Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Sustentabilidade ] -- 07/07/2023
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Scania X-gas: o primeiro caminhão a gás com 900 km de autonomia

A Scania inova mais uma vez e traz uma solução ainda mais adequada ao mercado brasileiro: o X-gas, o caminhão movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano com autonomia de 900 km. Conheça os detalhes desta novidade.
Depois que a Scania apresentou ao mercado o seu caminhão movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, a pergunta que mais se ouvia era: e como esse caminhão vai rodar distâncias mais longas Brasil afora se a rede de abastecimento do gás para veículos pesados ainda não está totalmente estabelecida no país?
A resposta para essa questão acaba de chegar com o mais recente modelo da marca: o X-gas, o primeiro caminhão do Brasil com autonomia de 900 km movido a gás natural veicular e/ou biometano. O veículo chega como mais uma opção de transporte para os clientes preocupados com a descarbonização do setor.
“Desde o lançamento da linha movida a gás, ouvimos pedidos dos clientes para uma opção com maior autonomia. Está chegando este momento. Eles ainda pediam uma solução assim para poder operar em rotas mais longas e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, já que o fornecimento do gás está avançando a cada ano. A cadeia do biometano, combustível 100% sustentável, também está se expandindo, porém em passos mais curtos. O Scania X-gas chega, portanto, como um orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país”, comenta Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comericais Brasil.
X-gas em detalhes
O Scania X-gas é um modelo G 410 8x2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000Nm. A distância entre eixos é de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado. São oito cilindros com capacidade de 118l e outros oito de 95l.
O volume total suporta 406 metros cúbicos de gás, o que possibilita que o propulsor leve o caminhão por cerca de 900 km. A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6x2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8x2 com 29 t de peso bruto total combinado (PBTC).
Para se ter uma ideia e fazer um comparativo entre o modelo atual e o X-gas, o entre eixos do atual caminhão a gás é de 3.750mm (ou 3.950mm) com oito cilindros, quatro de cada lado nas laterais da longarina, com opção de 118l ou 95l, que propiciam um volume total de 226 metros cúbicos ou 182 metros cúbicos, para uma autonomia entre 400 e 500 km.
Mas não para por aí. A outra boa notícia é que, além da autonomia, chegará também mais uma opção para a família movida a gás: o motor de 460 cavalos de potência. A novidade estará disponível aos clientes no decorrer de 2024.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333