Jornada Scania







[ Serviços ] -- 30/07/2020
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Foto: Arquivo Terra Master ]

Quando o amor fala mais alto

Conheça a história da Terra Master Logística e Transporte, que aliou sua gestão humanizada ao uso da conectividade da Scania para ter mais rentabilidade e melhora na capacitação de seus motoristas.
Você sabe qual é a sua missão no mundo? O que de verdade te move, faz o seu coração pulsar e o seu olho brilhar? Talvez essa seja a dúvida de muita gente, quiçá o maior dos questionamentos da vida. A verdade é que, tendo ou não essa resposta e independente da área em que você trabalha ou sob quais condições você vive, sempre dá para unir o bem ao seu propósito enquanto ser humano. Sempre dá para fazer diferente, ajudar no crescimento de quem está por perto – que aliás, nunca está ali por coincidência -, se encontrar, se descobrir, se reinventar. Se conectar e possibilitar novas conexões. Fazer acontecer. Na vida e no trabalho também.
Fernanda e Thiago Veneziani sabem bem o que isso quer dizer. Vieram do Direito para o transporte, porque o amor pelo setor falou mais alto. Foi do pai que herdaram a paixão e o dom de transformar a vida de cada um que cruze o caminho desses dois irmãos. É com essa visão que, juntos, eles comandam a Terra Master Logística e Transporte, uma empresa que, embora jovem, possui uma bagagem e tanto quando se fala de desenvolvimento humano, inovação, conectividade e compromisso com um transporte cada vez mais sustentável.
Essa história começou em 2005, na cidade de Santos, no litoral paulista. “Eu trabalhava com o meu pai em uma transportadora e fazia a parte administrativa da empresa. Quando ela foi vendida para dois novos sócios, percebi que os meus valores pessoais não se adaptavam aos valores que passaram a ser praticados. Foi quando saí e surgiu a oportunidade de abrir a Terra Master, a partir da necessidade de entregar aos clientes algo que fosse além do transporte”, explica Thiago Veneziani, Diretor da Terra Master. Assim nasceu a empresa e o nome Terra Master. “Terra porque é um nome forte. Master porque é como queremos ser: master, super, mega, blaster!”, diz o empresário.

