Jornada Scania
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[ Serviços ] -- 12/07/2022
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Ferreira e Maciel ]

Serviços dedicados, frota mais disponível

Transgires Transportes investe nos Serviços Dedicados Scania e inaugura a primeira estrutura de CWS da marca no estado de Santa Catarina. Com a oficina dedicada, a expectativa da empresa é ter mais disponibilidade da frota e cerca de 30% de redução nos custos da operação.
“Qualidade e confiabilidade do serviço prestado. Foi por entender que teríamos esses benefícios que decidimos investir nessa estrutura de CWS dentro da nossa empresa. O fato de estar ali, acompanhando a execução do serviço, ver de perto a entrega da qualidade que só a Scania tem, faz toda a diferença. Com os Serviços Dedicados da marca, sei que, independentemente do problema que venha a surgir, terei agilidade no atendimento e isso se transforma em disponibilidade dos veículos para novas viagens.” A visão de Willian Ferrens, proprietário da Transgires Transportes, traduz não só a satisfação do empresário com a nova oficina que acaba de chegar à transportadora, como também aquilo que mais importa para a Scania: a operação e a rentabilidade do cliente.
Para quem não conhece, os Serviços Dedicados Scania, também chamados de CWS, são oficinas completas, com mecânicos treinados, equipamentos e peças originais, montadas dentro da garagem dos próprios clientes. Na Transgires, a estrutura é a primeira do estado de Santa Catarina, onde a empresa está localizada.
“Este CWS foi construído primorosamente nos mais elevados padrões de qualidade da marca Scania, com uma estrutura fantástica, mecânicos dedicados, atendimento dedicado, cliente satisfeito e disponibilidade máxima em ação. Esperamos que seja o primeiro de muitos que ainda serão abertos no estado”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
Em um espaço de 9 mil metros quadrados e 600 metros de área construída, a transportadora irá realizar os serviços de 80% de sua frota Scania, composta por 99 caminhões da marca. “Alguns dos nossos veículos rodam no Norte e no Nordeste do Brasil e nem sempre terão a oportunidade de descer para a realização do serviço dentro
da nossa oficina. Então, esses caminhões continuarão fazendo as manutenções nas Casas Scania da região onde operam. Mas os demais, que circulam no Sul e no Sudeste, onde nossa atuação é mais forte, farão os serviços em nossa própria estrutura”, explica Willian.
Com a novidade, a Transgires irá alcançar bons resultados não só em disponibilidade da frota, que volta para as estradas mais rapidamente, mas também em rentabilidade. A expectativa é de que os Serviços Dedicados contribuam com aproximadamente 30% de redução de custos da operação. “Ainda não temos histórico para falar com precisão, pois o CWS acabou de ser inaugurado. Mas essa é a nossa projeção. Entendemos que a redução de custos irá acontecer de duas maneiras: com o aumento da produtividade do veículo, já que ganhamos agilidade na execução do serviço; e com a diminuição da reincidência do problema. Isso sem falar que o fato de ter um Scania já traz outros ganhos, como qualidade e economia”, destaca o empresário.
Willian Ferrens
Qualidade e confiabilidade do serviço prestado. Foi por entender que teríamos esses benefícios que decidimos investir nessa estrutura de CWS dentro da nossa empresa.”
Willian Ferrens, proprietário da Transgires Transportes
Conectando rentabilidade
Por falar em economia, Willian também soma a esses ganhos os bons resultados da Nova Geração de Caminhões. Da família PGR para esta nova linha, a empresa já contabiliza 8% de economia de combustível ao fazer o transporte, por veículo da frota, de cerca de 5 toneladas de latas de bebidas vazias para serem envasadas. São 99 veículos Scania - modelos R 450 6x4, G 450 6x4, G 410 6x2 e P 360 4x2 e 6x2 – em uma frota total de 280 carretas e 132 cavalos.
Além disso, 100% da frota Scania é conectada e os benefícios da conectividade são percebidos na prática. “Começamos com a gestão da conectividade há dois anos. Naquele início, a nota dos nossos motoristas no portal do Scania Fleet era 57. Hoje, varia entre 91 e 93. O nível de pontuação dos nossos profissionais é nota A. Foi uma mudança de cultura e de hábito, no começo enfrentamos bastante resistência pelo medo que os motoristas tinham de serem ‘vigiados’. Mas hoje todos aceitam muito bem e entendem o quanto evoluíram em sua profissão graças ao uso dos Serviços Conectados, o que, para nós, também se traduz em mais rentabilidade e economia de combustível e de desgaste do próprio caminhão” explica Willian.
A gestão da conectividade também estará presente na nova estrutura recém-inaugurada em Canoinhas (SC), cidade onde está situada a matriz da Transgires. “Além da equipe dedicada para fazer a manutenção, teremos mais uma pessoa focada na gestão da conectividade, pois 100% dos nossos Scania estão conectados”, afirma o empresário.
Visão de futuro
No que depender da Transgires, não só os caminhões estarão conectados, como as marcas também seguirão firmes nesta parceria, que se consolida com a abertura do CWS. “A nossa parceria vem de longa data. Em 2011 fizemos a compra de cerca de 80 veículos. Em 2019, nossa relação com a Scania se fortaleceu e evoluímos para novas aquisições de veículos. Agora, demos juntos esse passo e inauguramos uma oficina Scania dentro da nossa própria operação. Para o futuro, nossa perspectiva é de crescimento. Temos a expectativa de adquirir mais 80 caminhões para ampliação de frota e sabemos que os Serviços Dedicados irão nos ajudar muito quando isso acontecer”, projeta Willian.
“Inauguramos na Transgires algo inovador para o mundo Scania e para região de Santa Catarina. E nosso objetivo é claro: ter o cliente cada vez mais dedicado na sua operação enquanto nós cuidando daquilo que a gente realmente conhece: dos caminhões e da disponibilidade da frota para o nosso cliente”, conclui Ricardo Clemente, diretor geral das Concessionárias Cavese e Suvesa.

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