Jornada Scania







[ Soluções de Transporte ] -- 18/06/2019
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Nereu Jr. ]

Tora adquire 180 caminhões da Nova Geração Scania e prevê 13% de redução de custos

Empresa atua nos segmentos siderúrgico, petroquímico, mineração e contêineres, e está almejando benefícios com a conectividade
A Tora Transportes anuncia a aquisição de 180 caminhões da Nova Geração da Scania, lançada em novembro de 2018, e de uma gama de serviços e conectividade para aumentar a rentabilidade e a disponibilidade da frota. As entregas dos veículos começaram em fevereiro e serão concluídas até outubro. Com apenas cinco meses de operação, a empresa já notou uma economia de 10% e imagina atingir outros 3% de redução de custos com a solução completa de serviços. A Scania já recebeu mais de 8 mil encomendas da Nova Geração. Para 2019, a fabricante continua prevendo um crescimento entre 10% e 20% na comparação com 2018.
O lote dos pesados está dividido em 130 unidades do modelo R 450 6x2 e 50 do R 500 6x4, todos com freio auxiliar Retarder, que aumenta a segurança e ajuda a evitar acidentes nas estradas. O negócio foi fechado pela Casa Scania Itaipu, que atende o cliente na sua matriz, em Contagem (MG).
Com 47 anos de experiência no setor logístico, a Tora atua nos segmentos siderúrgico, petroquímico, automotivo, de mineração, cargas a granel e contêineres. A companhia mineira fez um processo de concorrência para renovar e ampliar a frota em 2019. A Scania foi a vencedora com base em números comprovados de aumento de rentabilidade e disponibilidade. As empresas são parceiras nessas mais de quatro décadas, mas as compras de 2018 definiram a nova frota. A Scania antecipou o motor, de tecnologia XPI da Nova Geração, na opção de 450 cavalos na geração anterior de cabines e a Tora comprou cinco modelos para conhecer. O aumento de economia de diesel chegou a 7%. Aliado aos benefícios dos serviços, a Tora definiu a escolha pela Scania.
"A Nova Geração Scania vem comprovando uma economia de diesel de até 12% em comparação com a gama anterior. Saber que a Tora Transportes já chegou, em resultados preliminares, a 10% nos permite contribuir cada vez mais a oferecer o produto ideal customizado com base no menor custo total de operação por km rodado", afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. "A Tora, um dos nossos principais clientes, tem uma gestão moderna e eficiente. Um exemplo a ser seguido."
Com os 180 caminhões, a Tora contratou os principais serviços oferecidos. A solução completa tem a conectividade por meio do Desempenho (o pacote mais completo e de detalhamento individual em tempo real do caminhão e do motorista), o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis (16% de redução de custos e 20% a mais de disponibilidade da frota), o recém-lançado PMS Fleet Care (com gestor de frota dedicado para a empresa), os Serviços Dedicados – estrutura da Casa Scania Itaipu dentro das instalações do cliente – e Driver Services (treinamento dos motoristas).
"As empresas Tora, Scania e Itaipu são importantes parceiros e trabalhando juntos há mais de quatro décadas. Scania e Itaipu nos ajudam a levar alternativas aos clientes, e são fundamentais nos nossos processos de desenvolvimento e crescimento", diz Janaína Araújo, diretora-presidente da Tora. "Temos muita tradição, e demonstrado alta capacidade de entrega e de conhecimento no que fazemos com equipamentos eficientes para suprir todas as demandas. E, somos extremamente capitalizados, um fator que nos credencia a ser um verdadeiro parceiro dos nossos clientes."
Segundo Janaína, a Tora levou em consideração três importantes pontos nesta nova parceria com a Scania: produto, preço e disponibilidade. "Encontramos um produto de qualidade que nos coloca num patamar diferenciado no mercado. O investimento foi baseado na comprovação técnica e prática dos ganhos prometidos, porque precisamos ser competitivos e rentáveis. A disponibilidade, em duas etapas, tanto na capacidade fabril de me atender no momento de demanda quanto no dia a dia da operação com manutenção rápida, enxuta e flexível para tirarmos o máximo do caminhão".
Projeção de redução de 13% nos custos, já em 2019
"Em nossas contas, com os 10% de economia conseguidos até agora com a Nova Geração de caminhões Scania, mais 3% de otimização de custos vindos dos serviços com o programa de planos flexíveis, o pacote desempenho de conectividade e a presença nas nossas instalações do gestor de frotas, calculamos no mínimo reduzir os custos totais em 13% já em 2019", revela Pedro Estrugiaki, diretor de Operações da Tora Transportes.
Para ele, a Scania faz parte de sucesso da Tora desde os veículos da Série 1, depois pela Séries P, G e R e agora na Nova Geração, com muita tecnologia embarcada e conectividade. Em sua visão, a Nova Geração está ajudando a empresa a identificar pontos de melhoria por meio da dirigibilidade dos condutores, pelo desempenho do veículo e economia de diesel. "Esta geração tem um grande diferencial de nos indicar as manutenções preventivas e corretivas, eliminando as paradas desnecessárias dos equipamentos. A importância de termos uma frota conectada é na agilidade da tomada de decisões. O pacote Desempenho permite o acompanhamento em tempo real do produto e do motorista. Dessa forma, podemos corrigir os erros que aumentam o consumo de combustível e de desgaste de pneus e outros componentes".
Do ponto de vista da escolha dos caminhões, Estrugiaki confirma que a opção pelos modelos R 450 e R 500 foi para manter o padrão de potência adequado para a operação. "O que também chamou a atenção da Nova Geração foi a sustentabilidade, pois percebemos a diminuição das emissões de CO2. Outro ponto elogiado é o conforto e a ergonomia, pois valorizamos o bem-estar dos nossos motoristas."

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333