No documento e na prática

A chegada da irmã para ajudá-lo a conduzir o time de 31 colaboradores, dos quais 17 são motoristas, aconteceu em 2013. “Na época, vim para a empresa para implementar o Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ), que hoje é uma metodologia dentro da empresa porque a gente não queria só ter um certificado de parede”, lembra Fernanda, também Diretora da empresa.
Para quem não conhece, esse sistema é um programa voltado para a qualidade e organizado pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim). Um dos objetivos é assegurar a qualidade, a segurança e o respeito às legislações de quem atua com itens de indústrias químicas, como é o caso da Terra Master, que transporta sólidos e líquidos, produtos radioativos, químicos e os mais diversos tipos de cargas destinadas à importação e exportação.
A gente percebeu no Fleet uma forma atrativa, competitiva e sadia de elevar o nível profissional de nossos motoristas.”
Fernanda Veneziani, Diretora da Terra Master.
A chegada da irmã para ajudá-lo a conduzir o time de 31 colaboradores, dos quais 17 são motoristas, aconteceu em 2013. “Na época, vim para a empresa para implementar o Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ), que hoje é uma metodologia dentro da empresa porque a gente não queria só ter um certificado de parede”, lembra Fernanda, também Diretora da empresa.
Para quem não conhece, esse sistema é um programa voltado para a qualidade e organizado pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim). Um dos objetivos é assegurar a qualidade, a segurança e o respeito às legislações de quem atua com itens de indústrias químicas, como é o caso da Terra Master, que transporta sólidos e líquidos, produtos radioativos, químicos e os mais diversos tipos de cargas destinadas à importação e exportação.
As boas práticas certificam a empresa dentro desse sistema. E, mais do que isso, impactam no dia a dia dos colaboradores, que trabalham em um ambiente seguro, saudável, humanizado e cheio de oportunidades de crescimento. Osvaldo da Silva Hilário não nos deixa mentir. “Quando cheguei na Terra Master, trabalhava na área de conferência como técnico de importação. Comecei a aprender mais sobre transporte com o Thiago, sempre fui apaixonado por caminhões e ele viu em mim uma oportunidade de crescimento profissional. Foi aí que entrei na área da manutenção”, conta.
Atualmente ele é o Chefe de Manutenção da empresa e há quase três anos desempenha a função. “Até me emociono de falar, porque eles [Thiago e Fernanda] me abraçaram. A Terra Master é uma família, temos toda a liberdade de entrar na sala dos diretores, conversar, expor o que estamos sentindo, o que está acontecendo no dia a dia. Essa distância entre patrão e empregado aqui não existe. Hoje sou gestor de frotas e cuido de toda a área de compras de peças e manutenção. Acompanho de perto a performance dos caminhões e dos motoristas”, explica Osvaldo.
Investimento contínuo
É do Osvaldo também a missão de gerenciar o Scania Fleet, que não só melhorou os resultados de consumo de combustível e rentabilidade da empresa como também capacitou e fez evoluir o desempenho dos motoristas da Terra Master. “Sempre monitoramos com outros sistemas, mas quando chegou o Fleet, nossa vida mudou para melhor. Eu acompanho todos os dias o que o portal nos oferece, consigo controlar até os abastecimentos fora do posto da nossa base e ver a diferença no valor do combustível”, comenta o gestor da frota.
Diferença, diga-se de passagem, bastante considerável: são 4% de redução mensal no consumo de combustível com o uso da conectividade Scania nos caminhões da frota. Ao todo, a empresa tem 15 veículos, dos quais 12 são Scania - quatro P 310, dois P 360, dois R 440 e quatro da Nova Geração (dois G 410 e outros dois R 500). Todos estão conectados, tanto ao propósito da Scania de levar novas soluções de transporte e mais rentabilidade a seus clientes como ao da Terra Master, que constantemente busca inovar sem abrir mão do desenvolvimento de seus profissionais. “Um conceito muito forte que temos é que a empresa não é o que ela ganha, mas o que ela economiza. Por isso, fazemos uma gestão minuciosa dos custos. Mas, acima dessa missão, temos a missão pessoal de fazer pessoas melhores para um mundo melhor. A gente percebeu no Fleet uma forma atrativa, competitiva e sadia de elevar o nível profissional de nossos motoristas. Proporcionamos programas de treinamentos e eles estão cada vez mais se profissionalizando e sendo motoristas melhores porque conseguem acompanhar a evolução deles mesmos de maneira muito prática. E, para a nossa grande alegria, a maior parte se preocupa diariamente com esse aperfeiçoamento”, celebra Fernanda.
Thiago também tem a mesma visão. “Ressaltamos os pontos fortes de cada um, elogiamos em público e cobramos melhoria em particular. Além disso, não penalizamos nossos colaboradores se eles cometem algum erro, mas sim bonificamos os que têm uma melhor performance. Ofertamos treinamentos, para que sejamos cada vez melhores no que fazemos, e estudos, pois sabemos que não podemos parar nunca de aprender. Isso vale para todos os colaboradores, não só os motoristas, inclusive para nós mesmos”, destaca. “Não medimos esforços para o crescimento das pessoas. Nosso propósito não é ter a empresa para ficar milionário. Queremos desenvolver pessoas melhores e entregar o nosso máximo ao mercado. Para muita gente, olhar para isso é um custo, para nós é um investimento. E a Scania tem excelência nisso, tanto que 80% da nossa frota é Scania porque a equipe de vendas também faz a diferença.”
Dois P 360 como o da foto ao lado fazem parte da frota composta por 12 Scania.
De mãos dadas
E, embora as mudanças tenham sido significativas, nos números e nas pessoas, para Fernanda a chegada da tecnologia nos caminhões da empresa não foi um divisor de águas. “Não teve antes e depois, entendemos que é um passo a mais para uma melhoria contínua. Para os motoristas, talvez, ajudou a dar um clique de algo que a gente já vinha batendo na tecla há um tempo. Então, estamos andando juntos. Usamos a ferramenta na nossa rotina. Eu mesma, quando estou curiosa, entro lá e dou uma olhada. Esse é o diferencial positivo da Scania. O meu antigo rastreador não mostrava para o motorista o desempenho no dia a dia, eu tinha que extrair relatórios e apresentar para ele. O Fleet está no painel do caminhão e no aplicativo do celular, ele mesmo acompanha a evolução. Eles se desafiam no dia a dia e isso traz um grande ganho, pois eles conseguem saber onde estão errando e ir atrás de forma fácil e rápida, para serem melhores”, afirma Fernanda.

