Jornada Scania #4

[ Destaque ]

A Tora Transportes investiu em 180 veículos da Nova Geração Scania e com apenas cinco meses já notou uma economia de 10% no consumo de combustível.

Para mostrar a que veio

[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Arquivo Scania, Nereu Jr., Arquivo Mevepi, Arquivo JR27, Arquivo RodoEverton,
Arquivo AMAGGI, Cristiano Luis Rosa, Arquivo Futuro Cereais ]

Promessa feita é promessa cumprida: clientes de diferentes portes e segmentos de atuação contam como a Nova Geração de caminhões da Scania tem gerado, na prática, resultados e rentabilidade no dia a dia de suas operações.

P

assarinho, disse o coordenador, por favor, essa moça quer entrevistar você para falar sobre o novo caminhão da Scania. Você conversa com ela sobre a nossa frota?

— Opa, com o maior prazer! Falamos aqui mesmo?, respondeu ele, vindo em minha direção, com um sorriso tão feliz que seria capaz de contagiar até os menos bem humorados do planeta.

— Tudo bem, Passarinho? Posso te chamar pelo apelido mesmo ou você vai me contar o segredo do seu nome?, brinquei.

— Aqui todo mundo me chama assim, pode ficar tranquila!

E foi mesmo com tranquilidade que a conversa começou. Passarinho é, na verdade, Carlos Roberto Rosa, um dos motoristas mais experientes da Tora Transportes, uma companhia mineira com 47 anos de experiência no segmento logístico. Vestindo o uniforme da empresa - uma camisa verde, da cor da bandeira do Brasil – e devidamente paramentado com os equipamentos de segurança – fone de ouvido para proteção auricular, colete refletor e capacete amarelo – Carlos contou que sua história com a Tora começou em 1998, quando o local onde estávamos conversando ainda era somente um terreno. "Conheci isso aqui quando os donos compraram essa área. Era de uma outra empresa, que fabricava vagões tanto cargueiros como de trem de passageiros", explica.

Bastante à vontade com a própria trajetória e dono de uma alegria sem tamanho, Carlos não esconde sua paixão pela Scania. A admiração vem de longa data: "Em 1987, comecei a trabalhar como motorista. Meu sonho era ser carreteiro e de lá pra cá nunca mais parei. Trabalhei em uma outra empresa antes de vir para a Tora e lá vi os caminhões da Scania chegarem. Primeiro vieram os 112, depois chegou o modelo 113. Os motoristas me deixavam entrar para ver a cabine. Eu sentava, olhava aquele painel e pensava: ‘eu tenho que estudar esse caminhão, preciso trabalhar em um desses’. Ali nasceu meu amor por Scania", lembra.

Mas foi na Tora Transportes que veio a oportunidade de conduzir um caminhão da marca. "O primeiro foi um 113, de placa GSH 8564. Não me esqueço desse caminhão. Depois dele, pensei comigo: ‘duvido que eu volte para outro tipo de caminhão’. Dito e feito. Até hoje minha paixão é o Scania. É uma coisa que está no coração, no peito da gente. O Scania não muda. Podem renovar os modelos, podem modelar do jeito que for, ele é sempre o mesmo Scania para o motorista que entende de caminhão", relata Carlos, que hoje faz o transporte de contêineres a bordo de um R 500 da Nova Geração.

Maurício Gulin
Calculamos no mínimo reduzir os custos totais em 13% já em 2019."

Pedro Estrugiaki, Diretor de Operações da Tora Transportes

A máquina de resultados

Carlos, ou Passarinho, é o retrato de tantos outros motoristas apaixonados pelos caminhões da Scania. Com a chegada das novas cabines, o desejo de vivenciar uma nova experiência se intensificou, afinal não estamos falando de um veículo qualquer, mas da máquina dos sonhos.

Esse anseio também impulsionou os empresários do setor de transportes, especialmente diante da promessa da conquista de resultados de até 12% de economia de combustível aliada à tecnologia do veículo e à sustentabilidade na logística da operação. A própria Tora Transportes foi uma das companhias a investir na Nova Geração de caminhões e na gama completa de soluções Scania, com serviços e conectividade para aumentar a rentabilidade e a disponibilidade da frota. Ao todo, foram 180 veículos - 130 unidades do modelo R 450 6x2 e 50 do R 500 6x4, todos com freio auxiliar Retarder.

O mais interessante é que tanto para motoristas quanto para empresários, o novo modelo já mostrou a que veio. A Tora, por exemplo, já notou uma economia de 10% com apenas cinco meses de operação e imagina atingir outros 3% de redução de custos com a solução completa Scania.

"Em nossas contas, com os 10% de economia conseguidos até agora com a Nova Geração de caminhões Scania, mais 3% de otimização de custos vindos dos serviços com o programa de planos flexíveis, o pacote desempenho de conectividade e a presença nas nossas instalações do gestor de frotas, calculamos no mínimo reduzir os custos totais em 13% já em 2019", revela Pedro Estrugiaki, Diretor de Operações da Tora Transportes.

"Saber que a Tora já chegou, em resultados preliminares, a 10% nos permite contribuir cada vez mais a oferecer o produto ideal customizado com base no menor custo total de operação por km rodado", afirma Silvio Munhoz, Diretor Comercial da Scania no Brasil.

