Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
Scania reúne lideranças empresariais e especialistas em debate sobre a sustentabilidade como resposta à crise da Covid-19
Evento online, entre 19 e 23 de outubro, terá uma temática por dia; programação gira em torno da aceleração das ações para enfrentar as mudanças climáticas e o caminho para uma retomada ‘verde’, com foco em inovação, redução da poluição e uma economia de baixo carbono
Ainda sem vacina, a pandemia do Novo Coronavírus mantém o mundo sob alerta. Aos poucos, a humanidade se ajusta a uma nova realidade e a uma deterioração econômica que levará gerações para superar. “Se sustentabilidade não era uma opção, mas uma necessidade, 2020 e os efeitos da pandemia reafirmaram aquilo que a ciência apontava: a urgência em descarbonizar o planeta”, diz o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.
“Temos a nossa frente a oportunidade e a responsabilidade de emergir desta crise a partir de uma economia ‘verde’ e resiliente, e para falar sobre isto convidamos parceiros – líderes empresariais, acadêmicos e autoridades – que estão nesta mesma jornada”, conta o executivo. Estas vozes se encontram na agenda do Sustainable Talks, evento que acontece entre 19 e 23 de outubro, transmitido no canal do YouTube da Scania no Brasil (youtube.com/ScaniaBrasil).
Em sua segunda edição, a iniciativa tem como objetivo fomentar a Agenda 2030 e reforçar ações para o atingimento das metas do Acordo de Paris. “A Scania segue trabalhando para tornar o ecossistema de transporte e logística sustentável e, apesar do ano desafiador e cercado de incertezas, não desviamos do nosso propósito. Ao contrário, reforçamos nosso compromisso aderindo ao Science Based Targets, atingimos a meta de ter operações industriais livres de energia de origem fóssil e entramos no mercado de títulos verdes na Europa”, conta Patricia Acioli, responsável por Relações Corporativas da Scania Latin America. “Se por um lado a pandemia acelerou muitas mudanças que estavam a caminho, por outro nos obrigou a parar e refletir: o antigo normal não era sustentável!”, destaca.
O evento traz como pano de fundo a possibilidade de enfrentarmos os problemas a partir de uma nova relação entre empresas, governos, academia e sociedade civil. “Sustentabilidade não é estratégia. É imperativo ético e meio de sobrevivência”, afirma Christopher. “Estamos trabalhando para que esta retomada vá além da forma convencional de se fazer negócios, vencendo o chamado “business as usual”, completa.
Com participação de especialistas do Brasil e da Colômbia, o Sustainable Talks vai promover a troca de boas práticas entre os convidados. “Investimos em espaço para troca de experiência de alto nível, colocando a sustentabilidade onde ela deve estar: no topo da prioridade”, diz Mats Gunnarsson, Presidente da Scania Commercial Operations Americas. “Temos orgulho de oferecer aos nossos stakeholders informações úteis e valiosas sobre como promover mudanças no mundo dos negócios que estão diretamente relacionadas à sustentabilidade. Na Scania estamos comprometidos com nosso papel de líderes em transporte sustentável e, especialmente em deixar um mundo melhor para as próximas gerações”, completa.
Driving the shift
O Sustainable Talks 2020 está divido em cinco painéis, um por dia, começando com os efeitos das mudanças climáticas na saúde da população, passando por uma conversa sobre investimentos sustentáveis e ESG (acrônimo para Ambiental, Social e Governança), chegando a um encontro sobre o impacto da sustentabilidade na sociedade e as parcerias que podem transformá-la, até a retomada verde. O evento se encerra no dia 23, com o painel “CEOs para Sustentabilidade”, um bate-papo entre Christopher Podgorski e CEOs de outras empresas.
Segunda-feira, 19 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Impacto das mudanças climáticas na saúde
Os altos índices de emissões de gases, poluição sonora e geração de resíduos se configuram como um complexo desafio no gerenciamento ambiental, e interferem diretamente na qualidade de vida e saúde da população, em especial nos grandes centros urbanos. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes no Brasil em decorrência da poluição atmosférica aumentaram 14% em dez anos. Não bastasse o aumento de doenças respiratórias, infarto e AVC, casos de câncer e de doenças infecciosas, alguns dos efeitos do aquecimento global no corpo humano, a Covid-19 evidenciou o quanto clima e saúde estão conectados. A questão é urgente. O nosso convite é para que você participe de um bate-papo essencial sobre os desafios, avanços e ações necessárias para mudar este cenário. Aqui e Agora.
Terça-feira, 20 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Investimento sustentáveis
Sustentabilidade não é uma opção, mas uma necessidade. As evidências dos riscos associados às mudanças climáticas e os impactos nos negócios estão forçando empresas a rever suas premissas de longo prazo. A Agenda mundial em torno do Acordo de Paris faz necessário um ‘reset’ na forma de pensar, investir e buscar financiamento. Os princípios ESG (sigla para práticas ambientais, sociais e de governança) estão levando os investidores a apostar em empresas que passam a colocar a sustentabilidade como parte da estratégia. E novas formas de financiamento surgem para garantir que projetos verdes saiam do papel. A questão é cada vez mais atual e necessária.
O nosso convite é para que você participe de um debate essencial sobre os desafios, avanços e ações necessárias para mudar este cenário. Aqui e Agora.
Quarta-feira, 21 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Impactos na sociedade, parcerias para transformar
Em meio à crise da COVID-19, assistimos o setor privado se mobilizar em torno de parcerias e iniciativas para mitigar as consequências sociais e econômicas causadas pela pandemia. Apesar de um futuro ainda incerto, o papel das empresas em sua atuação frente à Agenda 2030 ganha novo contorno. Será hora de trocar a palavra protagonismo por colaboração? Como as parcerias podem alavancar mudanças? O nosso convite é para que você participe de um debate essencial sobre os desafios, avanços e ações necessárias para impulsionar um mundo melhor – com desenvolvimento sustentável. Aqui e Agora.
Quinta-feira, 22 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Retomada Verde
Ser igual ao que fomos ontem não será mais possível. Em meio à emergência das mudanças climáticas, à transição de tecnologias e a novos modelos de negócios, fomos assolados por uma pandemia sem precedentes. Descartado o ‘business as usual’, como seguiremos? Quais as respostas que as empresas darão em sua contribuição para moldar o mundo de hoje e do amanhã? As oportunidades e o desafios da sustentabilidade serão tema de um debate essencial, em que você é o nosso convidado
Sexta-feira, 23 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: CEO para a sustentabilidade
Qual o legado você vai querer deixar para seus filhos e para sociedade? Com esta pergunta vamos percorrer as perspectivas de presente e futuro em torno da sustentabilidade. Vamos entender como empresas e indivíduos podem contribuir para tornar o mundo melhor em um encontro, franco e aberto, entre CEOs, que vão falar sobre práticas, desafios, e inspiração para o desenvolvimento sustentável.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.