Com a ajuda de nossos parceiros, vamos agir de forma
consciente e eficiente, além de impulsionar uma grande
transformação no setor logístico e gerar impacto positivo para o meio ambiente.”
Hélio José Branco Matias, Diretor na Ambipar.
“A Ambipar orgulhosamente é um dos nossos parceiros de jornada na transformação do transporte em um setor mais
sustentável e faz parte de um seleto grupo que grava seu nome na história do transporte de cargas pelo propósito
singular de tornar o planeta menos poluído e dependente do diesel. É notória a preocupação da Ambipar com a
sustentabilidade e a visão de futuro, baseada em viabilidade de dados concretos, escolhendo nossa solução que trará
muitos benefícios para sua operação e dos seus clientes”, diz Silvio Munhoz, diretor geral das Operações Comerciais
da Scania Brasil. “A solução a gás e/ou biometano da Scania é uma realidade viável no Brasil. Continuamos com metas
ousadas e já vendemos mais de 600 unidades. O interesse cresce a cada dia”, complementa.
Para Lorena Bruni, diretora de Compras para América Latina da Dow, a iniciativa reforça o compromisso da companhia
de avançar em ações e parcerias colaborativas com foco nas metas de sustentabilidade até 2050: alcançar a
neutralidade em carbono e eliminar materiais como resíduos. “A colaboração é o único caminho para abordar questões
complexas e essa parceria com a Ambipar irá impactar diretamente as emissões de escopo 3, geradas pelos nossos
clientes e ligadas às operações da empresa, que são as mais desafiadoras de mapear e reduzir”, destaca.
Já Ronaldo Gewehr, diretor de Logística para a América Latina da Dow, ressalta que “esses caminhões serão utilizados
nas rotas de transporte entre a Dow e a Whirpool, mas a expectativa é expandir o uso de veículos movidos a GNC para
o transporte de mercadorias entre a Dow e outros clientes”.
A implantação do Projeto Corredor Sustentável é resultado de um estudo feito em 2021 pela Ambipar. O inventário de
emissões de gases de efeito estufa indicou que a atividade logística era grande fonte de emissões na companhia.
Assim, no ano passado, a companhia revisitou sua estratégia de gestão para aumentar a eficiência da cadeia
logística, melhorando processos, indicadores, ações para aperfeiçoamento da operação e adoção de novas tecnologias.
Essa ação contribui com o objetivo da companhia em reduzir em 50% suas emissões até o ano de 2030.
Rentabilidade também traz sustentabilidade
Além dos novos veículos a gás, a Ambipar investiu ainda em outras 40 unidades da Nova Geração Scania, modelo R 450
6x2, adquiridos para renovação de frota. Vinte desses caminhões serão dedicados para a logística da matriz da
Ambipar, em São Paulo; 15 irão atuar no polo petroquímico, atendendo a segunda unidade com maior faturamento do
Grupo; e os outros cinco estarão em operações do Mercosul. Juntos, eles poderão contribuir para os objetivos de
sustentabilidade, uma vez que, por apresentarem uma redução de consumo de combustível de até 20% em função das
inovações e tecnologias embarcadas, as emissões de gases poluentes também são menores.
Para a Ambipar, esse foi, inclusive, um dos fatores decisivos para a recente aquisição. “Vim para o Grupo em 2011 e,
aos poucos, pude mostrar para o Conselho de Gestão as especificidades e valências da marca. O investimento inicial
pode até ser mais alto, mas o Scania é o caminhão que tem a melhor média de combustível do mercado, ainda
incomparável com as demais marcas, e o que tem o valor de revenda acima da concorrência. Ao longo de cinco anos, por
exemplo, é um veículo que proporciona uma redução de custos para a companhia”, destaca Hélio.
Tanto que, em uma frota composta por aproximadamente 300 caminhões, os sete caminhões Scania adquiridos em 2018
ainda permanecem fazendo a diferença e trazendo bons resultados de economia de combustível para a empresa. “Não
costumamos ter caminhões com mais de três anos de uso, isso faz parte da política da empresa. Mas não pretendemos,
por enquanto, substituir os R 450 que já tínhamos comprado. Enquanto os caminhões da concorrência, na mesma operação
de transporte de produtos químicos granel - carregados 50% do trecho, pois retornam vazios - fazem uma média de
2,7%, os Scania entregam 2,9 a 3%. É uma diferença relevante”, detalha.
Vida longa à parceria
Ao que tudo indica, essa retomada é o início de um novo momento na parceria – e no casamento – dessas duas marcas
que, juntas, pretendem seguir pela transformação do setor de transportes, por essa e pelas próximas gerações. “Nossa
intenção é continuar com a parceria com a Scania, até porque agora estou com os 10 caminhões movidos gás e sabemos
que a tendência é aumentar mais ainda esse número à medida em que vou conseguindo ter aderência dos clientes no
projeto Corredor Sustentável. Também já colocamos em nosso planejamento ter mais modelos Scania em nossas renovações
de frota a partir do ano que vem”, revela Hélio.
“Desde que assumimos o compromisso de liderar a transformação para um transporte mais sustentável, temos buscado
parceiros que estejam nessa mesma jornada. A Ambipar é um deles, já pensando lá na frente e entendendo que os bons
frutos dessa relação geram uma força ainda maior para essa parceria”, finaliza Maurício Lucena, gerente de Negócios
da Scania Brasil.