Jornada Scania #4

[ Parceria ]

Uma floresta para chamar de nossa

[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Wagner Menezes, Arquivo pessoal ]

A Scania é a mais nova parceira da Fundação SOS Mata Atlântica. A iniciativa representa mais um passo na jornada rumo à sustentabilidade do setor, além de ser parte das metas globais da companhia para, até 2025, reduzir em 50% as emissões de CO2 em suas operações e fluxos de logística.

D

esde que assumiu seu novo propósito de ser a parceira líder do cliente na transição para um sistema de transportes mais sustentável, a Scania tem colocado em prática diversas iniciativas com foco real na sustentabilidade. A mais recente delas é a parceria da marca com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Você pode até estar se perguntando o que isso tem a ver com o setor e como irá impactar o futuro do transporte, por exemplo. A explicação é simples: a cada caminhão, ônibus, motor, financiamento ou cota de consórcio vendidos pela Scania será plantada uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica em uma reserva chamada “Floresta Scania”, localizada nas margens da rodovia Dutra em frente ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.

O objetivo da parceria é compensar uma parte do CO2 gerado pelo processo produtivo da empresa em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Afinal, para assumir o desafio de mudar o mundo dos transportes não basta somente olhar “para fora de casa”.

Ao olhar para dentro, a empresa entendeu que poderia contabilizar a compensação em duas frentes: pela quantidade de caminhões, ônibus e motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia vendidos (na parte de produtos) e pelo número de financiamentos e cotas de consórcio comercializados (braços financeiros) em um ano. Para se ter uma ideia do quanto isso representa no meio ambiente, a “Floresta Scania” recebeu 18 mil mudas no final de 2018, relativas a 15 mil produtos vendidos e 3 mil financiamentos do Scania Banco. Uma compensação de 3 mil toneladas de CO2.

A Mestre e Doutoranda em Botânica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Priscila Figueira de Souza Costa, explica a eficácia de iniciativas como essa. “O reflorestamento por meio do plantio de espécies nativas e a conservação de áreas nativas de floresta de Mata Atlântica permitem que essas áreas atuem como ‘sumidouros’ de carbono, pois as plantas nessas florestas capturam o CO2 da atmosfera liberando o oxigênio. Garantir o reflorestamento e a preservação das atuais florestas minimiza, ainda que não seja o suficiente, o efeito direto da emissão de gases tão nocivos para nosso planeta. Por isso, incentivar organizações como a SOS Mata Atlântica é ressaltar a importância de mantermos um meio ambiente em equilíbrio, e assim reconhecer que também fazemos parte e somos responsáveis por isso”, pontua.

E este é mesmo só o começo. Para 2019, o planejado é plantar 25 mil mudas, divididas em 17 mil alusivas aos produtos vendidos, 4.500 via financiamentos do Scania Banco, 3 mil de cotas de consórcio, que chega para reforçar o trabalho da parceria, além de outras 500 provenientes de uma expansão na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo. Ou seja, em dois anos, serão 43 mil mudas plantadas (de mais de 100 espécies diferentes) e 7.200 toneladas de CO2 compensadas. O plantio de 2019 deverá começar no último trimestre.

Maurício Gulin
A Scania vem exercendo um papel importante nesse processo, com o desenvolvimento de motores mais econômicos, menos poluentes, além de atuar diretamente no reflorestamento.”

Priscila Figueira de Souza Costa, Mestre e Doutoranda em Botânica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

O trabalho da SOS Mata Atlântica é apaixonante. Estamos orgulhosos de compensar uma parte do CO2 gerado no processo produtivo.”

Roberto Barral, Vice-Presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

“É um grande passo iniciar uma parceria tão séria, e que irá crescer, pois temos planos ambiciosos. O trabalho da SOS Mata Atlântica é apaixonante. Estamos orgulhosos de compensar uma parte do CO2 gerado no processo produtivo e de ter ao nosso lado nossos braços financeiros do Scania Banco e do Consórcio Scania. Nossa missão estabelecida em liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável ganha mais uma importante ramificação. Além disso, a Nova Geração já está economizando mais diesel (promessa de até 12%) e consequentemente diminuindo as emissões, na comparação com a linha anterior de caminhões”, afirma Roberto Barral, Vice-Presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

“Associar o desenvolvimento de tecnologias limpas a técnicas menos degradantes do meio ambiente nos possibilita ter transportes eficientes e que causem um menor impacto direto sobre o planeta. A Scania vem exercendo um papel importante nesse processo, com o desenvolvimento de motores mais econômicos, consequentemente menos poluentes, além de estar atuando diretamente no reflorestamento. Aliar sistemas de produção ao uso eficiente dos recursos e também promover parcerias, como a da Scania com a SOS Mata Atlântica, contribui para a conservação da natureza, melhora a qualidade de vida dos envolvidos, gera valor para a empresa e proporciona crescimento econômico, garantindo um futuro de qualidade para as atuais e para as próximas gerações”, complementa Priscila.

Além da sustentabilidade

A parceria da Scania com a Fundação também tem gerado uma transformação social das comunidades próximas à “Floresta Scania”. Isso porque todo o processo de plantio das mudas está contribuindo regionalmente para a geração de trabalho e renda na região de Aparecida. Na implantação das 18 mil mudas, a SOS Mata Atlântica articulou-se com três viveiros locais e um prestador de serviços para contribuir, diretamente, no envolvimento das comunidades do entorno.

“O entendimento das empresas sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da sociedade a partir da conservação ambiental. Poder estar ao lado de uma empresa que também pensa assim é um orgulho para nós”, conclui Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica. •

Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333