Jornada Scania







[ Serviços ] -- 14/01/2022
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]

30% mais disponibilidade com a Control Tower

Veja como a IC Transportes já contabiliza os bons resultados de disponibilidade e gestão da sua frota com o uso da Control Tower.
Ela acabou de chegar e mesmo sem contabilizar quilômetros e quilômetros de estrada percorrida, já tem uma história de sucesso para chamar de sua. Estamos falando da Control Tower, uma inovação lançada pela Scania no final de junho de 2021. A novidade funciona por meio da conectividade como uma efetiva torre de controle e reduz em até 30% o tempo de parada do veículo nas concessionárias.
Mas quem conta essa história é Eder Torres, gerente de gestão de ativos na IC Transportes. A empresa, que tem na frota 150 caminhões Scania, foi pioneira ao utilizar o novo serviço da marca. Os trabalhos com a Control Tower começaram em novembro de 2020 e fizeram parte dos testes com frotas-piloto em operações reais realizados pela Scania. “A Control Tower nos oferece toda a gestão do caminhão, o acompanhamento de indicadores, dos índices de quebra, da disponibilidade mecânica do veículo. Conseguimos gerir a entrada e a saída do caminhão da concessionária através da minha torre de controle e da torre de controle da Scania. Uma vez por semana nos falamos e tratamos todos os atendimentos feitos. É uma cadeia funcionando para que o veículo rode e não fique parado na concessionária”, explica Eder.
“Há muitas promessas no mercado, mas é a Scania quem avança perante a concorrência comprovando o quanto de real disponibilidade passará a proporcionar à gestão do cliente. São até 30% de redução comprovada da permanência nas oficinas, ou seja, mais horas para o caminhão faturar. Isso significa que, além de reduzir os custos, apoiará o aumento da receita da operação do transportador. A conectividade e a evolução das soluções de serviços que temos disponibilizado desde 2017 continuam sendo a base de tudo”, completa Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
Desde então, esse acompanhamento em tempo real trouxe grandes ganhos para a transportadora, como previsibilidade e aumento da disponibilidade dos caminhões. “Aumentou a disponibilidade mecânica da nossa frota e o acesso às informações. Nosso objetivo é ter 99% de disponibilidade e hoje já chegamos muito próximo disso. Para nós, não é só o valor de compra e revenda que conta, mas a disponibilidade que o caminhão entrega durante a vida dele. Afinal, caminhão é feito para trabalhar e não para ficar parado”, destaca.
Para Eder, essa nova forma de fazer a gestão da frota e da empresa é também um meio de se alcançar a sustentabilidade no transporte. “Se não for feita a gestão do caminhão, de maneira geral, não teremos um transporte sustentável. A longo prazo, não vejo nenhum transportador rodoviário ficar distante de uma ferramenta de gestão como essa”, conclui.
Veja em detalhes como a Control Tower ajuda a IC Transportes na tomada de decisões e no aumento da disponibilidade de seus veículos:

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333