A Control Tower atua na gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede Scania para que o veículo retorne à operação o mais rápido possível garantindo até 30% de redução no tempo de parada. Em razão disso, além do veículo com PMS Flexível já parar menos para manutenções, as paradas também serão ainda mais ágeis.
O primeiro passo foi criar um mapeamento e definir cercas virtuais nas áreas de cobertura das Casas Scania em todo o país. Essas geocercas identificam que o caminhão conectado do cliente PMS Premium Flexível Uptime entrou nesta região para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva e a equipe técnica da Control Tower Scania é notificada para iniciar o monitoramento e acompanhar indicadores de tempo desde o processo de recebimento do veículo, abertura e fechamento da ordem de serviço até a liberação da oficina e saída da concessionária. O controle atua proativamente com a Casa Scania quando há qualquer risco de atraso na manutenção, com suporte técnico, diagnósticos rápidos e precisos para entregar o caminhão dentro do menor tempo possível. Por isso, o cliente não precisa ter contato com a Control Tower que atua na fábrica suportando as Casas Scania. Após a conclusão do atendimento, indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. Essa gestão compartilhada mostrará frequentemente ao cliente, via relatórios, como está a frota monitorada em termos de disponibilidade mecânica ou física em relação à manutenção Scania.
Desde novembro de 2020, foram realizados testes com frotas-piloto de clientes em operações reais. Nos resultados analisados de todos os veículos monitorados se observou uma redução próxima a 30% no tempo de permanência nas oficinas após o monitoramento e ações proativas da Control Tower. Além do aumento da disponibilidade, a previsibilidade também foi um dos benefícios apontados pelos clientes que participaram, pois sabiam o tempo que seus caminhões estariam na oficina.
“Essa rapidez se traduziu em horas adicionais que os veículos puderam rodar e ganhar mais capacidade de geração de frete, favorecendo um aumento da receita das transportadoras e mais flexibilidade no planejamento e alocação da frota. Saber a disponibilidade mecânica esperada ao longo de toda a vida útil do produto é necessidade do cliente, com isso é possível fazer uma gestão completa e eficiente do negócio”, conta Gustavo Andrade, gerente do Portfólio de Serviços da Scania no Brasil. “Por isso, a Control Tower se tornará essencial para o transportador manter sua logística rentável. São redução de custo e aumento de receita garantidos, e de forma gratuita para quem já é premium flexível e aos futuros novos interessados”, salienta o gerente.
Já a modalidade Pay per Use (pague o que usar) permite personalizar ainda mais a cobertura e o modelo de gestão financeira de acordo com as necessidades de cada operação, e também avança na oferta de disponibilidade comprovada. É uma opção mais voltada a médias e grandes frotas. Ao optar por ela, o cliente passa a ter uma modalidade financeira com 100% do resultado do programa de manutenção. “A grande novidade é o preço ajustado ao custo real utilizado na manutenção, sem uma estimativa pré-combinada. A cada três meses serão apurados custos e receitas. Ajustes, se necessários, serão feitos buscando o equilíbrio do fluxo de caixa do cliente e da concessionária” diz Andrade.
Outra vantagem será a opção de aumento da cobertura de itens que não estão inclusos no PMS Premium Flexível. “O cliente poderá customizar a cobertura do plano, adicionando por exemplo as manutenções preditivas, baterias ou peças de acabamento do veículo. Dessa forma, o cliente ganha tempo no atendimento e sem necessidade de aprovações destes orçamentos, laudos técnicos e serviços na oficina usufruindo das vantagens dos preços acordados no PMS”, salienta Andrade. “Graças a isso, o veículo ficará menos tempo parado nas oficinas e os proprietários menos ocupados em tratar de processos administrativos. Com o PMS Premium Flexível Uptime criamos um divisor de águas na geração de valor ao cliente. A partir de agora, disponibilidade máxima, medida e comprovada é parte integrante do pacote de benefícios exclusivos, tudo isso para impulsionar ainda mais o negócio dos clientes Scania”, conclui Andrade.
Com o PMS Premium Flexível Uptime criamos
um divisor de águas na geração de valor ao cliente.
A partir de agora, disponibilidade máxima,
medida e comprovada é parte integrante do
pacote de benefícios exclusivos.”
Gustavo Andrade, gerente do Portfólio de Serviços da Scania no Brasil.