Jornada Scania







[ Sustentabilidade ] -- 21/09/2021
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Scania, Rota Oeste, WLM Equipo ]
Quando o assunto é sustentabilidade, você também pode fazer a sua parte. Conheça as iniciativas da Rede Scania, inspire-se com ações que cabem no seu dia a dia e plante, em você mesmo (a), a ideia de que dá para fazer a diferença – e muita – pelo futuro do planeta.
Pare cinco minutinhos o que você está fazendo e perceba o ambiente ao seu redor. Não importa onde você esteja, apenas respire. Ouça o som ambiente, perceba as sensações que permeiam o lugar em que você habita. Somos parte de um todo, de um mesmo universo. Somos filhos da natureza e essa mãe é pra lá de generosa. E se somos todos um, interconectados pelo meio ambiente, por que é que não nos juntamos para melhorar cada vez mais os nossos próprios espaços e fazer algo substancial para proteger o meio que nos acolhe e proporciona tantas vívidas experiências?
Esqueça o pensamento “mas eu sou um só, o que faço não muda o mundo”. O que você acha pouco, se somado ao pouco de cada um, pode transformar o mundo. Não o mundo lá fora, mas o mundo aqui, onde você vive, respira, percebe, trabalha, sente, ouve. O mundo que você habita, dia após dia.
É pensando nisso que queremos te fazer um convite: celebre conosco o Dia da Árvore, comemorado hoje, dia 21 de setembro, fazendo a sua diferença. Para te inspirar, reunimos algumas ideias de como agir, mostramos ações de quem contribui para tornar o mundo um lugar melhor e mais verde e apresentamos as iniciativas da nossa Rede de Concessionárias em prol da sustentabilidade e do meio ambiente em diferentes regiões do Brasil.
Uma árvore para chamar de sua
Você sabia que também pode plantar uma árvore em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica? Acesse aqui, dê a sua contribuição para um futuro cada vez mais verde e lembre-se: a sustentabilidade começa com a atitude de cada um de nós.
Plantando conhecimento
Fabrício Borba é motorista há 22 anos e há seis trabalha como autônomo. Por sua própria iniciativa, começou a incentivar o plantio de mudas de árvore sempre que ofertava algum treinamento ao volante para um colega de profissão. “Pela influência do caminhão na minha vida, eu sempre compartilho conhecimento. Acho importante dividir o que a gente sabe e aprende. Quando algum motorista me perguntava algo, tirava uma dúvida, queria aprender algo com o caminhão, na prática, eu ensinava, mas nunca quis receber por isso. Então falava para a pessoa que, se quisesse me pagar, doasse uma cesta básica para um asilo ou fizesse uma outra ação nesse sentido. Mas de um tempo para cá, tive a ideia de falar com alguns deles para fazerem a doação de uma muda de árvore. As grandes empresas têm seus protocolos ambientais, mas no meu caso, como motorista autônomo, como posso fazer a minha parte? É pouco, mas foi a forma que encontrei de ajudar a minimizar o impacto das emissões da minha atividade. Acho que isso é um legado que temos que deixar para os nossos filhos. Eles têm que aprender que podemos não alcançar a perfeição, mas lá na frente minha filha vai ver uma árvore e vai lembrar do meu exemplo e do meu ensinamento pra ela”, afirma Fabrício. Saiba mais sobre essa história na Revista Rei da Estrada.
Energia limpa
Várias concessionárias Scania já aderiram ao uso de painéis solares, fazendo com que matriz e filiais possam ser abastecidas com a energia limpa captada por essas estruturas. A Covepe de Valadares foi a primeira casa das Empresas Lael Varella a adotar o uso da energia limpa. Em janeiro de 2020, os painéis solares entraram efetivamente em operação. Foram investidos mais de R$ 135 mil em 136 placas de 46,24 kWp da empresa Ecori Energia Solar Ltda. São geradores fotovoltaicos de potência de 750W a 75kW.  
Na Rota Oeste, no Mato Grosso, os painéis foram instalados em todas as Casas, tanto na matriz como em suas filiais. Atualmente, o sistema de energia solar responde por 95% do consumo.
