dirigir em 1992, como colaborador de uma empresa de transporte de graneleiros, onde ficou por três anos. Em 1995, fez sociedade com dois primos e montou o seu próprio negócio também no setor graneleiro. Nascia ali a Graslor Transportes, que está na ativa até hoje e possui o suporte das concessionárias Cavese e Mevepi, as duas Casas Scania da região. O primeiro caminhão da empresa foi um 112 HW, de 1991, o preferido de Grassi até hoje. “Ouvi uma vez na estrada que o melhor caminhão é o novo, porque se o mais velho fosse o melhor não teria por que produzir o novo. Mas eu tenho um carinho muito grande pelo meu primeiro veículo, foi a primeira conquista, deve ser por isso”, destaca.
Depois, em 1997, os sócios adquiriram o 113, e neste mesmo ano Grassi se casou e fez questão de produzir um ensaio fotográfico com a esposa em frente ao caminhão. Em 1999, os empresários trocaram o 113 pelo 113 Topline. “Esse caminhão estava agregado a uma cooperativa que puxava container. Então, pelo tipo de negócio e pela aquisição do novo caminhão, nós mudamos o nosso negócio e começamos a transportar container para todo o Brasil, carregamento que fazemos até hoje, além de baú que iniciamos em 2009”, explica.
A partir daí, Grassi e seus sócios foram trocando e comprando mais caminhões, sempre da marca Scania. “Já tivemos 124 e alguns da linha R. Hoje temos na frota três caminhões, todos R440”.
Convidado de honra
Foi com um R440 que ele repetiu, este ano, em que a Scania completa 65 anos de Brasil, o ensaio fotográfico feito para comemorar as bodas de prata com a esposa. “Minha irmã tem um estúdio fotográfico, sabe o quanto eu admiro a Scania, então deu a ideia de repetir o ensaio para celebrarmos os nossos 25 anos de casados e eu adorei. Além de o Scania ser o melhor na média de combustível e na manutenção, é um caminhão lindo, perfeito para fotografar. Inclusive ele foi um convidado especial: fui com o caminhão para as bodas”, afirma.
Grassi parou de dirigir em 2007, quando ingressou na carreira política. Tornou-se vereador e hoje é prefeito da cidade de Celso Ramos. Atualmente são os colaboradores que dirigem os caminhões da Graslor, mas o amor pela marca continua. “Foi amor à primeira vista. Já trabalhei com outras marcas, mas não é igual. O caminhão Scania é o melhor para se trabalhar”, finaliza.

Comentários

Bianca:

Que lindo, parabéns, Que Deus abençoe com muitos anos mais de amor e união ????????????????

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333