Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Sustentabilidade ] -- 20/04/2022
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]

Pelo bem da Mata Atlântica e do nosso planeta

Conheça o sistema da Fundação SOS Mata Atlântica que monitora o bioma, emite alertas de desmatamento e combate a sua devastação, para preservar o meio ambiente e cuidar do planeta.
Na semana que celebra o Dia da Terra, trazemos mais uma boa notícia para ajudar a direcionar o nosso olhar para o cuidado com o meio ambiente e especialmente com um complexo tão importante para o Brasil e o planeta: a Mata Atlântica.
A Fundação SOS Mata Atlântica, parceira da Scania desde 2018, acaba de lançar um Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), que vai monitorar o bioma e combater sua devastação. O objetivo do sistema, feito em parceria com a Arcplan e o MapBiomas, é identificar cortes de floresta, intensificando o monitoramento e contribuindo para a preservação do bioma mais ameaçado do país.
Com a ferramenta e por meio do uso de imagens de satélite de alta definição, será possível identificar desmatamentos em áreas a partir de 0,32 hectare (ha). O SAD gera ainda alertas mensais que, de forma ágil, permite o apoio de órgãos como o IBAMA, Ministérios Públicos estaduais, secretarias, polícia ambiental e outras entidades, na tomada de decisões para a compra de produtos ou financiamento de cadeias produtivas com desmatamento zero.
O primeiro boletim emitido pelo novo sistema já foi publicado no início deste ano e apresentou os primeiros resultados parciais de desmatamento, coletados em 2021. A edição piloto reúne os alertas de quatro regiões de grande relevância para o monitoramento do bioma: as bacias do Rio Tietê, em São Paulo; do Rio Iguaçu, no Paraná; do Rio Jequitinhonha, na Bahia e em Minas Gerais; e a região do município de Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Os próximos boletins serão trimestrais e publicados pela Fundação SOS Mata Atlântica, que irá monitorar todo o bioma seguindo os limites do mapa de aplicação da Lei da Mata Atlântica, sancionada em 22 de dezembro de 2006 para regulamentar a proteção da floresta mais ameaçada – e importante – do Brasil.
A Scania segue sendo parceira da Fundação, contribuindo para o plantio de mudas, o crescimento e a preservação do bioma. Desde o início da parceria até aqui, já foram plantadas pela marca e pelos clientes que também embarcaram nessa missão mais de 165 mil mudas de árvores nativas.
Fontes:
https://www.sosma.org.br/

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333