[ EM NÚMEROS ]

4%

DE REDUÇÃO MENSAL

É o quanto a Terra Master economiza de combustível com o uso da conectividade Scania nos caminhões da frota.
Queremos desenvolver pessoas melhores e entregar o nosso máximo ao mercado. Para muita gente, olhar para isso é um custo, para nós é um investimento. E a Scania tem excelência nisso.”
Thiago Veneziani, Diretor da Terra Master.
José Robenildo Telmo que o diga! Ele é motorista da Terra Master há seis anos, mas já contabiliza 19 de profissão. Para ele, a novidade só trouxe benefícios e reforçou o cuidado da empresa com seus colaboradores. “Quando a empresa adquiriu essa ferramenta eu gostei muito, tanto para o meu conhecimento, profissional e pessoal, como sei que foi bom para a empresa pela rentabilidade em manutenção e consumo de combustível. A gente acha que sabe dirigir, mas na verdade não sabe. Depois do treinamento com o Cícero, da Codema de Guarulhos, aprendi a usar melhor o caminhão e tive a certeza de que até então eu só sabia conduzir e não dirigir. Ele foi muito atencioso, paciente e ensinou que, com o Fleet, a gente consegue usar melhor as funções do caminhão. Passei a entender que não é só guiar, trocar de marcha, usar freio a motor para descer a serra, por exemplo. Pude perceber que eu vinha trabalhando de uma forma que achava que era a correta com o Scania. Agora penso que se hoje fui bom, amanhã quero ser ainda melhor. Agradeço muito à Terra Master também por sempre desenvolver e atualizar a gente, com cursos, treinamentos e todos os cuidados que eles têm com os funcionários”, diz Telmo.
A opinião de Wellington dos Santos Silva, recém-chegado à Terra Master, é a mesma. Ele tem somente nove meses de empresa e seu início na transportadora coincidiu com a chegada da conectividade e o uso do Scania Fleet. “Quando entrei, a empresa implantou a conectividade. Foi muito bom para a desenvoltura do caminhão. É minha primeira vez com Scania, então o curso para mim foi essencial. Aprendi muito sobre o funcionamento do veículo, conheci todas as funções do caminhão e vi que muita coisa que eu deixava de fazer ou fazia achando que estava fazendo certo, na verdade, eu podia melhorar. Foi um desafio, para testar minhas habilidades, consertar alguns erros e tirar os vícios ao volante. Isso ajuda muito a gente a evoluir, e é o que a empresa quer. Crescer e crescer com a gente. Estão sempre inovando, mas permitindo que a gente se atualize para acompanhar a evolução e o mercado”, comenta.
Tudo está conectado
É dessa conexão e de fazer a diferença que falávamos no início desta matéria. É o que a Scania quer para agora e no futuro: conectar para somar, crescer e tornar o transporte ainda mais sustentável. É essa a herança que a Terra Master quer deixar: evoluir e inovar ao mesmo passo que desenvolve as pessoas. “É nossa missão proporcionar qualidade de vida para essas 33 famílias, 31 dos nossos colaboradores e a nossa própria família também. Temos um discurso bonito e uma gestão voltada para pessoas, na prática. Não existe isso desassociado. É claro, não adianta o CNPJ ter um resultado negativo porque, senão, essas famílias não vão se sustentar. Então isso sim foi um divisor de águas para nós. Poder cuidar de pessoas nos traz uma motivação extra e dá energia para a empresa, e é isso que faz com que ela caminhe para o crescimento constante”, conclui Thiago.
Sem contar o amor que permeia essa relação e sempre falou mais alto. Por serem irmãos, família de trabalho e terem herdado do pai tamanha generosidade de pensar na evolução de todos ao redor. Certamente é ele, inclusive, que segue guiando, na memória, no coração e na alma, dos negócios e das pessoas, o trabalho Master que os filhos têm feito aqui na Terra. Por eles, pelos seus colaboradores e pelo legado que entendem como missão e que também querem deixar para o mundo. •

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333