[ EDITORIAL ]
Dos sonhos aos resultados
Quando fizemos o lançamento da Nova Geração de caminhões Scania no Brasil, em 2018, já sabíamos da enorme expectativa com relação à boa performance dos nossos veículos. Os resultados eram promissores – até 12% de economia de combustível – e a tarefa de entender todo e qualquer detalhe da operação de cada um de nossos clientes era desafiadora. Nos preparamos para lidar com esse novo momento do mercado e da companhia e todas as áreas da Scania precisaram se reinventar. Fazer negócios de uma forma diferente não era somente um diferencial, era uma necessidade. Afinal de contas, estávamos lidando com a “máquina dos sonhos” dos nossos clientes, parceiros e motoristas.
E de sonhos nós entendemos muito bem. Foi por sonhar – e planejar – que chegamos aonde chegamos. Até aqui, a nossa jornada como líder na transição para um transporte mais sustentável foi de parceria e de muitos resultados positivos. Não só cumprimos o nosso propósito de oferecer mais do que um novo modelo de caminhão, ofertando soluções completas e individualizadas, como fomos além: entregamos o que prometemos quanto à rentabilidade e redução do custo operacional e ainda agregamos uma logística inteira de sustentabilidade para que o nosso cliente obtenha cada vez mais ganhos em todos os pilares do seu negócio.
Quem contabilizou esses benefícios não foi só a Scania. A matéria de capa desta edição deu voz a alguns dos clientes que comprovaram, na prática, o quanto a Nova Geração já gerou, em poucos meses, números generosos e muito próximos dos 12% de redução no consumo de combustível. A reportagem também traz o olhar de quem protagoniza essa estrada: o motorista, profissional que muito contribui para um fluxo de negócios equilibrado, econômico, eficiente e sustentável.
Por falar em sustentabilidade, o tema também é destaque nesta edição e na Jornada digital. Firmamos parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e mostramos os resultados de nossos motores a gás na cogeração de energia na fábrica de pellets de madeira da Koala Energy . Duas iniciativas que comprovam o quanto as nossas ações tanto contribuem com o meio ambiente como proporcionam ciclos sustentáveis e rentáveis às empresas que seguem sendo nossas parceiras nesta nossa trajetória por um mundo melhor.
E a nossa jornada continua neste segundo semestre de 2019. Ao propormos produtos personalizados e soluções customizadas para a necessidade de cada cliente, colocamos nossos serviços, valores, equipes, nossa missão e visão de mercado à disposição daqueles que querem trilhar, junto conosco, uma mudança verdadeira e de grande significado no setor de transportes.
Ótima leitura! •
Roberto Barral – Vice-Presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.