Jornada Scania #4

[ Mobilidade ]

Os irmãos Irani e João Carlos fazem, juntos, a gestão da Guerino Seiscento, mantendo vivo o legado e os sonhos do pai, Guerino.

Transportando sonhos e saudades

[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Wagner Menezes ]

Um avô que foi pai, um neto que foi filho e uma história de empreendedorismo, ensinamentos e aprendizados nos negócios da família, parceira da Scania há 30 anos.

N

ão há como negar que a tecnologia facilitou a aproximação das pessoas. Quando a saudade aperta, lançamos mão dos tablets e celulares e lá estamos nós, conectados por meio de vídeo-chamada com alguém do outro lado do mundo. Não há distância que a tecnologia não resolva. Mas, ainda assim, nada, nem a internet, consegue substituir a relação olho a olho, a presença física, o encontro tão esperado, aquele abraço apertado capaz de dissipar medos, angústias, saudades e preencher o coração com amor, alegria e tantos sorrisos.

Os estudiosos e especialistas da psicologia inclusive afirmam que as conexões têm muito mais poder sobre nossas vidas do que podemos imaginar. Então, se a felicidade verdadeira mora mesmo é nas relações, só há uma maneira de solucionar: planejar aquele encontro ou aquela viagem para rever os amigos distantes ou a família, abraçar o avô, o pai, o neto, o filho, a mãe, estar perto de quem se ama e aprofundar os laços com o outro e com a gente mesmo.

É essa a realidade diária da Guerino Seiscento, que desde 1946 transporta sonhos e saudades pelas estradas do Brasil. Naquela época, Guerino Seiscento, fundador da empresa, tinha apenas 20 anos e conquistou a primeira linha de ônibus para o transporte de passageiros da cidade de Tupã, no interior de São Paulo. Visionário, Guerino colaborou com a expansão das estradas da região, já com o sonho de adquirir linhas que fizessem longos percursos. “No início, meu pai trabalhou até como empregado em outras empresas de ônibus. Começou com a sua primeira linha, ajudou a construir a ponte da cidade e assim foi expandindo os negócios. O sonho dele sempre foi ter linhas de grande percurso. E isso nós conseguimos: há 10 anos, aumentamos a nossa atuação e compramos as grandes linhas, fazendo ligações com Campinas, norte do Paraná, Londrina e Maringá”, conta João Carlos Seiscento, filho de Guerino e Diretor da empresa. Atualmente, a companhia, que segue com sua sede na cidade de Tupã, conta com uma frota de 300 ônibus, que atendem os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

De geração para geração

Guerino esteve à frente da gestão da empresa até falecer, em agosto de 2018. Os filhos Irani, Márcia e João Carlos receberam do pai o legado que vai muito além de uma empresa de transporte de passageiros: a dedicação e o cuidado com o outro, valor que permeia a administração da Guerino Seiscento, feita por Irani e João Carlos, e também o trabalho de Márcia, que optou pela medicina.

Esse foi também o ponto de partida para o fortalecimento da parceria com a Scania, que recentemente entregou novos 14 chassis para a empresa. “Temos na Scania uma verdadeira parceria. Nos sentimos protegidos e seguros com a marca. Recebemos um atendimento completo e um trabalho diferenciado”, afirma João Carlos.

Conectar e criar conexões

Além da renovação da frota, a Guerino investiu na solução completa da marca, implementando nos veículos o Plano de Manutenção Scania e os Serviços Conectados.

“O propósito de nossas soluções é sempre agregar valor ao cliente, reduzindo seus custos e contribuindo para o aumento de sua rentabilidade. Com especificação correta e boa manutenção, nosso cliente aumenta a disponibilidade do veículo e isto se traduz em mais resultado”, explica o Gerente Executivo de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil, Fábio D’Angelo.

Temos na Scania uma verdadeira parceria. Nos sentimos protegidos e seguros com a marca.”

João Carlos Seiscento, Diretor da Guerino Seiscento.

Para o diretor da Guerino, dar esse passo com a frota, hoje 90% Scania – dos quais 60% já está conectada -, é motivo de tranquilidade. Além do controle dos veículos, a empresa tem a garantia de que os ônibus estarão bem assessorados em todo e qualquer canto do Brasil. “Conseguimos ter uma visão geral dos negócios, sabemos onde o ônibus está e qual a economia de combustível. Já o programa de manutenção eu vejo como um verdadeiro sossego. Operamos em 178 cidades e eu não teria condição de ter 178 garagens. Mas, desse total, praticamente em 100 cidades tem concessionária Scania. O atendimento é muito rápido, liberam o veículo dentro da faixa de duas horas”, explica João Carlos.

Um exemplo desse atendimento veio recentemente, quando um veículo deu problema na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo. “Fiz o chamado no 0800 e com 45 minutos a equipe estava lá e já resolveu o problema. Sempre que a gente precisa, a Scania está ali, de bate-pronto para nos atender”, comenta Edson de Castro Carvalho, Gestor de Frotas da Guerino Seiscento.

Mais uma prova de que criar laços e estreitar as relações faz bem para alma, desta vez a dos negócios. “Quando falamos de venda de soluções customizadas às necessidades do cliente, um ponto-chave para o sucesso é o relacionamento. A confiança é crucial neste processo pois trocamos informações que muitas vezes são confidenciais. Ninguém fala de sua vida para quem não confia”, pontua Fábio.

E os resultados dessa parceria são percebidos na ponta do lápis. “Conseguimos mensurar com a conectividade da Scania uma média de 4 a 4,2% de economia”, afirma João Carlos. “Hoje temos o K 400 e o K 360 padrão. Acrescentamos alguns opcionais, como o freio Retarder. Com ele, estamos conseguindo uma economia muito grande nas trocas de faixa, além da segurança e do conforto para o motorista dirigir. Acho que o caminho é esse, a Scania nos dar essa retaguarda com toda essa conectividade. Que a parceria continue sempre assim.”

Parceria com o Scania Banco

São 30 anos de parceria da Guerino Seiscento com a Scania. E esse relacionamento continua crescendo, agora com a chegada de mais um recurso da marca para beneficiar o negócio dos irmãos Seiscento: as soluções financeiras do Scania Banco. “Não usávamos nenhum financiamento para comprar. A partir de 2010, conhecemos o financiamento da Scania e começamos a cotar as taxas que eles nos apresentavam. E, em todas elas, a Scania realmente nos surpreendia. Assim, fechamos com o Scania Banco a compra dos últimos 12 veículos que recebemos”, comenta Irani Seiscento Vellini, Diretora da Guerino Seiscento.

Segundo o Diretor de Vendas do Scania Banco, Alex Nucci, as soluções têm por objetivo reduzir o custo operacional e aumentar a lucratividade dos clientes. “O Scania Banco, por ser o braço financeiro da Scania, oferece produtos que se adequam ao fluxo de caixa dos nossos clientes, minimizando custos com taxas e spreads competitivos, além de processos ágeis de liberação de crédito e baixas documentais. Isso faz com que os veículos estejam em operação ou sejam liberados para comercialização no menor prazo possível”, explica Nucci. “Eu fiquei muito satisfeita e a empresa também. Eles nos proporcionaram os melhores juros e ainda uma novidade, que não existe nos outros bancos, que são as prestações fixas”, conclui Irani.

Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333