Outras Casas Scania, como Cavese Cordilheira Alta, em Santa Catarina; Brasdiesel, no Rio Grande do Sul; e Movesa, na Bahia, também já fazem uso da energia solar em suas unidades. “Aqui na Movesa, já instalamos energia solar em quatro das nove Casas e estamos com a quinta em processo de conclusão. Com isso, já temos metade da nossa Rede atuando com energia renovável. Nossa intenção é expandir para todo o Grupo. O sistema solar das Casas foi feito projetado para fornecer toda a energia que precisamos, reduzindo a conta para o valor mínimo da concessionária de energia”, explica Franklin Moreira, Gerente de Marketing da Movesa.
Ele conta ainda outras iniciativas sustentáveis da Casa. “Temos ainda um trabalho integrado para redução contínua do consumo de água e energia em nossas operações com plano de ação que estabelece metas, tornando tangível todo o resultado”, ressalta.
Além disso, os resíduos da operação são destinados a outros usos, incentivando a sustentabilidade dos produtos e dos negócios. Os resíduos recicláveis são doados para a Casa de Feira de Santana para produção de artesanato. Já os não-recicláveis são coletados por empresas especializadas para correta destinação. A água da chuva também tem destino correto. “Na Casa Movesa de Teixeira de Freitas, temos captação de toda água da chuva para lavagem de peças e da própria oficina”, destaca Franklin.
Rota da Conscientização
A Casa Scania Rota Oeste, no Mato Grosso, deu início em 2021 a mais uma ação pelo meio ambiente. Trata-se da Rota de Conscientização, que aconteceu em junho, durante a semana do meio ambiente. “Tivemos palestras sobre biofilia, distribuição de suculentas e demos copos biodegradáveis para todos os colaboradores das nossas Casas, visando o não consumo do copo plástico”, conta Thais Coelho, analista de Marketing da Rota Oeste.
O Bosque dos Ipês
A Rede P. B. Lopes acaba de lançar mais uma iniciativa sustentável. Trata-se do projeto socioambiental “Bosque dos Ipês”, um programa de arborização realizado pela concessionária Scania em parceria com seus clientes. A primeira ação aconteceu hoje, com o plantio de mudas de ipês na empresa GTFoods, em Maringá, no Paraná. A proposta do Bosque dos Ipês é unir nosso propósito à nossa rede de clientes em uma bela ação de plantio, que certamente resultará em um espaço florido, arborizado, e que vai proporcionar mais qualidade de vida aos nossos parceiros”, conclui Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da P.B. Lopes.
Clique aqui e saiba mais sobre a iniciativa.
Além disso, a concessionária também faz uso da borra do café e folhas de chá como adubo natural, colocando um pouco desses insumos na base das plantas nos canteiros e mudas de ipês que tem em sua matriz e nas filiais. Ao utilizar esses materiais como nutrientes para o solo, a Casa evita que eles sejam descartados como resíduos em aterro sanitário.
Verde e frutas, em meio à rodovia
Como já falamos aqui, nenhuma ação é pequena, pois o pouco que se faz pode, sim, ser muito. Na WLM Equipo, no Rio de Janeiro, uma iniciativa simples tem contribuído com muito verde e muito olhar para o presente e o futuro. Mesmo localizada na Rodovia Presidente Dutra e em meio à urbanização, casas e outras empresas, a concessionária mantém em sua estrutura diversas árvores frutíferas. “A WLM Equipo é como se fosse um oásis, cercada de árvores - e o melhor, frutíferas! Uma cena comum de ver por aqui é motorista que aguarda o veículo ficar pronto debaixo de uma árvore, consumindo fruta ou vendo ninho de passarinhos. Temos até uma família de micos que mora aqui e sabemos que isso é consequência do cuidado e da preservação”, conta Flávia Ferreira, Coordenadora Administrativa da concessionária.
Junto com esse cuidado, a WLM também reutiliza água das chuvas para irrigação dos seus próprios jardins.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333