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Do tráfego à manutenção, do motorista à plataforma de embarque: conheça as boas práticas da Viação Santa Cruz e saiba como a empresa retomou, com segurança, sua operação para cuidar de quem mais importa: o seu passageiro.
“Atenção passageiros com destino a Itajubá, o embarque para a sua viagem já vai começar na plataforma 7”.
Bastou a voz do terminal rodoviário alertar para que ele se dirigisse à porta do ônibus. Bagagem a postos, saudade da família também. Com a quarentena estendida, faz tempo que ele não faz uma visita à sua cidade natal. Na porta do veículo, álcool em gel para higiene das mãos e um tapete com hipoclorito de sódio, para limpar os pés antes de entrar no ônibus. A máscara já estava no rosto desde quando saiu de casa, mas ele viu que o passageiro que estava na fila logo atrás, respeitando a marcação e o distanciamento organizado pela empresa de transporte na hora do embarque, recebeu uma nova porque não tinha o equipamento de proteção. A entrega foi feita pela própria viação, já que o uso do item é obrigatório durante toda a viagem.
Pronto, embarque realizado e ele chega ao seu assento. Foi tranquilo, porque ele sabe que a empresa já fez a correta assepsia do interior do ônibus com ozônio e bactericida em todas as áreas de contato manual, como corrimão, apoio de braços, banheiro, painel e volante. O motorista também está preparado. Além do uniforme e da máscara, o profissional teve sua temperatura aferida antes mesmo de chegar com o veículo à plataforma do terminal. E, claro, foi devidamente treinado e capacitado para assumir o volante e cuidar da vida dos passageiros que irá transportar. Agora sim, pé na estrada, a viagem já pode começar.
Essa narrativa pode parecer uma cena de filme, mas já é realidade para quem quer viajar de ônibus saindo da capital paulista para o interior de São Paulo e algumas cidades do sul de Minas Gerais, como Itajubá, citada no início da reportagem. Pelo menos essa é a rotina da Viação Santa Cruz, que intensificou os cuidados com equipe e passageiros desde que a pandemia chegou ao Brasil. Tudo para deixar o cliente tranquilo e seguro.
Gerson Oger Fonseca, Presidente do SETPESP
Mauro Artur Herszkowicz, Presidente do FETPESP
Francisco Mazon, proprietário da Viação Santa Cruz
“Estamos seguindo todos os protocolos recomendados em termos de cuidados com os veículos, o motorista e o embarque dos passageiros. Compramos equipamentos, disponibilizamos o álcool em gel, treinamos os nossos motoristas para esse momento e implementamos o uso de máscara como EPI (equipamento de proteção individual) deste profissional, além de outras medidas. Nossos cuidados estão em todas as frentes: na empresa, quando o ele chega para buscar o veículo; no tráfego; na manutenção; na plataforma de embarque e durante toda a viagem”, destaca Francisco Mazon, proprietário da Viação Santa Cruz.
Esse cuidado extra está sendo tomado em todas as linhas intermunicipais e urbanas em que a Viação atua, respeitando também as orientações dos Sindicatos e Federações responsáveis pelo transporte paulista. “As empresas de ônibus filiadas ao SETPESP têm seguido todos os protocolos de sanitização dos veículos, mantendo os ônibus higienizados e desinfetados, utilizando os produtos adequados e as técnicas mais modernas disponíveis, inclusive com aplicação de ozônio, dentre outras. Na oferta das passagens estimulam os processos digitais e nos terminais praticam distanciamento nas bilheterias para reduzir a proximidade física. As medidas protetivas são dedicadas não só aos passageiros, mas também aos trabalhadores do setor, que são orientados, treinados e acompanhados regularmente”, confirma Gerson Oger Fonseca, Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de São Paulo (SETPESP). E não é só quem quer viajar para visitar um familiar que se beneficia, já que muitos trabalhadores também precisam desse transporte para circularem em algumas cidades e se manterem economicamente ativos.
Para atender a esse público, a Santa Cruz retomou as viagens especialmente nos horários de pico. Regiões do interior de São Paulo, como Campinas, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Jaú, Itapira e Pinhal, já seguem sendo atendidas pela empresa, assim como quem precisa se locomover até cidades como Poços de Caldas, Itajubá, São Sebastião do Paraíso e Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais. “Alguns municípios de Minas Gerais ainda têm restrições de circulação, então estamos sempre respeitando as determinações das autoridades locais. Em outras áreas, a própria polícia faz a testagem de quem desembarca ou está passando pelo local, o que também nos ajuda a ter um transporte cada vez mais seguro para o passageiro”, afirma Mazon.
É assim que o segmento de transporte urbano e rodoviário vai, aos poucos, recompondo suas operações. Além de ser um suporte à população, a volta dos ônibus às ruas e estradas com tamanha preocupação e cuidado das empresas é uma maneira de movimentar o Brasil.
“O segmento de transporte de passageiros por ônibus vem adotando todas as medidas necessárias para evitar a propagação do novo coronavírus. A retomada será gradual e lenta. Teremos que nos adaptar a uma nova realidade, tanto no que se refere ao número de passageiros a serem transportados quanto à frota disponibilizada, assim como na manutenção dos cuidados com a higiene, que continuará a ser necessária”, pontua Mauro Artur Herszkowicz, Presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP).
E, muito embora o momento pareça delicado, a certeza do setor é que o passageiro terá o mais importante: “Quem sempre viajou terá, dentro dos nossos ônibus, a segurança que ele tem dentro da casa dele”, conclui Mazon.
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