Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 27/10/2023
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo pessoal ]

Mais potência e economia com semipesado Scania

Será possível a combinação de potência com economia? Quando o caminhão é um Scania, a resposta é: claro que sim! Tem sido assim na operação da Ervateira Palmital, empresa de transporte de erva mate do município de Cruz Machado, no Paraná, que investiu em um novo P 320 8x2 para ter ainda mais rentabilidade em sua operação
“É um caminhão muito bom. Eu tinha um 310 e o 320 é mais econômico que ele. O veículo está dando certo para o meu trabalho e me traz hoje entre 7 e 8% de economia a mais que o 310.” A experiência de Ademar Paglia, proprietário da empresa Ervateira Palmital, mais do que comprova: é possível sim ter um caminhão mais potente e mais econômico ao mesmo tempo.
O 320 em questão é o modelo P, na configuração 8x2, que está na ativa na operação de Ademar. A empresa está localizada em Cruz Machado, no Paraná. O estado é considerado, de acordo com dados de 2021 do IBGE, o maior produtor da erva no Brasil, sendo que o município está no topo da lista entre os que mais produzem o ativo.
É de lá que o P 320 8x2 da Ervateira Palmital sai carregado de erva para chimarrão, chá e tereré, bebidas típicas do Sul do país, em direção aos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso. “Quando estamos no auge da safra, fazemos uma média de 12 viagens por mês para o Rio Grande do Sul, transportando de 17 a 18 mil quilos de erva mate”, conta Ademar. São, portanto, cerca de 790 quilômetros percorridos, percurso que permite que o caminhão mostre sua potência e seus resultados. “Recentemente viajei com o outro caminhão que temos na frota, de uma marca concorrente, e gastei 245 litros de combustível. Depois fiz o mesmo trajeto com o Scania, carregando 4 mil quilos a mais, e gastei 225 litros. A diferença é muito grande”, detalha Ademar.
A empresa, administrada por Ademar e sua esposa Bernadete Zakszeski, atua neste segmento do transporte desde 1980, quando foi criada, e conta com dois caminhões. O resultado do Scania P 320 é tão expressivo que a intenção é trocar o segundo veículo por outro Scania do mesmo modelo. “Já tivemos outros Scania na empresa e sei que em termos de economia não tem igual. Sem falar no conforto”, comenta Ademar.
Tanto que Ademar viaja a bordo do Scania de tempos em tempos para descansar, embora pareça contraditório. “Uma vez por mês vou para descansar um pouco. O Scania é um caminhão em que você viaja e não se cansa, o veículo te dá um conforto muito bom”, afirma.
Essa relação confortável, estável e segura vai além do caminhão e também se estende ao relacionamento com a Casa Scania Cotrasa de União da Vitória, concessionária que atende a Ervateira Palmital. “Temos um ótimo atendimento, tudo o que a gente precisa eles nos atendem”, ressalta Ademar.
“O Ademar é um cliente muito querido e está conosco há mais ou menos sete anos. Temos um relacionamento muito próximo e entendemos em campo a operação dele. Foi assim que chegamos a essa configuração de caminhão. O mercado dele precisa de caminhões mais leves e nós encontramos no P 320 o modelo ideal para ajudá-lo a ter mais rentabilidade nas viagens, muitas vezes feitas por ele mesmo. O que é interessante, pois ele consegue perceber, por ele mesmo, os benefícios e resultados do veículo”, conclui Anderson Sloboda, gerente de operações da Cotrasa União da Vitória.
Responsive image

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333