Do ponto de vista da escolha dos caminhões, Estrugiaki confirma que a opção pelos modelos R 450 e R 500 foi para manter o padrão de potência adequado para a operação. "O que também chamou a atenção da Nova Geração foi a sustentabilidade, pois percebemos a diminuição das emissões de CO2. Outro ponto elogiado é o conforto e a ergonomia, pois valorizamos o bem-estar dos nossos motoristas."

E para esses profissionais, que estão no dia a dia da operação, elogios não faltaram mesmo: "A cama é boa, não dói o corpo, o banco é bem acolchoado, de acordo com seus rins, com as costas e as costelas, para não doer. É um amor de caminhão. É muito econômico também. É um veículo que me deixa bem à vontade na estrada, não cansa", pontua Carlos.

Dedicação é palavra de ordem

A parceria da Tora Transportes com a Scania já ultrapassa 40 anos. À frente da execução desse trabalho está a Casa Scania Itaipu, que atende o cliente na sua matriz, em Contagem, em Minas Gerais. É da concessionária, inclusive, o profissional escolhido para acompanhar toda a frota conectada da empresa. Joubert Brito é o gestor de frotas que, de segunda a sexta-feira, fica alocado em um escritório dentro da sede da Tora. No dia a dia, ele monitora os veículos para entender a operação da empresa, além de atuar junto aos motoristas, orientando um melhor estilo de condução. “Eu já trabalhava com a Tora desde 2013. Em 2018, conectamos os veículos e agora, com a Nova Geração de caminhões, conseguimos informações mais completas para atuar ainda mais na melhoria operacional e na manutenção”, explica Joubert.

A Tora contratou as principais soluções oferecidas: a conectividade por meio do Desempenho, o pacote mais completo, o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, o recém-lançado PMS Fleet Care (com gestor de frota dedicado para a empresa, trabalho feito por Joubert), os Serviços Dedicados – estrutura da Casa Scania Itaipu dentro das instalações do cliente – e Driver Services (treinamento). “Ver o quanto estamos impactando positivamente na operação mais otimizada da Tora nos motiva todos os dias a inovar sempre”, afirma Gustavo Andrade, Gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil.

“Estamos muito satisfeitos com os serviços da Scania. Com a chegada da Nova Geração de caminhões, a marca nos convida a ir além, fazer um outro tipo de gestão do transporte. Os serviços também evoluíram. Por isso, resolvemos adquirir a solução mais completa, pois comprovamos a real eficiência e o aumento da disponibilidade da frota”, pontua Estrugiaki.

Card image cap
Do porto ao ponto

Saindo de Minas Gerais, pegamos estrada para Itajaí, no Sul do Brasil. Por um lado, a cidade é banhada pelo Oceano Atlântico e abriga algumas das mais belas praias do Sul do Brasil, e por outro conversa com a foz do rio Itajaí-Açu, o que permite ao município ser a sede do Porto de Itajaí.

Leia mais...

Card image cap
Boas histórias, bons resultados

Continuamos no Sul do Brasil. Mais especificamente em Rio do Sul, cidade vizinha de Itajaí. Um pouco mais de duas horas de viagem e já estamos no município que é sede da Transportes JR27, uma empresa de transporte graneleiro que nasceu em 1997.

Leia mais...

Economia na ponta do lápis

A próxima história de sucesso com a Nova Geração de caminhões da Scania também é de Santa Catarina. A RodoEverton Transportes é parceira da Scania há mais de 20 anos e já colhe os resultados com os novos 10 R 450.

Leia mais...

Card image cap
Com a palavra, o embarcador

“Um lançamento de uma marca consagrada como a Scania sempre desperta a curiosidade do motorista e as melhores expectativas, que foram atendidas ao subir a bordo do R 500.”

Leia mais...

Card image cap
De geração para geração

Pequena em tamanho, grande em resultado, a Transportes Gavazzoni é uma empresa familiar que, fundada em 1989, segue sendo gerida por pai e filho – Neori e Felipe Gavazzoni.

Leia mais...

Card image cap
De olho no futuro

Não é só o Sul do Brasil que coleciona bons resultados com a Nova Geração. No interior de São Paulo, a MV Futuro Cereais já contabiliza 12% de redução no consumo de combustível.

Leia mais...

Tora Transportes, Betel Cargo, Transportes Gavazzoni, Transportes JR27, Futuro Cereais, RodoEverton Transportes, AMAGGI... Não importa o porte da empresa, o segmento de atuação, o tamanho da frota. Todas elas – e tantas outras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo - têm em comum grandes resultados em redução no consumo de combustível. As porcentagens de economia representam muito mais do que rentabilidade: mostram a nova realidade do setor de transportes, em que as operações se tornam mais sustentáveis tanto sob a ótica da logística como sob a vertente ambiental pela diminuição da emissão de CO2.

Isso sem falar que profissionais como Passarinho, aquele motorista lá do início desta reportagem, passam a fazer, cada vez mais, parte de um sistema de transportes que alia o que há de mais novo em tecnologia com o que nunca perde o valor nas estradas: o olhar humano.

E, para deixar claro, Passarinho tem esse apelido porque sempre que lhe pediam alguma coisa na empresa, lá estava ele, voando à frente, para atender o cliente em primeiro lugar. Qualquer semelhança dessa história com o propósito da Scania (não) é mera coincidência. •

Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333