Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.
[ Mobilidade ] -- 09/01/2026
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Mercado de ônibus e caminhões: os sinais deixados por 2025 e a visão da Scania para 2026

Entre ajustes e expectativas, o que 2025 revelou sobre o mercado e como a Scania enxerga os próximos passos para os segmentos de ônibus e caminhões em 2026
Começar 2026 olhando para o que foi vivenciado ao longo de 2025 é fundamental para entender por onde o mercado de ônibus e caminhões comerciais no Brasil tende a caminhar. O ano passado deixou dados relevantes, desafios bem definidos e uma leitura de cenário que agora se desdobra em expectativas mais realistas para o novo ciclo.
Os números consolidados de 2025 ajudaram a desenhar um panorama consistente: enquanto os ônibus avançaram com mais força no mercado nacional, os caminhões enfrentaram um ambiente mais desafiador, impactado pelo crédito mais caro, pela pressão sobre o frete e pela cautela dos compradores diante das incertezas econômicas. Segundo projeções da Anfavea divulgadas em novembro, as vendas de caminhões em 2025 foram estimadas em cerca de 114,5 mil unidades — uma retração em relação a 2024 —, enquanto os ônibus projetaram um crescimento de 12,8%, chegando a aproximadamente 25,3 mil unidades licenciadas.
A Scania acompanhou de perto esse movimento e avalia que 2025 foi um ano decisivo para a observação do mercado e a adaptação estratégica. Simone Montagna, Presidente e CEO das Operações Comerciais Brasil, resume esse cenário: “Vemos uma variação de no máximo 5% para cima ou para baixo. Não há colapso, mas o mercado permanece pressionado por juros altos e frete baixo”, afirmou.
Para a marca, a leitura para 2026 é clara: o mercado continuará exigindo flexibilidade e escolhas bem fundamentadas, tanto no segmento de ônibus quanto no de caminhões. Em vez de movimentos bruscos, a expectativa é de um ano marcado por decisões mais racionais, em que eficiência energética, rentabilidade das operações, desempenho das soluções e suporte ao cliente pesam tanto quanto a inovação e a tecnologia.
Esse olhar de longo prazo também se reflete no fortalecimento das parcerias construídas ao longo dos anos. Um exemplo é a relação da Scania com o Grupo JCA, que ganhou novo impulso recentemente com a renovação e ampliação da frota de ônibus das empresas do Grupo. A parceria, que atravessa décadas, reforça a confiança mútua e o alinhamento em torno de soluções que priorizam eficiência, tecnologia e sustentabilidade.
Assim, 2026 começa com um mercado atento, amadurecido e em constante evolução. E se 2025 deixou sinais importantes sobre o comportamento do setor, os próximos meses serão decisivos para mostrar como essas tendências irão se confirmar — ou se transformar — ao longo do novo ano.
Fontes:
Frota News:
Mercado de caminhões e ônibus: o que esperar de 2025–2026
Mecânica Online:
Setor de caminhões e ônibus mantém ritmo sólido em novembro | Mecânica Online®| 25 anos | Mecânica do jeito que você entende
Revista AutoBus:
https://revistaautobus.com.br/?p=17351
Technibus
Mercado de ônibus sente o impacto das condições macroeconômicas e da demora no pregão do Caminho da Escola – Technibus
Diário do Transporte:
Emplacamentos de ônibus crescem 9,22% em novembro e setor supera 26,3 mil unidades no ano
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333